26 de fevereiro de 2025

Encontro realizado no ginásio de esportes do Ipanema Clube reuniu pouco mais de 186 judocas nos dois cursos
Judô Paulista
12 de março de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos PAULO FONTANA
Ribeirão Preto- SP
A coordenação de arbitragem da 12ª Delegacia Regional de Judô (DRJ Mogiana) realizou no sábado (9 de março) os módulos de arbitragem e para oficiais técnicos, no ginásio de esportes do Ipanema Clube em Ribeirão Preto (SP).
Os professores Cleber do Carmo, Terêncio Barberio Neto, Gilson de Vito, Sérgio Luiz Bin e Eduardo Kitadai
O primeiro evento habilita os árbitros que atuarão nos certames do calendário da 12° DRJ Mogiana desta temporada e soma pontos para os judocas que pleitearão a faixa preta (sho-dan). Ministrado pelos senseis Eduardo Kitadai e Gilson de Vito, o curso reuniu 102 judocas.
Após o módulo de arbitragem houve o módulo preparatório para os oficiais técnicos de judô que pretendem atuar nos torneios do calendário da 12° DRJ. Ministrado pelo sensei Tiago Pardim Santa Vica e sua auxiliar, Patrícia Zuin, o curso reuniu cerca de 84 oficiais técnicos.
O evento foi comandado pelo professor Cléber do Carmo, delegado regional da 12ª DRJ, e pelo professor kodansha Sérgio Luiz Bin, que representou os demais professores kodanshas da Mogiana.
Na avaliação de Cléber do Carmo, a arbitragem da DRJ Mogiana vive um excelente momento e a confirmação de quase 200 inscritos nos dois módulos ratifica esta afirmação.
“Estamos iniciando os trabalhos desta temporada com um número significativo de inscritos. A arbitragem da nossa delegacia cresceu muito nos últimos anos, devido ao excelente trabalho realizado pelo professor Gilson de Vito à frente da pasta. Acredito também que a quantidade expressiva de eventos realizados em nossa delegacia tem impulsionado o crescimento da arbitragem”, disse o delegado, que enfatizou que os sumulistas precisam ser muito bem treinados e mais valorizados.
“Trabalhamos pautados na excelência dos nossos eventos e focamos a evolução permanente do nosso quadro de arbitragem. Motivamos todos a buscarem progressão nos quadros estadual e nacional de arbitragem. Hoje a 12ª DRJ conta com 150 árbitros internacionais e nacionais de excelente qualidade atuando ininterruptamente. Enviamos nossos árbitros para importantes campeonatos estaduais e nacionais, e o resultado tem sido muito positivo. Contamos ainda com 80 oficiais técnicos e temos mais dez oficiais que trabalham como sumulistas e recebem treinamento diferenciado. Entendemos que este é um setor que pode influenciar diretamente no resultado das competições. Outro ponto importante é que buscamos sempre iniciar as competições no horário marcado e finalizá-las com a maior rapidez possível, mas sem abrir mão da qualidade”, concluiu o delegado da Mogiana.