22 de dezembro de 2024
12ª DRJ Mogiana avalia as palestras virtuais realizadas em setembro
Os temas dos encontros foram: fundamentos na preparação física voltada ao judô, arbitragem, judô como ferramenta de inclusão social e Lei de Incentivo ao Esporte
Judô Paulista
26 de setembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO 12ª DRJ
São Paulo–SP
Contando com o importante apoio da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP/USP), a 12ª Delegacia Regional Mogiana segue promovendo palestras virtuais de acordo com a proposta da Federação Paulista de Judô (FPJudô) de transmitir conhecimento por meio dos recursos virtuais durante a pandemia.
Os temas dos encontros realizados no mês de setembro foram: fundamentos na preparação física voltada ao judô, arbitragem, judô como ferramenta para inclusão sociale Lei de Incentivo ao Esporte.
A palestra do dia 8 abordou os fundamentos na preparação física voltada ao judô e foi proferida pelo professor Lucas do Carmo, profissional de Educação Física (CREF 151332-G/SP) e faixa preta ni-dan (2° dan). “Como professor de judô e profissional de educação física”, expôs o palestrante, “tentei de maneira simplificada e principalmente prática ajudar todos os professores com relação à preparação física voltada ao judô, mostrando e ensinando fundamentos essenciais, como a periodização e treinamento com especificidades da nossa modalidade.”
Já no dia 10 de setembro, o professor de educação física e faixa-preta ni-dan (2° dan) Hugo Trevizani apresentou a palestra sobre judô como ferramenta para inclusão social, que é um dos assuntos de maior destaque na mídia e de interesse da comunidade. Na avaliação do sensei Trevizani, os participantes compreenderam a importância do judô na questão social. “Nossa modalidade pode e deve ser utilizada como ferramenta de inclusão social, mas para tanto os professores precisam capacitar-se e os espaços de treinamento devem adaptar-se para receber da melhor forma possível as crianças e jovens que serão atendidos.”
O coordenador de arbitragem da 12ª DRJ Mogiana e faixa preta go-dan (5° dan), professor Gilson de Vito, foi o responsável pela palestra sobre o tema e mais uma vez o conduziu de forma brilhante.
“Vivemos um momento muito difícil e bastante complicado em nossas vidas e, hoje, a internet é o meio mais viável e seguro de comunicação. Daí a iniciativa brilhante da FPJudô, por intermédio do delegado regional da 12ª delegacia, professor Cléber do Carmo, de realizar palestras sobre diversas áreas. No meu caso, especificamente, representa um desafio enorme, pois o módulo de arbitragem possui uma carga horária de no mínimo oito horas, e tive apenas duas para realizar minha palestra. Desafio aceito e realizado no dia 15 de setembro, com muita determinação e vontade, alcançando assim dezenas de internautas de todo o Estado de São Paulo. Agradeço a confiança depositada em mim pelo vice-presidente Alessandro Puglia e por nosso delegado.”
A última palestra foi apresentada pelo professor kodansha roku-dan (6° dan) Cléber do Carmo que falou sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Com vasto conhecimento nessa área, o delegado da 12ª DRJ expôs detalhes do procedimento que tem contribuído decisivamente na profissionalização do judô e outras modalidades esportivas.
“Acredito que a lei é uma ferramenta muito importante para o crescimento e o desenvolvimento das entidades esportivas e de alta relevância social, haja vista o número de judocas, da base ao alto rendimento, beneficiados anualmente e a quantidade de profissionais contratados para os mais diversos serviços do segmento esportivo”, disse o professor Cléber do Carmo.
O delegado da Mogiana finalizou anunciando mais cursos. “A nossa delegacia continuará oferecendo palestras com temas de extrema relevância para os judocas de todo o Estado. Muito ainda está por vir; fiquem atentos na Fanpage de nossa delegacia, na qual encontrarão a programação das palestras e cursos online, bem como todos os detalhes para fazer suas inscrições.”
Um dos grande destaques das palestras foi a presença do vice-presidente da FPJudô, Alessandro Puglia, que parabenizou os participantes pelo empenho e dedicação na busca contínua de mais conhecimento, mesmo em tempos difíceis como atuais.