10 de dezembro de 2024
10ª edição do Bonenkai de São Sebastião reúne 125 judocas veteranos
Idealizado pela professora Rogéria Cozendey, o encontro destaca-se pelo espírito de confraternização e pelo alto nível técnico dos participantes.
Por Paulo Pinto / Global Sports
8 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR
A 10ª edição do Bonenkai de São Sebastião reuniu grandes nomes do judô paulista, consolidando-se como um dos eventos mais importantes da classe máster no cenário estadual. Promovido pela professora Rogéria Cozendey, coordenadora da classe veteranos feminina da Federação Paulista de Judô e multimedalhista em campeonatos mundiais da categoria, o encontro valorizou o espírito de confraternização e demonstrou o alto nível técnico dos participantes.
O evento teve apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes, e de parceiros com Proporto, Studio Saúde, Clínica Massucato, Adega e Mercado Mamutis, Academia Calasans e Federação Paulista de Judô. Realizado no Ginásio Municipal José de Souza, o Gringão, de 29 de novembro a 1º de dezembro, a iniciativa recebeu 125 atletas, entre praticantes de judô e jiu-jitsu.
Formato
Conduzidas pelo sensei Luís Alberto dos Santos, as atividades começaram com um treino aberto para cerca de 80 judocas e atraíram grandes nomes das duas modalidades, como Calasans Júnior, multicampeão mundial de jiu-jitsu; Leandro Borges, medalhista em diversos mundiais; Acácio Lourenção, medalha de prata no recente Mundial de Veteranos de Los Angeles; e Beatriz Silva, técnica da cidade de Aparecida.
À tarde, os participantes desfrutaram de momentos de lazer no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande. A confraternização incluiu churrasco e atividades aquáticas, como caiaque, stand-up paddle e passeios em botes, organizadas pela Divisão de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.
“Os judocas visitantes sempre elogiam a nossa receptividade. Este ano recebemos participantes de várias regiões do Estado, que levaram consigo uma experiência inesquecível”, destacou Rogéria Cozendey.
De acordo com o secretário de Esportes de São Sebastião, Ubiratan Mourão, o evento superou as expectativas. “Realizamos um grande evento, com a presença de profissionais altamente qualificados. O Bonenkai eleva São Sebastião a outro patamar no judô e fortalece a credibilidade da cidade para sediar eventos da modalidade.”
Sensei Rogéria também ressaltou a importância do Bonenkai para a comunidade local. “A família do judô sebastianense dedica-se a organizar um evento memorável para os judocas veteranos. Além da confraternização nos tatamis, os participantes têm acesso a palestras, treinos específicos e, é claro, ao delicioso churrasco na praia, sem contar os passeios pelo comércio local e jantares à beira-mar.”
Idealizadora da iniciativa a professora Rogéria Cozendey fez um agradecimento a Marta Regina de Oliveira Braz, a secretária Municipal da Educação de São Sebastião (SEDUC) pelo apoio prestado aos eventos do judô sebastianense.
“Gostaria de expressar minha profunda gratidão à secretária municipal de Educação, Marta Braz, pelo inestimável apoio que tem oferecido aos eventos de judô em São Sebastião. O compromisso da SEDUC com o esporte e com a formação de cidadãos reflete diretamente no sucesso de iniciativas como o Bonenkai. Essa parceria fortalece o judô em nossa cidade e contribui para a construção de uma comunidade mais unida e comprometida com os valores educacionais e socioesportivos.”
Avaliações positivas
Pela primeira vez, o Bonenkai realizou-se em dois dias: o primeiro dedicado ao jiu-jitsu e o segundo ao judô. Na sexta-feira (29), o treinão de jiu-jitsu para 60 praticantes foi ministrado pelo multicampeão professor Calasans Júnior. Após o treino, ele conduziu uma aula para adeptos das duas modalidades, com resultado extremamente proveitoso, segundo os participantes.
Para Luís Alberto dos Santos, multicampeão de kata e professor kodansha sichi-dan (7º dan), a décima edição do Bonenkai de São Sebastião foi a mais completa de todas.
