Cláudia Petuba recebe Antônio Luiz Milhazes e medalhistas do Campeonato Brasileiro da Região II

Cláudia Petuba e a comitiva de judocas

Presidente da FAJU entregou o troféu Destaques do Ano de 2017 à secretária do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas

Judô Alagoano
26/05/2018
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO FAJU
Maceió – AL

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) de Alagoas foi palco do encontro inédito que reuniu dirigentes e atletas da Federação Alagoana de Judô (FAJU) e a secretária Cláudia Petuba, que recebeu os representantes dos judocas medalhistas do Campeonato Brasileiro Regional de 2018.

O encontro desta quinta-feira (24) reuniu, além da secretária estadual, Antônio Luiz Milhazes, presidente da FAJU, o professor Ricardo Sérgio, coordenador técnico adjunto da FAJU, e atletas medalhistas do Campeonato Brasileiro Regional.

Na oportunidade o presidente da FAJU entregou o troféu Destaques do Ano 2017 na categoria parceiros da Federação Alagoana de Judô a Cláudia Petuba e apresentou o relatório da melhor participação de Alagoas num certame nacional.

Os medalhistas acompanham diálogo entre a secretaria de Estado e o dirigente da FAJU

Antônio Luiz Milhazes falou sobre a importância da parceria com o governo do Estado e do novo momento que o judô vive em Alagoas.

“Iniciamos esta parceria com a Selaj e vencemos alguns chamamentos que nos proporcionaram um crescimento contínuo no quadro geral de medalhas. Fomos à Paraíba com uma equipe composta por 100 atletas, e isto jamais havia acontecido antes. Esta façanha só foi possível em função da parceria que mantemos com o governo de Alagoas”, disse o dirigente, que também detalhou o número expressivo de medalhas conquistadas na competição nacional.

“Este ano obtivemos um número recorde de pódios, totalizando 40 medalhas, sendo quatro de ouro, dez de prata e 26 de bronze. Este resultado expressivo é muito importante para o judô alagoano porque estimula os judocas do Estado. É necessário lembrar que 80% destes atletas são oriundos de projetos sociais da capital e do interior e não teriam condição de viajar e participar da competição sem o apoio da Selaj. Levamos quatro anos com esta parceria e agora estamos começando a colher frutos”, disse o presidente da FAJU, que prevê maior desenvolvimento em médio prazo.

“Nossa secretária é uma pessoa bastante acessível e o nosso governador foi judoca em sua juventude, e ambos possuem um olhar diferenciado para uma modalidade que oferece enormes possibilidades de transformação social aos praticantes. Avalio que com o atual governo teremos um futuro bastante promissor no judô e em outras modalidades esportivas”, disse Milhazes.

Judocas fazem selfie na entrada do gabinete da Selaj

A secretária do Esporte, Lazer e Juventude especificou o papel social do esporte e lembrou que o judô é uma das modalidades esportivas mais efetivas quando o foco é o alto rendimento.

“Uma das principais funções do esporte é usá-lo como instrumento de inclusão social, mostrando que é possível pular obstáculos e alcançar os nossos sonhos. Além disso, buscamos fomentar a atividade física como prática cotidiana, que pode, além de prevenir problemas de saúde em nossa população, revelar novos atletas profissionais. O judô é um esporte que, além de atender a todas as demandas descritas, oferece grandes possibilidades quando pensamos em rendimento, e esta edição do brasileiro regional confirma este pensamento”, ressaltou Cláudia Petuba.