10ª DR Central realiza paulista inter-regional aspirante em Suzano

A disputa envolveu escolas e clubes do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Alto Tietê e Grande ABC © 10ª DR Central

A competição recebeu mais de 250 atletas das classes sub15, sub 18 e adulto de associações filiadas a três delegacias regionais: 2ª DR Vale do Paraíba, 9ª DR ABC e 10ª DR Central

Por Paulo Pinto / FPJCOM
3 de outubro de 2022 / São Paulo (SP)

Município integrante da Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê, Suzano (SP) foi palco do Campeonato Paulista Inter-regional 2022. Segundo a organização, cerca de 250 judocas participaram da disputa, que teve o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de Suzano e da Associação Kyoei de Judô.

No shiai-jô, judocas fazem aquecimento © 10ª DR Central

Organizado pela 10ª Delegacia Regional Central da Federação Paulista de Judô (FPJudô), comandada pelo delegado Leandro Tomé, o evento ocorreu de forma dinâmica e dentro daquilo que fora planejado pela diretoria.

Realizada no sábado (24) no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, a disputa inter-regional da classe aspirante recebeu atletas de 33 clubes e associações de três delegacias regionais: 2ª DR Vale do Paraíba, 9ª DR ABC e 10ª DR Central.

Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano da boas-vindas a todos e faz seu pronunciamento © 10ª DR Central

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, e a mesa de honra foi composta por Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano; Leandro Tomé Correa, delegado da 10ª Central; Artur Takayama, vereador de Suzano pelo PL; Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, secretário de Esportes de Suzano; Gerice Rego Lione, vereadora de Suzano pelo PL; José Gildemar de Carvalho, delegado da 9ª ABC; e Afrânio Evaristo, chefe de gabinete do prefeito.

Completaram a mesa de honra os professores kodanshas Yoshiyuki Shimotsu, Arnaldo Gentil Menani, Willian Soares de Freitas e Paulo Ricardo Castellanos Souza; os coordenadores de arbitragem José Marques (2ª DR), Andaluza Marin (9ª DR) e Leandro Said da Costa (10ª DR); e o professor Rafael Amaro, coordenador técnico da 10ª DR.

Nos tatamis, a equipe técnica comandada pelo professor Rafael Amaro, o Ceará, contou com o apoio dos professores Mário Assis, coordenador de pesagem da 9ª DR ABC, e Ana Paula Aquino, coordenadora de oficiais técnicos da 10ª Central. O setor administrativo da competição ficou a cargo dos professores Luís Cláudio Assis (tesoureiro) e Fernando Tomé de Arruda (secretário).

A competição foi realizada em quatro áreas © 10ª DR Central

Para o delegado Leandro Tomé Correa, o evento correu muito bem, a competição foi excelente e não houve nenhuma ocorrência negativa. “Realizamos uma competição sem reclamações e intercorrências de maior gravidade. Tudo correu dentro do que fora planejado. A equipe médica também não registrou nenhum atendimento grave ou mais complexo. Aliás, em nome da nossa diretoria, faço um agradecimento especial à professora Nádia e sua equipe”, disse o dirigente.

Vanessa Billard, Artur Takayama, Rodrigo Ashiuchi, Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, Afrânio Evaristo, Leandro Tomé Correa e Yoshiyuki Shimotsu © 10ª DR Central

Leandro Tomé destacou e agradeceu a proatividade da professora Vanessa Billard, da Associação Kyoei de Judô, responsável pela interlocução com as autoridades políticas de Suzano que viabilizaram a realização do evento naquele município. “A professora Vanessa intermediou a cessão do ginásio e demais itens no nosso caderno de encargos da competição em Suzano, que já nos idos de 1920 foi um dos principais berços do judô do Brasil.”

Ao todo, 21 árbitros atuaram na competição sob o comando do sensei Leandro Said da Costa, do Judô Clube de Mogi das Cruzes, coordenador de arbitragem da 10ª DR Central. O rei inicial foi liderado pelo árbitro Klismann Dias, também do Judô Clube Mogi.

http://www.shihan.com.br

Atuaram em Suzano pela 10ª DR os árbitros Rafael Guida, Gabriela Fernandes, Henrique Fernandes, Osmar Luz, Ennio Varela, Celso Procópio, Vinicius Messias, Sérgio Barbosa, Marcelo Barbosa, Klismann Dias, Flávio Tadeu Ferreira e William Scalise Coutinho.

Leandro Said da Costa, coordenador de arbitragem da 10ª delegacia © 10ª DR Central

Da 9ª DR ABC vieram os árbitros Andaluza Cossovar, Cláudio Alencar, Daniel Menezes e Valdemir do Nascimento. Completaram o quadro de arbitragem os representantes da 2ª DR Vale do Paraíba José Antônio Marques, Antônio Carlos Bustamante, Rogival Lopes de Mattos Filho e Pedro Massao Hiratsuka.

Judô Taboão, o campeão

Das 33 equipes que disputaram medalhas as cinco primeiras colocadas foram Academia de Judô Taboão, Secretaria de Esporte e Recreação de Jacareí, Associação de Judô Yamazaki, de São José dos Campos, Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de São Bernardo e Associação de Judô Hinodê, de Santo André.

Árbitros que atuaram no certame © 10ª DR Central

Comandada pelo experiente professor Rogério Possari, a Academia de Judô Taboão de São Bernardo do Campo totalizou 48 pontos ao conquistar oito medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Os judocas da Secretaria de Esporte e Recreação de Jacareí despontaram na segunda colocação geral com 11 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e três de bronze, que asseguraram 37 pontos para a equipe comandada pelo experiente professor Airam Rodrigues.

Os alunos da Associação de Judô Yamazaki de Judô alcançaram a terceira colocação após conquistar nove medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e duas de bronze, que resultaram em 31 pontos. Comandado pelos senseis Nélson Sishimu Yamazaki, Elessandro Vaguino de Lima, o Dedé, e Luís Carlos de Faria, o dojô Yamazaki é uma das principais forças do Vale do Paraíba.

Professores Leandro Tomé Correa e Yoshiyuki Shimotsu © 10ª DR Central

Orientados pelo sensei Carlos Hayashida, Argeu Cardoso, Giovani Alves e Nícolas Daniel Souto Pinheiro, os judocas da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de São Bernardo do Campo somaram 31 pontos ao conquistar sete medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e três de bronze, ficando na quarta colocação geral.

Os árbitros Ennio Varela, Vinícius Messias, Celso Procópio, Osmar Luz, William Scalise e Rafael Guida © 10ª DR Central

Liderados pelos renomados professores kodanshas Celestino Seiti Shira, kyuu-dan (9º dan), e Paulo Ricardo Castellanos Souza, roku-dan (6º dan), os judocas da Associação de Judô Hinodê de Santo André totalizaram 31 pontos com as três medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze que lhe asseguraram a quinta colocação.

Clique AQUI e veja os resultados individuais e por associação.

Autoridades e os árbitros que atuaram no certame © 10ª DR Central

https://www.alluri.com.br/loja?Cole%C3%A7%C3%A3o=Jud%C3%B4