“Tradicionalmente, o Bonenkai é uma confraternização entre grupos com o mesmo ideal. Mas, neste ano, o evento liderado pela nossa campeã mundial reuniu não só atletas do judô, mas também do jiu-jitsu do Litoral Norte, São José dos Campos e Vale do Paraíba. Isso agregou ainda mais qualidade ao encontro, já que os judocas puderam aprender mais sobre ne-waza, enquanto os jiu-jiteiros experimentaram um pouco das projeções típicas do judô”, comentou sensei Luís Alberto.
“Entre o treino de jiu-jitsu na sexta e o de judô no sábado, tivemos palestras com mestres”, prosseguiu Luís Alberto. “E no fim todos se reuniram na Praia Grande para um churrasco preparado com muito carinho e dedicação pela sensei Rogéria e sua família, com a ajuda de muitos apoiadores dessa importante causa.”
Ele destacou ainda a dedicação da sensei Rogéria, cujos eventos reúnem cada vez mais participantes e elevam o nível técnico dos treinamentos a cada ano. “Acima de tudo, é uma confraternização entre amigos de longa data. Sinto-me privilegiado por fazer parte desse encontro, que está na minha agenda anual, e sou grato por participar”, concluiu.
Espírito de união e respeito que o judô inspira
O professor Glauber Diniz Aragão, recém-nomeado delegado da 10ª DR Central, embora não estivesse presente, destacou o poder do esporte na construção de comunidades mais fortes e unidas.
“Gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos pelo sucesso do 10º Bonenkai, um evento que se consolida a cada ano como uma celebração significativa para atletas e amantes do judô. Sob a organização impecável de Rogéria Cozendey e sua família, com o inestimável apoio dos voluntários da cidade, este evento demonstra o verdadeiro espírito de união, respeito e celebração que o judô inspira.”
Para o professor Aragão, o Bonenkai não é apenas um momento de confraternização, mas uma oportunidade de valorizar o esforço e a dedicação de atletas de todas as regiões, celebrando o encerramento de mais um ano repleto de desafios e conquistas. “A energia e o compromisso de todos os envolvidos refletem como o esporte pode transformar e fortalecer comunidades. Deixo aqui meus profundos agradecimentos a todos que contribuíram para que este evento fosse um sucesso.”
Grande confraternização
Cláudio Calasans Camargo, professor kodansha 7º dan e delegado regional do Vale do Paraíba, destacou a competência da sensei Rogéria Cozendey em realizar um evento de grande magnitude.
“O Bonenkai de veteranos obteve ainda mais sucesso neste ano com a realização em dois dias”, avaliou, “principalmente pelo treino conjunto de judô e jiu-jitsu ministrado pelo professor Calasans Júnior.” Outro momento impactante, observou, foi o treino sob o comando do sensei Luís Alberto. “A Rogéria oferece alojamento aos participantes e toda a infraestrutura necessária para o sucesso desse que é um dos principais encontros de veteranos do Estado. Fiquei muito feliz em participar e rever muitos amigos.”
Benefícios físicos, emocionais e sociais
O professor Marcelo de Souza, coordenador regional de judô veterano da 2ª DR Vale do Paraíba e Litoral Norte, avalia que os Bonenkais organizados pela sensei Rogéria Cozendey têm grande importância tanto para a prática esportiva quanto para a comunidade do judô.
“Esses encontros vão além do aspecto técnico e competitivo, proporcionando benefícios físicos, emocionais e sociais. Oferecem uma oportunidade para judocas veteranos aprimorarem técnicas e adaptá-las às suas condições físicas atuais, respeitando as limitações que podem surgir com a idade. Permitem também a troca de conhecimentos entre atletas experientes, enriquecendo o repertório técnico de cada participante.”
Para o professor Marcelo, trata-se de excelente oportunidade para criar e fortalecer amizades dentro do esporte. “Participar dos eventos organizados pela sensei Rogéria mantém vivo o entusiasmo e a paixão pelo esporte, incentivando os atletas a continuarem ativos, encorajando os veteranos a superarem desafios e a permanecerem envolvidos com o judô.”
Como o Bonenkai de São Sebastião é aberto a praticantes de todas as idades e níveis técnicos, a troca de experiências serve como exemplo de perseverança e dedicação para os mais jovens, segundo o professor Marcelo. “Os judocas veteranos demonstram que é possível continuar ativos e competitivos em idades avançadas, reforçando a ideia de que o judô é uma prática para a vida toda. Esse reconhecimento fortalece o senso de pertencimento e valoriza a experiência acumulada ao longo dos anos.”