20 de novembro de 2024
10ª Central inova realizando módulo de arbitragem e workshop para oficiais técnicos de forma integrada
Com 56 participantes, encontros realizados no Ginásio Hugo Ramos e no dojô da Associação Namie de Judô abrem o calendário da arbitragem no Alto Tietê.
Por Paulo Pinto / fpjcom
17 de maio de 2023 / São Paulo (SP)
A coordenação de arbitragem da 10ª Delegacia Regional Central da Federação Paulista de Judô (FPJudô) inovou realizando de forma integrada o workshop regional para oficiais técnicos e o módulo para atualização e habilitação dos árbitros que irão atuar nesta temporada nos eventos do litoral e de todo o Estado, bem como para subsídio da pontuação dos árbitros que farão exame de graduação neste ano.
Ambos eventos aconteceram no dia 11 de março e reuniram 56 participantes, sendo que o módulo de arbitragem aconteceu na Associação Namie de Judô, enquando que o workshop regional para oficiais técnicos realizou-se na sala de reuniões do ginásio Hugo Ramos.
O módulo para atualização e habilitação dos árbitros contou com a participação e a presença dos professores Roberto Benicio, Juliana Leitão (Morada do Sol), Ennio Varela (Mirai), Vinícius Fernandes Messias (9 de julho), Darlan Gomes (Judô Zênite), Fernando Tomé (Associação Namie de Judô), mais 13 árbitros que atuam no quadro de arbitragem da FPJudô.
O módulo aconteceu no período da manhã no dojô da Associação Namie de Judô e as autoridades presentes no mesmo são Leandro Tomé Correa, delegado regional da 10ª Central; Luis Assis, tesoureiro da 10ª Central; Flávio Chapela e Leandro Said, coordenadores de arbitragem da 10ª Central.
O workshop regional para oficiais técnicos realizou-se à tarde na sala de reuniões do ginásio Hugo Ramos e foi ministrado pelos coordenadores de oficiais técnicos da 10ª Central Ana Paula Aquino e Adilson Matias de França.
O curso que contou com a presença de 17 participantes foi prestigiado pelo sensei Joji Kimura, vice-presidente da FPJudô; Rafael Amaro, gestor de eventos da 10ª Central; e os coordenadores Ana Paula Aquino e Adilson Matias de França.
O professor Leandro Tomé Correa, delegado regional da 10ª Central detalhou que o novo formato foi adotado visando a estimular a prática da arbitragem nas novas gerações de praticantes.
“Este ano inovamos realizando ambos os cursos de forma integrada, onde no período da manhã fizemos o módulo de arbitragem e a tarde realizamos o workshop, propondo aos árbitro a oportunidade de atuar como oficial técnico e aos oficiais técnicos, faixas marrons, a possibilidade de de ingressar na carreira da arbitragem. No período da tarde os oficiais puderam colocar em prática o aprendizado que tiveram durante o Festival Yoshiyuki Shimotsu realizado também em Mogi das Cruzes e o resultado prático dessa iniciativa foi bastante positivo.”