Karatê-dô Tradicional
07/09/2017
Por PAULO PINTO | Fotos BUDOPRESS/CBKT
Lauro de Freitas – BA

Gilberto Gaertner, Richard Jorgensen, Eligio Contarelli, Yoshizo Machida, Yasutaka Tanaka e Tasuke Watanabe

Com o apoio da Federação de Karatê-dô Tradicional da Bahia e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a Confederação Brasileira de Karatê-dô Tradicional (CBKT) está realizando o Masters Course 2017, workshop Internacional da ITKF que abrange clinicas das áreas técnica, científica e arbitragem.

O Curso Internacional da ITKF está sendo realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA), e no primeiro dia do encontro abrangeu palestras de todos os palestrantes convidados, que falaram aos mais de 200 inscritos no tradicional encontro promovido pela CBKT.

Yoshizo Machida

O Masters Course 2017 recebeu professores provenientes dos Estados da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Piauí e Pará, além dos karatecas vindos do Uruguai.

Todos os palestrantes atuaram no primeiro dia do encontro. Richard Jorgensen, presidente da International Traditional Karatê-dô Federation (ITKF) e Eligio Contarelli, diretor de Arbitragem da ITKF, falaram sobre os inúmeros aspectos da arbitragem. Enquanto os mestres Yasutaka Tanaka (RJ), Tasuke Watanabe (ES) e Yoshizo Machida (PA) abordaram temas relacionados aos fundamentos e a técnica do karatê budô.

Karatecas em ação no Centro Pan-Americano de Judô

Participaram do encontro os professores kodanshas Gilberto Gaertner, presidente da CBKT; Sérgio Bastos, vice-presidente da CBKT; Eckner Cardoso, presidente da Federação de Karatê-dô Tradicional da Bahia; Ugo Arrigoni, 8º dan/RJ; e o sensei Alfredo Aires, diretor de planejamento Estratégico da CBK; Antônio Carlos Silva, diretor de Eventos da CBKT.

Transferência de conhecimento

Na avaliação de Gilberto Gaertner, a fusão das principais escolas de karatê tradicional do mundo proporcionará um mix importantíssimo.

“Já promovemos cinco Masters Courses no Brasil, mas há quatro anos não realizávamos cursos aqui. Nesta temporada, conseguimos efetivar um curso envolvendo dois grandes mestres mundiais de nossa modalidade e os três maiores mestres da escola do karatê brasileiro. Com isso, obtivemos uma integração extremamente importante, produzindo um mix incrível entre o karatê dos professores japoneses do Brasil que desenvolveram características próprias, e a vivência do sensei Jorgensen, que aborda de forma mais clássica a linha da escola do professor Nishiyama, enquanto o sensei Contarelli segue mais a linha do sensei Shirai. São duas escolas que vêm ao Brasil e se mixam com a escola do karatê tradicional Tupiniquim do sensei Watanabe, com o karatê histórico do sensei Tanaka que conviveu com sensei Funakoshi, e o sensei Machida, que segue mais a linha da JFA com cores brasileiras”, explicou o dirigente.

Até os mais graduados professores entraram nos tatamis e aprenderam um pouco mais

O presidente da CBKT enfatizou que o legado do Masters Course 2017 é a pluralidade de escolas que compõem o contexto didático e pedagógico da ITKF.

“Os professores que estão participando do curso terão um ganho enorme com informações diversificadas e profundas a respeito do Karatê-dô Tradicional. São várias visões que enriquecem sobremaneira o olhar de cada professor que aqui está. O legado deste Masters Course é o aperfeiçoamento didático e pedagógico do nosso grupo de professores”, disse Gaertner.

Tasuke Watanabe

O dirigente finalizou destacando a grande transferência de conhecimento que resultará desta edição do encontro.

“Temos aproximadamente 200 participantes formadores de opinião que serão multiplicadores das informações que estão sendo transmitidas aqui. Se tivéssemos um grupo formado iminentemente por atletas, não teríamos este ganho”, disse.

Hoje, acontece o segundo e último dia do Master Course 2017 e todos os mestres convidados participarão.

Árbitros que atuarão no campeonato brasileiro

Campeonato Brasileiro de Karatê-dô Tradicional de 2017

Amanhã acontece o primeiro dia de competição envolvendo disputas da 28ª edição do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil e a 29ª edição do Campeonato Brasileiro das demais categorias.

O credenciamento técnico das seleções estaduais e clubes acontecerá hoje, entre 12hs e 15hs, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), enquanto o congresso técnico será realizado no mesmo local entre 18:30hs e 19:30hs. Em paralelo ao evento, acontecerá a assembleia geral ordinária de 2017 no Hotel Catussaba Business, entre às 20hs e 21:30hs.

As disputas individuais e por equipes serão realizadas nos dias 8 e 9 de setembro, entre às 8hs e 21hs, no estacionamento F2 do piso 3 do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi).

Eligio Contarelli e Richard Jorgensen ministrando curso de arbitragem

SERVIÇO

CENTRO PAN-AMERICANO DE JUDÔ

Av. Praia de Copacabana, 1764 – Praia de Ipitanga – Lauro de Freitas (BA)

SHOPPING DA BAHIA

Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores – Salvador (BA)

HOTEL CATUSSABA BUSINESS

Alameda Dílson Jatahy Fonseca, 105 Itapuã - Salvador (BA)

O Masters Course 2017 promoveu o intercâmbio entre o Karatê Tradicional e a JKA, na foto estão Michel Cutis, presidente da Japan Karate Shoto Federation, Gilberto Gaertner, presidente da CBKT e Yoshizo Machida, presidente da JKA Brasil