15 de novembro de 2024
11ª Delegacia Regional Litoral realiza primeiro treino virtual para a classe veteranos
Encontro ratificou a tradição e o pioneirismo dos judocas do litoral paulista na realização de treinos para o judô máster
Judô Paulista
26 de maio de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO 11ª DRJ
Santos– SP
Com o apoio da diretoria da 11ª DRJ Litoral, os professores que atuam na classe veteranos do litoral paulista realizaram neste sábado (23 de maio) o primeiro treinão virtual para atletas da classe máster, utilizando o aplicativo Zoom.
Mediado pelo professor san-dan Eloy Pereira Costa, o evento contou com a participação de 26 judocas, teve 60 minutos de duração e foi prestigiado pelos professores kodanshas Ivo Vieira Nascimento, Sérgio Barrocas Lex, Fernando da Cruz e Perla Alonso, do Uruguai.
Atual delegado do Litoral, Júlio César Jacopi, avaliou positivamente a iniciativa. “O litoral paulista possui forte tradição na realização de treinos para a classe veteranos e entendo que, além de muito oportuna, a iniciativa dos nossos professores aponta caminhos e mostra que, mesmo com toda a adversidade que vivemos atualmente, podemos sim fomentar a prática do judô”, disse Jacopi.
O treino veterano virtual da 11ª DRJ Litoral teve a participação dos professores e judocas Alcilene Magalhães, André Teixeira, Arnaud Bento, Carlos Gaitan, Carlos Paulista, Celina Libânia Seixas Silva, Cristian Cesário, Danilo Gonçalves, Denis Ricca, Diego Chaves, Eduardo Prado, Eloy Pereira Costa, Fernando da Cruz, Flávio Mendes, Gabriel Braga, Giulia dos Santos Pereira, Gregório Paoli, Ivo Vieira Nascimento, Paloma Soares, Paulo Motta, Perla Alonso, Ricardo Gennesys, Robson Greco, Sérgio Barrocas Lex, Rogéria Cozendey e Tatiana Marinho.
As associações e os dojôs representados no treino veterano virtual da 11ª DRJ Litoral foram: Clube Internacional de Regatas, Associação de Judô Rogério Sampaio, Associação de Judô Messias, Associação de Judô de Bertioga, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Dojô André Teixeira, Pará Judô Clube e Dojô Sakura do Centro Militar de Montevidéu, do Uruguai.
O mediador Eloy Pereira destacou que a principal proposta do encontro era comprovar a tradição do litoral paulista na realização de treinos para a classe veteranos.
“Desde o início da pandemia falávamos sobre a possiblidade de realizarmos um treino online, em virtude da tradição que possuímos já há sete anos, de fazermos ao menos um treino mensal. Os idealizadores dessa iniciativa foram os senseis Ricardo Gennesys e Carlos Paulista, que contaram com o suporte técnico e a divulgação realizados pelo sensei André Teixeira.”
O professor Eloy Pereira Costa explicou que o tema central do encontro foi Qualidade de vida e treino virtual durante a pandemia.
“Falando sobre o treino técnico propriamente dito, iniciamos com aquecimento de baixa e alta intensidade e na sequência exercitamos técnicas de uchi-komis sombra e em movimento, além do treino para fortalecimento e melhora do kumi-kata. Finalizamos fazendo ren-raku-waza em vários sentidos com golpes variados e posições de randori”, detalhou.
Segundo Pereira, os judocas que participaram do primeiro treino veterano virtual ficaram satisfeitos. “Felizmente a avaliação feita pelos participantes foi excelente. Todos gostaram da iniciativa e aprovaram o formato do treino online. Em função do sucesso atingido, já estamos programando treinos virtuais quinzenais”, finalizou o professor, que dá aula no Clube Internacional de Regatas, de Santos.