10ª DR Central inova e lança Tabi Podcast – Uma jornada sobre o judô e sua comunidade

Tokuo Terazaki desembarcou no Brasil em 1029 © Arquivo

Dois grandes ícones da delegacia participam do episódio de estreia: professores Yoshiyuki Shimotsu e Paulino Namie, que farão um resumo da história da 10ª DR Central e da Associação Namie de Judô

Palestras & Lives
Por Paulo Pinto
9 de junho de 2021 / Curitiba (PR)

A coordenação de eventos da 10ª Delegacia Regional Central da Federação Paulista de Judô (FPJudô) lança nesta quinta-feira (10) o Tabi Podcast – Uma jornada sobre o judô e sua comunidade. O programa inédito contará cronologicamente a história dos dojôs e professores que edificaram o judô numa das principais delegacias regionais do judô paulista.

Yokichi Kimura e Tokuo Terazaki © Arquivo

Nesta quinta-feira haverá primeiro um bate-papo com os membros da equipe de mídia da 10ª DR Central, professores Genildo Marcelo, Adilson França, Fernando Tomé e William Scalise, que abordarão o tema Surgindo o Podcast e detalharão os principais pontos deste projeto, que incluem desde a fundação da delegacia regional até um breve relato sobre todos os delegados regionais.

Na sequência, o episódio de estreia contará com a presença de dois grandes ícones do judô brasileiro: os professores kodanshas Yoshiyuki Shimotsu (hachi-dan – 8º dan) e Paulino Tohoru Namie (shichi-dan – 7º dan), que farão um resumo da história da 10ª Delegacia Regional Central e da lendária Associação Namie de Judô.

Leandro Tomé Correa, delegado da 10ª DR Central © Arquivo

Leandro Tomé Correa, delegado da 10ª DR Central, explica que a ideia básica é resgatar e preservar a história da delegacia e das suas associações por meio do relato dos professores responsáveis pelas entidades filiadas.

“Queremos recuperar arquivos para eternizar histórias, relatos e a trajetória dos professores que nos antecederam, disponibilizar uma ampla gama de informações para os praticantes mais novos, e deixar um material para todos que desejam aprender e entender como as coisas começaram e funcionaram no passado”, disse o dirigente, que detalhou o conteúdo que será apresentado.

“Queremos mostrar quem foram os pioneiros, quando e por que eles vieram para o Brasil e para a nossa região, mas além do material escrito e das fotos que estamos reunindo, vamos disponibilizar áudios gravados pelos próprios professores.”

Professor Shojiro Higuchi na década de 1940 © Arquivo

Leandro Tomé afirma que o dia 10 de junho será um marco histórico para a 10ª DRJ e informa que todo este material será disponibilizado pelas redes sociais da FPJudô e da 10ª DR Central.

É importante lembrar que a região da 10ª Delegacia Central foi um dos nascedouros do judô no Brasil. Lá fincaram âncoras professores kodanshas imortalizados entre os pioneiros do judô em nosso País. Nomes como Tokuzo Terazaki, Benichi Egoshi, Shojiro Higuchi, Yokichi Kimura e Katsuhiro Naito. Professores que fizeram história impulsionando o judô brasileiro a partir de Mogi das Cruzes e Suzano.

A transmissão será feita pelo Instagram da 10ª Delegacia Central. Para inscrever-se acesse o link na bio do Instagram da 10ª DR Central, até as 20 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira (10 de junho). Haverá certificado de participação para quem preencher a lista de presença com a palavra-chave corretamente. Para obter o certificado é preciso acessar o link na bio do Instagram após o término da live até as 12 horas do dia 11 de junho.

Professor Benichi Egoshi © Arquivo