O karatê de São Paulo perde um de seus grandes mestres

Com o falecimento de Tsunioshi Tanaka, o karatê paulista perde um grande estudioso da modalidade.

É com extremo pesar que comunicamos o falecimento do professor Tsunioshi Tanaka 7º dan, um dos mais íntegros professores de karatê da cidade de São Paulo.

Profundo conhecedor da Arte das Mãos Vazias, sensei Tanaka faleceu na quarta-feira (18) de janeiro, aos 82 anos, vítima de complicações por conta de infecção. Kaicho Tanaka deixa a esposa, Kanami, o filho e um casal de netos, além de inúmeros discípulos.

Formado em Educação Física e Ciência do Esporte, mestre Tsunioshi Tanaka sempre será lembrado como um dos grandes nomes do karatê do Brasil. Ao longo de sua trajetória nos tatamis esteve na companhia de outros grandes nomes que implantaram e difundiram o karatê no Brasil. Entre estes destacamos Seiichi Akamine, Sadao Saito, Mas Oyama, Shigeru Oyama, Tadashi Nakamura, Yoshihide Shinzato e Juichi Sagara.

Fundador da Associação Karatê-Do Tanaka, Tsunioshi Tanaka sempre foi um estudioso do karatê e desenvolveu sua metodologia de ensino visando adequar o ensino da modalidade ao perfil de cada aluno, de acordo com capacidade de absorção e o potencial de cada praticante.

Nas mais de cinco décadas no comando da associação, as contribuições para a expansão de sua modalidade foram muitas, desde a divulgação da arte com participações nos primeiros eventos de karatê realizados no Brasil. Também é notável a marca de mais de 11.700 alunos que passaram por sua escola, em busca de bem-estar, saúde e melhor qualidade de vida, além de absorverem os valores contidos no caminho do guerreiro, como respeito, disciplina, determinação e humildade.