Uberlândia sedia a etapa final do Brasileiro Interclubes de Karatê

Rafael Alves Santos, atleta de Uberlândia

Competição vai reunir mais de 3 mil atletas de 7 e 13 de outubro no Praia Clube, entre os quais vários integrantes da seleção brasileira

Campeonato Brasileiro de Karatê
7 de outubro de 2019
Fonte HUMBERTO TRINDADE I Fotos ARQUIVO
Curitiba – PR

A partir desta segunda-feira, grande parte dos melhores karatecas das Américas estará em Uberlândia (MG) para disputar a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê. A competição no ginásio esportivo do Praia Clubes vai até domingo (13) e receberá mais de 3 mil atletas de 26 Estados e do Distrito Federal.

Estarão em disputa 1,1 mil medalhas nas modalidades de kata e shiai kumitê. Atual campeão sul-americano e pan-americano da modalidade, recentemente o Brasil disputou três finais do kumitê nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, quando conquistou uma medalha de ouro com Valéria Kumizaki (55kg) e duas de prata com Douglas Brose (60kg) e Hernani Veríssimo (75kg).

Uberlândia, que pela primeira vez sedia uma etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê, deve receber cerca de 7 mil visitantes entre dirigentes, membros das comissões técnicas, atletas e familiares.

Vista aérea do Praia Clube

De acordo com William Cardoso, diretor técnico da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), a cidade foi escolhida por sua tradição na modalidade. “Entre os talentos já revelados está Rafael Alves Santos, vice-campeão brasileiro do kata, em 2018. Além disso, pela localização geográfica e a ampla rede hoteleira.”

Novidades desta temporada

Entre as novidades desta edição do campeonato está a contagem de pontos por clubes. A partir de agora, os atletas representarão suas federações e os seus clubes. “Não houve alteração na quantidade de categorias, a diferença é que teremos o resultado geral por federação e por clubes e associações”, explicou William Cardoso. O dirigente também lembrou que, para disputar a fase final, os atletas precisaram passar por cinco etapas classificatórias (Brasília, Manaus, Recife, São Paulo e Porto Velho). “Somente as disputas de kata e kumitê por equipe não têm fase classificatória. Cada Estado define a equipe que disputará a etapa final”, detalhou Cardoso.

São Paulo e Santa Catarina, que sempre polarizaram as atenções na disputa do título de campeão geral, este ano enfrentarão outros dois protagonistas. “Minas Gerais, com 254 atletas, e Bahia, com 174, prometem equilibrar a competição”, comentou o dirigente. São Paulo, em virtude do número de praticantes da modalidade, terá 570 representantes. “Isso se reflete na quantidade de atletas, na qualidade técnica e, consequentemente, nos resultados”, pontuou Cardoso.

Massificação e crescimento

Com mais de 1 milhão de praticantes em todo o País, o karatê brasileiro apresenta significativo crescimento técnico nos últimos anos, com resultados expressivos em pan-americanos, mundiais e etapas da Premier League. Na avaliação de Luiz Carlos Cardoso, presidente da CBK, a maior presença do Brasil nos pódios internacionais está ampliando a curva de crescimento da modalidade em todo o território nacional.

“Os resultados do karatê brasileiro nos eventos internacionais refletem a sólida parceria existente entre a CBK e as federações estaduais. Desenvolvemos um trabalho fundamentado na massificação e na oportunidade por meio de regulamentos pré-definidos que permitem a todos participarem das etapas classificatórias e finais do brasileiro e de seletivas nacionais, fomentando o intercâmbio em todas as regiões e, assim, o desenvolvimento técnico que resulta em melhores resultados internacionais”, argumentou.

A base da seleção brasileira estará em Uberlândia. O grupo que disputou a etapa da Premier League de Moscou, na Rússia, de 4 a 6 de outubro, chega a Uberlândia de nesta terça-feira (8). A comunidade poderá ver de perto atletas como Douglas Brose, bicampeão mundial; Valéria Kumizaki, vice-campeã mundial e bicampeã dos Jogos Pan-Americanos; Vinicius Figueira, vice-campeão mundial; e Jéssica Linhares, bronze no Open de Paris. “Todos os atletas da seleção principal confirmaram presença. Isso nos oferece a perspectiva de um do campeonato brasileiro altamente competitivo”, destacou Cardoso.

Números expressivos

Os torneios totalizam 3.084 atletas de 415 clubes para as disputas do karatê modalidade olímpica, na competição estudantil, na disputa universitária e na competição de kata por estilos.

As finais da categoria sênior estão programadas para sábado (12 de outubro), às 15 horas, com transmissão pela SporTV.

A etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê é uma promoção da Confederação Brasileira de Karatê, por meio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com o Praia Clube de Uberlândia.