Com apresentação no Paulista Aspirante, kendô mostra o caminho da espada para os judocas

Dupla de kendocas exibindo técnicas variadas

Dirigente kendoca se impressiona com o gigantismo da competição e a enorme presença do judô na cultura brasileira

Budô
10 de outubro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS
São Bernardo do Campo – SP

Durante a cerimônia de abertura do Campeonato Paulista Aspirante 2018 houve um fato inédito no judô paulista: a apresentação de várias duplas de kendô, modalidade esportiva japonesa fundamentada na espada.

Capitaneados por Jony Sugo, presidente da Federação Paulista de Kendô (FPK), os praticantes desta arte marcial centenária encantaram o público que lotou o ginásio de esportes Adib Moysés Dib. A demonstração dos kendocas recebeu aplausos efusivos dos judocas, que ficaram surpresos com a plástica e a dinâmica da modalidade coirmã.

Jony Sugo durante a cerimônia de abertura

Após a abertura do certame Jony Sugo explicou como sua equipe chegou à final do Aspirante, e falou sobre os números de sua modalidade no Brasil.

“Recebemos o convite feito pelo professor Alessandro Puglia, presidente da FPJudô, com grande orgulho. Apesar de representar um grande desafio, aceitamos imediatamente porque sabíamos que poderíamos divulgar nossa modalidade para milhares de pessoas. Soubemos que existem mais de dois milhões de judocas no Brasil, mas o nosso universo ainda é muito pequeno. Contamos apenas com 900 atletas federados em todo o Brasil, sendo que somente 120 deles são crianças”, disse Jony Sugo, que falou sobre os aspectos éticos do convite feito pelo dirigente judoca.

“Buscamos sempre promover o kendô e torná-lo mais conhecido entre o público jovem e adulto. Já havíamos pensado em fazer apresentações em eventos de outras modalidades, mas sempre esbarrávamos na questão ética e na preocupação de estar tirando praticantes de outras modalidades. Mas o convite do Alessandro foi tão espontâneo que acabamos aceitando. Vendo este ginásio lotado percebemos que estávamos errados, porque os praticantes de judô fazem parte deste universo e jamais trocarão este esporte por outra modalidade”, previu o dirigente kendoca.

Crianças e adultos treinando juntos

Na avaliação do presidente da FPK, modalidades como judô e o karatê se popularizaram rapidamente no Brasil e hoje podem auxiliar no desenvolvimento do kendô.

“Modalidades como o judô, karatê e sumô cresceram muito no Brasil, e viemos aqui para ver o evento da FPJudô e aprender com os judocas. Precisamos expandir-nos em todos os níveis, e para isso vamos pegar exemplos com as modalidades coirmãs. Prioritariamente queremos aumentar o número de praticantes das classes infantil, mirim e infanto-juvenil”, explicou Jony Sugo.

“Através da nossa apresentação buscamos unir o espírito dos samurais que existe no kendô com os princípios filosóficos e os aspectos esportivo e competitivo, que são bem desenvolvidos no judô. Até o ano 1300 existia apenas o kendô no Japão, e depois disso foram criadas outras formas de combate, como o bujutsu, ju-jutsu, karatê-dô, aikidô e o sumô. Porém, todas modalidades de luta japonesa são fundamentadas na disciplina, nos samurais e na espada”, disse o dirigente, que finalizou agradecendo o convite a hospitalidade dos judocas paulistas.

Parte da equipe perfilada no shiai-jô

“Este convite foi muito importante e estamos surpresos com o que vimos. Somente estando aqui pude constatar que o judô está definitivamente arraigado na cultura brasileira. Tivemos aqui pouco mais de mil judocas, e são apenas algumas poucas classes. Fora isso o judô possui 27 federações estaduais enquanto o kendô possui apenas três. Temos nossa Confederação Brasileira e, fora as federações existentes, temos academias em vários Estados. Desejamos estreitar laços com a FPJudô e seguir os passos desta modalidade vencedora”, concluiu Jony Sugo.

A equipe de kendô que se apresentou na cerimônia de abertura do Campeonato Paulista Aspirante foi composta pelos kendocas Silvio Yoshikawa, Alberto Takayama, Tábita Takayama, Juliano Muniz, Vítor Ishii, Musashi Muniz, Hideyoshi Muniz e Jony Sugo.

Alessandro Puglia e Jony Sugo