10ª DRJ Central faz hoje live com sensei Sethiro Namie, um dos pioneiros do judô na região de Mogi

Professores kodanshas Sethiro Namie e Paulino Tohoru Namie duas importantes referências do judô bandeirante © Arquivo

Aluno de Shojiro Higuchi, o professor kodansha mais longevo da 10ª delegacia regional apresentará a live A evolução do judô, na qual falará sobre a região considerada o berço do judô brasileiro

Palestras & Lives
6 de maio de 2021
Por PAULO PINTO
Curitiba (PR)

A 10ª Delegacia Regional Central realiza hoje (6) às 20 horas uma transmissão ao vivo com o professor roku-dan (6º dan) Sethiro Namie, com apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô). O tema será A evolução do judô, mostrando grande parte da história da região que foi literalmente o berço do judô no Brasil.

A palestra será transmitida pelo canal do Instagram da 10ª DRJ Central, apresentada e mediada pelo delegado regional Leandro Tomé Correa. Os inscritos que assistirem à palestra receberão certificado. As inscrições ficarão abertas até as 20 horas de hoje no link da bio do Instagram, que deve ser novamente acessado no fim da palestra, ou até as 12 horas de amanhã, para obtenção do certificado.

Sobre o palestrante

Em meados dos anos 1960, um desbravador da arte suave, o professor roku-dan (6º dan) Sethiro Namie, começou a ministrar seus ensinamentos aos moradores da colônia japonesa, na Associação dos Agricultores, no bairro Cocuera, em Mogi das Cruzes. Aluno do sensei Shojiro Higuchi, sua intenção e transmitir aos descendentes dos imigrantes sua filosofia assentada na formação do cidadão por meio do respeito, cidadania e conhecimento das artes marciais.

Sethiro iniciou sua ligação com a arte marcial aos 17 anos. Filho de imigrantes japoneses, nascido em 5 de maio de 1931, em Sete Barras, no litoral paulista, chegou a Mogi aos 16 anos, quando o pai veio trabalhar no Casarão do Chá, no bairro do Cocuera. No início, Sethiro treinava ao lado dos irmãos mais novos, Kendi e Osvaldo, e com outros alunos de origem ou ascendência japonesa. Aos 21 anos já era faixa preta, uma marca pessoal que deu início a uma das famílias mais tradicionais do judô na cidade. Casou-se com Mary Namie e foi pai de cinco filhos: Ivete, Durval, Carlos e os gêmeos Ricardo e Paulino Namie.

Exerceu a vereança por 24 anos, foi o segundo delegado da 10ª DRJ Central entre 1970 e início dos anos 1980. Soube como poucos, prestar relevantes serviços nas áreas política, cultural e esportiva em prol da comunidade, especialmente aos membros da colônia japonesa, recebendo o título de cidadão mogiano.

Com o passar dos anos viu os nomes de referência da luta saírem da cidade. Sensei Sethiro, após completar um grande período exclusivo em Cocuera, passou a levar seus ensinamentos para diversos locais da cidade, sempre acompanhado pelo seu filho e professor kodansha Paulino Tohoru Namie, que, assim como o pai, se empenhava muito nos treinos para atingir graus elevadíssimos na modalidade.

10ª DRJ Central Convida
Palestra: A evolução do judô
Realização: 10ª DRJ Central
Apoio: Federação Paulista de Judô
Convidado: Sethiro Namie
Mediador: Leandro Tomé Correa
Data: 6 de maio de 2021
Horário: 20 horas (horário de Brasília)
Plataforma: Instagram
Acesso: @judo10delegaciacentral