Vem aí um novo ciclo olímpico. Você deseja realmente fazer parte dele?

Detentora de títulos importantíssimos no circuito mundial, a jovem peso-ligeiro, Laura Ferreira que defende o Esporte Clube Pinheiros é uma das grandes promessas do judô brasileiro pra os Jogos de Paris 2024

Se este é efetivamente o seu objetivo e você quer chegar a Paris 2024 em alta performance, a sua programação deve começar em janeiro de 2020

Treinamento para o alto rendimento
30 de dezembro de 2019
Por Prof. PAULO DUARTE I Foto KLAUS MULLER
Curitiba – PR

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão realizados de 22 de julho a 8 de agosto. Costuma-se dizer que o novo ciclo olímpico começa logo após os Jogos Olímpicos de Verão: exatos três anos e meio antes das próximas Olimpíadas.

Pensamos que esta fórmula pode não ser suficiente para aqueles que desejam planificar e programar seus preparativos para as Olimpíadas de 2024 no que concerne à logística: deslocamento para os locais de treinamento e escola; tempo para os estudos e descanso; treinamento físico; técnico; preparação psicológica; e a infinidade de competições que terá de enfrentar para obter índice olímpico.

Então, se você deseja realmente disputar os Jogos de Paris 2024, estes dados importantes não devem ser pensados somente a partir do segundo semestre, porque, com o ano em curso, torna-se muito difícil qualquer alteração naquilo que já foi iniciado. Quem fizer isso terá o ano praticamente perdido, pois o tempo de preparação para as próximas Olimpíadas estará reduzido a dois anos e meio, e dois anos e meio pode ser um tempo muito curto para que se atinja o nível de excelência exigido para um atleta olímpico.

Sendo assim, sugerimos que o planejamento seja feito agora e que a programação comece a partir de janeiro de 2020. Um planejamento consciencioso seguido de uma boa programação é a base necessária para que a meta seja atingida. Isto feito, todos os detalhes deverão ser muito bem observados para que nada seja negligenciado. Cada tópico do planejamento e da programação deve ser analisado com muito cuidado para que se possa extrair o melhor deles, pois o somatório levará à qualidade total.

Foco no objetivo final e comprometimento total com o trabalho a ser realizado devem dominar o pensamento de todos os profissionais envolvidos nesta empreitada. Bom ano novo, e boa sorte a todos!