Sociedade Morgenau é tricampeã paranaense sênior com 15 medalhas

O Campeonato Paranaense Sênior reuniu atletas de 26 clubes

Repetindo as boas campanhas das duas últimas temporadas, a equipe da capital paranaense sagrou-se campeã geral conquistando cinco medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze

Campeonato Paranaense Sênior
10 de julho de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos GUSTAVO BATISTA/FPRJ
Curitiba – PR

Com apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba, a Federação Paranaense de Judô (FPrJ) realizou em 8 de junho o Campeonato Paranaense Sênior de 2019. O evento levou ao ginásio do Tarumã, em Curitiba, 143 judocas de 26 clubes das cinco delegacias regionais do judô paranaense. Ao todo, 24 árbitros atuaram na competição desenvolvida em quatro áreas oficiais (8×8). O mestre de cerimônia foi o professor Marcelo Bueno, de Cornélio Procópio.

Luiz Hisashi Iwashita, presidente da FPrJ

A Delegacia da Região Sul, Kimonos Yama, Rede de Postos Sálvaro e Hipervisão Automotivo Antineblina também apoiaram a competição, que definiu a equipe que representará o Estado do Paraná no Campeonato Brasileiro Sênior, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

A cerimônia de abertura reuniu apoiadores da FPrJ e autoridades políticas e esportivas, entre as quais Luiz Hisashi Iwashita, presidente da FPrJ; Alexandre Amaro, deputado estadual pelo PRB; Helder Faggion, vice-presidente da FPrJ; Kenji Ishida, vice-cônsul do Japão em Curitiba; Priscila Negrão de Moura, nutricionista dos projetos da FPrJ; Jones Sálvaro, diretor executivo da Rede de Postos Sálvaro; Marcos Kalinke, presidente do TJD da FPrJ; Suélio de Mesquita Júnior, diretor da Hipervisão Automotivo Antineblina; Rivaldo Oliveira, delegado da Região Sul; Rodrigo Tonietto, coordenador técnico da FPrJ; Evandro Vincenzi, doutor em ciência do esporte; Carlos André Kussumoto, coordenador de eventos da FPrJ; e os professores kodanshas Makoto Yamanouchi e Ney de Lucca Mecking.

Atletas perfilados no shiai-jô

Assim como nas demais classes, a coordenação de eventos da FPrJ adotou o sistema de finais simultâneas em todas as áreas. Com isso o certame serviu como teste para o Campeonato Brasileiro sub 13, que se realizará em Curitiba em agosto.

Em seu pronunciamento Luiz Hisashi Iwashita deu boas-vindas às autoridades, professores, técnicos, público em geral e atletas que foram a Curitiba em busca dos pontos que valerão vaga na seleção paranaense sênior desta temporada.

“É com enorme satisfação que estamos realizando o Campeonato Paranaense Sênior de 2019, e agradeço a todos que direta ou indiretamente somaram esforços conosco na realização deste importante evento da classe sênior: técnicos, atletas, comissões técnicas e principalmente os apoiadores da FPrJ”, afirmou o presidente da federação paranaense.

Alexandre Amaro, deputado estadual

Menção Honrosa

O deputado estadual Alexandre Amaro participou da cerimônia de abertura da competição com a entrega da Menção Honrosa à Federação Paranaense de Judô, pelos relevantes serviços socioesportivos prestados pela entidade nos 58 anos de existência.

A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná por proposição do deputado estadual Alexandre Amaro, que no ato da entrega falou sobre a importância do judô na formação de uma sociedade mais equilibrada e sadia.

“Desde a base ao alto rendimento, o judô é uma das principais modalidades esportivas do Estado do Paraná. Conhecido também como caminho suave, contribui no processo de socialização das crianças em situação vulnerável. Além do expressivo retrospecto olímpico em nosso País, o judô fomenta o desenvolvimento humano e prega valores éticos e morais para nossa juventude, o que o difere extraordinariamente dos demais esportes”, disse o parlamentar.

Judocas durante a cerimônia de abertura

Sociedade Morgenau é tricampeã paranaense sênior

Nos tatamis a equipe do bairro Cristo Rei da capital paranaense repetiu o feito das duas últimas edições e sagrou-se tricampeã paranaense sênior, com cinco medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze.

As medalhas de ouro foram conquistadas por João Vítor Pavesi Camelo (73kg), Victor Hugo Sedrez (100kg), Vitória Vesentin Pereira (57kg), Sílvia Rúbia de Andrade (70kg) e Milene Eduarda Hildebrande de Souza (78kg).

As medalhas de prata da Sociedade Morgenau foram obtidas por Tiago Augusto Koswoski Mancini (73kg), Luiz Cherobim Neto (81kg), Jullyan Becker Ferreira (90kg), Washington da Cruz Rodrigues (100kg), Felipe Marcon de Brito (+100kg), Fabíola Campestrini Oganauskas (52kg) e Ana Alexia de Camargo (78kg).

O deputado Alexandre Amaro lê a Menção Honrosa outorgada a FPrJ pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Os bronzes vieram por meio de Rafael Marcon de Brito (+100kg), Suellen Senna (52kg) e Lorhanna Saboya Fernandes Rodrigues (70kg).

A Associação Desportiva Judô Tonietto de Curitiba conquistou o segundo lugar com nove medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e três de bronze.

Em terceiro ficou a Associação de Judô Iwashita, que totalizou quatro medalhas (uma de ouro, uma de prata e duas de bronze), enquanto outra equipe da capital, a Associação de Judô Kussumoto, chegou em quarto com uma medalha de ouro e uma de prata.

A quinta colocação foi dividida por duas equipes: a Associação de Judô Celso Ogawa, de Maringá, e o Instituto Nintai do Brasil, da capital. Ambas obtiveram três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze.

Alexandre Amaro entrega a honraria a Luiz Iwashita

Top 5 do Campeonato Paranaense Sênior

1º – Sociedade Morgenau

2º – Associação Desportiva Judô Tonietto

3º – Associação de Judô Iwashita

4º – Associação de Judô Kussumoto

5º – Associação de Judô Celso Ogawa

5º – Instituto Nintai do Brasil

Autoridades e convidados preparam-se para entoar o Hino Nacional

O professor Francisco Souza comandou o rei inicial

Árbitros e auxiliares técnicos em ação

O Paraná disputará o campeonato brasileiro com equipe renovada

Alexandre Amaro, Luiz Iwashita e Helder Faggion

A competição realizada no Ginásio Tarumã foi disputa em quatro áreas oficiais

Os professores kodanshas Ney de Lucca Mecking e Makoto Yamanouchi com Kenji Ishida, vice-cônsul do Japão em Curitiba

Os árbitros Derly Pinto de Souza, Edson Saito e Victor Nicastro