11ª Delegacia Regional Litoral realiza módulo de arbitragem

Professor Alberto Silva Bittencourt, delegado da 11ª Delegacia Regional Litoral © fpjcom

Com 30 participantes, encontro realizado no imponente Centro de Treinamento de Judô de Praia Grande abre o calendário da arbitragem do litoral.

Por Paulo Pinto / FPJCOM
28 de abril de 2023 / São Paulo (SP)

A coordenação de arbitragem da 11ª Delegacia Regional Litoral da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou o módulo para atualização e habilitação dos árbitros que irão atuar nesta temporada nos eventos do litoral e de todo o Estado, bem como para subsídio da pontuação dos árbitros que farão exame de graduação neste ano.

O módulo de arbitragem reuniu no dia 11 de março, 30 judocas de várias classificações na arbitragem, no suntuoso Centro de Treinamento de Judô de Praia Grande (SP). Inaugurado oficialmente em 22 de outubro de 2015 o espaço foi batizado como Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior. O CT é um local projetado e construído pela Prefeitura de Praia Grande especificamente para a prática e o desenvolvimento do judô, na região, e o equipamento é mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL).

O curso foi ministrado pelo coordenador de arbitragem da 11ª DR Litoral, sensei san-dan Gilson Tavares, árbitro FIJ C, auxiliado pelo sensei go-dan Vanderlê Tavares, FIJ C, coordenador de arbitragem adjunto da 11ª DR Litoral. Ambos são filiados à Associação de Judô Ivo Nascimento.

Professores Vanderlê Tavares, Luiz Aquino, Gilson Tavares e Alberto Bittencourt, fazem a abertura do encontro © fpjcom

Na avaliação do professor Gilson Tavares, o módulo de arbitragem é um encontro imprescindível na preparação e atualização dos árbitros que atuarão nos eventos da temporada.

“Anualmente a Federação Paulista de Judô realiza encontros destinados à arbitragem e estes módulos visam a atualizar os árbitros que vão trabalhar nas competições do Estado. Acho que o fator mais importante neste processo é o apoio que o curso oferece aos novos árbitros, que demandam de maior subsídio. Sem contar que a arbitragem é um segmento que necessita de aprimoramento constante.”

Entre os presentes estava o professor Alberto Silva Bittencourt, delegado da 11ª Delegacia Regional Litoral e técnico desportivo de judô do Esporte Clube Praia Grande, que na cerimônia de abertura falou da importância de atualização constante da arbitragem.

http://www.shihan.com.br

“Como sempre, abrimos a temporada revendo e aprimorando o trabalho da arbitragem, e para tanto contamos com a colaboração dos experientes professores Gilson Tavares e Vanderlê Tavares. Em nome das diretorias da FPJudô e da 11ª DR Litoral, agradeço a presença de todos.

Participantes

Ao todo, 30 árbitros participaram do Módulo de Arbitragem da 11ª Delegacia Regional Litoral.

Nacionais: Ádamo da Silva Passos (sho-dan e nacional C), da Associação Budokan Peruíbe; José Carlos Mendes (sho-dan), do Clube Internacional de Regatas; Felipe Rivas Hadzic (ni-dan), da Associação de Judô Mongaguá; Wagner de Oliveira Pinheiro (sho-dan), do Clube de Regatas Tumiaru, e André Luiz Mendes Teixeira (ni-dan), da Associação de Judô Tigre de São Carlos.

Professor Gilson Tavares ministrando o módulo de arbitragem © fpjcom

Regionais: Vicente de Souza (sho-dan), da Associação Ita Dojô de Itanhaém; Irati Gonçalves Maffra (sho-dan), da Associação Cho Do Kan de Itanhaém; Ewerton Castori Filho (san-dan), Júnior Aparecido Ribeiro (ni-dan), Wagner dos Santos Silva (ni-dan), Gabriel Balotta do Prado (sho-dan) e Andressa dos Santos Soares (sho-dan), da Associação Budokan Peruíbe; Antônio Duarte Contente da Silva (sho-dan) e Rebeca Camargo Baschiera (sho-dan), da Associação Esporte Clube Praia Grande; Tiago Augusto Koswoski Mancini (sho-dan), da Associação Gota de Leite; Lívia Mendes Seixas (sho-dan) e Luiz Fernando Martins Aquino (yon-dan), do Colégio Jean Piaget; Raimundo Airton Cavalcante (sho-dan) e Gilvane Ribeiro dos Santos (sho-dan), da Associação Liga de Judô do Litoral; e Eduardo Hiroshi Oliveira Nakate (sho-dan), da Associação Cho Do Kan Itariri.

Faixas-pretas e marrons que participaram do módulo de arbitragem da 11ª Delegacia Regional Litoral de 2023 © fpjcom

Aspirantes regionais (todos faixa marrom): Lindomar Alves da Silva, da Associação Ita Dojô de Itanhaém; Amanda Morato de Oliveira, Gustavo Rangel Fonseca, Davi Lucas Guimarães Masini e Matheus Ferreira de Aquino, da Associação Esporte Clube de Praia Grande; Robson Cícero Cardoso Patrocínio, da Associação Pró-Alcance; Tatiane Pinto Marinho, da Associação Judô Tigre São Carlos; Lucas Hideo Shiota Capraro e Kauã Ferreira Rumos Mello, do Colégio Jean Piaget; e Roberto Alvarez Câmara, da Associação Liga de Judô do Litoral.

http://www.dmixeventos.com.br