11 de novembro de 2024
12ª DRJ Mogiana comemora Dia Mundial do Judô com evento virtual
Homenagem inédita reuniu 250 professores de 36 entidades filiadas que puderam reavaliar a importância de princípios como o seiryoku-zenyo e o jita-kyoei na relação dos praticantes com a sociedade
Dia Mundial do Judô
3 de novembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO 12ª DRJ
Ribeirão Preto – SP
Com apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP/USP), a 12ª Delegacia Regional Mogiana comemorou o Dia Mundial do Judô em 28 de outubro, data do nascimento do shihan Jigoro Kano, o fundador do judô.
O professor kodansha e delegado regional da 12ª DRJ Mogiana Cléber do Carmo explicou à Budô que, em face do drama que todo o planeta enfrenta pela pandemia, este ano a Federação Internacional de Judô (FIJ) adotou um lema que espelha o jita-kyoei.
“Para comemorar de Dia Mundial do Judô, este ano a federação mundial adotou o lema Somos mais fortes juntos. Com isso a entidade busca motivar e unir todos os judocas do mundo em torno de uma mesma proposta. Um lema que nos impele a agir de forma produtiva e ética em prol de uma sociedade capaz de se reinventar e se reerguer com base no bem comum”, explicou o dirigente. “Com isso a diretoria da Mogiana entendeu que deveria unir-se à proposta lançada pela equipe comandada pelo presidente Marius Vizer, e o resultado prático foi muito produtivo.”
O encontro comemorativo, realizado pela plataforma Google Meet no formato online, reuniu 250 professores de 36 entidades filiadas à FPJudô por meio da 12ª DRJ Mogiana. Entre os participantes estavam autoridade políticas e esportivas, atletas olímpicos, professores, colaboradores e praticantes.
A mesa de honra virtual foi composta por Cléber do Carmo, delegado regional e anfitrião do encontro; José Jantália, vice-presidente da FPJudô; Oswaldo Hatiro Ogawa, ex-presidente da FPJudô; Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, medalha de bronze nos Jogos de Atlanta (1996); Orlando Pesoti, vereador pelo PDT, que instituiu o Dia do Judô em Ribeirão Preto; professor Marcos de Melo Pacheco, secretário de Esportes de Ribeirão Preto; professor doutor Cristiano Roque Antunes Barreira, diretor da EEFERP/USP e faixa preta de karatê; professor doutor Tito José Bonagamba, diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP no período de 2014 a 2018, faixa preta de judô; e membros da diretoria da 12ª Delegacia Mogiana.
No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer vários aspectos do pensamento do fundador do judô. Alguns deles detalharam a importância do judô em suas vidas e todos foram incentivados a tocar seus projetos de vida fundamentados em princípios como o jita-kyoei e o seiryoku-zenyo.
“Vemos muitos judocas talentosos e habilidosos, que muitas vezes crescem e se desenvolvem tecnicamente, mas se afastam ou nem conhecem a mensagem do professor Kano. Nós, da Mogiana, entendemos e cultuamos o judô pleno, aquele que preza e fomenta o desenvolvimento socioeducativo de seus praticantes porque esta foi a proposta basilar do professor Kano para uma modalidade que, mesmo sendo olímpica, aspira e foca o desenvolvimento humano. Foi exatamente isso que buscamos mostrar nesse encontro”, expôs o sensei Cléber do Carmo.
Associações participantes
Ao todo, 36 agremiações filiadas à FPJudô participaram do evento comemorativo da 12ª DRJ Mogiana: Associação de Judô Corpore Sano/SMERP, Academia Saúde Total, ADC Fábrica de Campeões, Associação de Judô de Divinolândia, Associação de Judô Rokan Villela, Associação Desportiva Ryukan, Associação Ensō de Ribeirão Preto, Associação Cultural Esportiva Educacional Sol Nascente de Quintana, Associação de Judô de Ilha Solteira, Associação Francana de Judô, Associação Kazoku, Associação Kiai-Kan de Judô, Associação Masters de Judô, Ateneu Barão de Mauá, Departamento de Cultura e Esporte de Serra Azul, Educando Para o Esporte (Luís Antônio), Escola São Paulo e Minas / Educa Judô de São Simão, Fundesport Araraquara, Rio Pardo Futebol Clube, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Sertãozinho, São Joaquim Futebol Clube / Espigão, Secretaria de Esportes e Turismo de Matão, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Cajuru e Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Taquaritinga, Associação Batataense de Judô, C.T. Takeshi Uemura, Secretaria Municipal de Esportes de Morro Agudo, Casa das Mangueiras, Associação Lozano de Judô e Secretaria de Esportes de Orlândia.