Federação Paraense de Judô realiza shotyugeiko 2018

Os professores Adaelson Santos e Alcindo Rabelo Campos

O encontro realizado em Belém abriu a temporada do judô paraense com treinamento intensivo de verão e o curso estadual de arbitragem

JUDÔ ESTADUAL
23/02/2018
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO/FPAJU 
Belém – PA

Com o objetivo de capacitar árbitros e aprimorar o conhecimento técnico dos professores e atletas, a Federação Paraense de Judô (FPAJU) realizou nos dias 16 e 18 de fevereiro o tradicional shotyugeiko, treinamento anual de verão.

O programa do primeiro evento da FPAJU desta temporada, no ginásio de esportes do Colégio Santo Antônio, abrangeu o treinamento intensivo e o primeiro curso de arbitragem de 2018.

Ao todo, 210 judocas paraenses de todas as classes participaram do evento que encerrou a pré-temporada do judô estadual.

O professor Mauro Ribeiro orienta curso de arbitragem com o auxílio do sensei Anderson Pinto

O professor yon-dan (4º dan) Alcindo Rabelo Campos, presidente da FPAJU, destacou a relevância do encontro para os judocas que pretendem participar do circuito paraense.

“Nosso shotyugeiko tem o objetivo de promover a integração entre atletas, professores e árbitros que pretendem atuar no 1º Circuito Paraense Torneiro Agostinho Maciel, que é seletivo para o Campeonato Brasileiro Regional da Região 1, e do Intercâmbio Internacional da Seleção da Guiana Francesa, em 31 março.”

Os eventos realizados no último fim de semana foram comandados pelos professores Adaelson de Souza Santos, que liderou a comissão técnica, e Mauro Ribeiro de Carvalho, que chefiou a comissão de arbitragem. A coordenação geral esteve a cargo do professor Paulo Roberto Soares do Nascimento, vice-presidente da FPAJU.

Os professores Anderson Pinto, Nilzomar, Jaime Campos, César Vieira e Cordovil

Curso de arbitragem estadual 2018

Utilizando a plataforma Zempo, no domingo (18) a FPAJU realizou o primeiro curso de arbitragem estadual desta temporada.

Organizado e realizado pela comissão de arbitragem da federação paraense, o curso foi comandado pelos professores Mauro Ribeiro de Carvalho, árbitro go-dan (5º dan) aspirante a FIJ, e João de Souza Santos, árbitro go-dan (5º dan) aspirante a FIJ C.

Ao todo, 39 judocas inscreveram-se no encontro, que reuniu árbitros, técnicos, faixas pretas e faixas marrons candidatos a exame de faixa preta e graus superiores.

O presidente da FPAJU enfatizou que os eventos que abriram o calendário desta temporada marcaram a volta de atletas antigos

Entre os presentes estavam o professor kodansha 8º dan Fernando Pereira de Jesus; Alcindo Rabelo Campos, presidente da FPAJU; Paulo Roberto Soares do Nascimento, professor yon-dan (4º dan) vice-presidente da FPAJU; Adaelson Souza dos Santos, professor go-dan (5º dan) vice-presidente e membro da comissão técnica da FPAJU; e Rodrigo Rodrigues da Cunha, professor ni-dan (2º dan), membro da comissão técnica da entidade.

“Nos três dias de evento reunimos aproximadamente 200 judocas do Pará em torno da proposta de desenvolvimento técnico de nossa modalidade. Entendo que cumprimos nosso papel no aprimoramento do conhecimento dos nossos técnicos e árbitros, e preparamos nossos atletas para os eventos que se realizarão nesta temporada”, disse o presidente Alcindo Campos.

Professores e alunos no shotyugeiko 2018

Parte dos judocas que participaram do seminário de arbitragem