14ª DR Vale do Ribeira realiza em Itariri o Campeonato Paulista Regional Aspirante 2022

A competição marcou a volta dos eventos presenciais no Vale do Ribeira © Prefeitura Itariri

Pela primeira vez o município, fundado em 1948 e com cerca de 15 mil habitantes, sedia um evento do calendário esportivo da FPJudô

Por Paulo Pinto / FPJCOM
19 de agosto de 2022 / São Paulo (SP)

Autoridades políticas e esportivas na cerimônia de abertura © Prefeitura Itariri

Com o apoio da Prefeitura e do Departamento de Esporte e Lazer de Itariri e da Federação Paulista de Judô (FPJudô), no dia 31 de julho a 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira realizou o Campeonato Paulista de Judô Regional da Classe Aspirante.

A garotada vibrou com a volta das competições © Prefeitura Itariri

A competição no Ginásio Municipal de Esportes de Itariri (SP) teve a participação das seguintes agremiações: Cho-do-Kan de Itariri, Escola Municipal de Judô Mauro Sakai, Associação Registrense de Judô, Associação 7 Barrense de Judô, Associação Barbosa de Judô, Associação Desportiva e Cultural de Juquiá e Acbenibra de Jacupiranga.

Judocas no shiai-jô durante a cerimônia de abertura © Prefeitura Itariri

Fundada em 1948 e contando com 15 mil habitantes aproximadamente, pela primeira vez a cidade sediou um torneio oficial da FPJudô, motivo de muita alegria e orgulho para Artur Alexandre Escaleira, diretor de Esporte de Itariri, e sensei Eduardo Nakate, diretor da Associação Cho-do-Kan.

“Este evento era muito aguardado por todos nós que atuamos no esporte. A Associação Cho-do-Kan de Itariri existe há muitos anos, mas somente em 2018 conseguimos filiar-nos à federação paulista, e nos tornarmos uma entidade oficial. Neste pós-pandemia pleiteamos sediar o campeonato regional, e nosso pedido foi muito bem aceito e apoiado pelo delegado Akira Hanawa, que não mediu esforços para realizar o evento em nossa cidade”, disse o sensei Nakate.

Outra grande surpresa positiva no evento foi a presença da Escolinha de Judô Mauro Sakai, que com o total apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Registro, na pessoa do secretário Francisco Assis dos Santos, há seis meses retomou as atividades. Agora sob o comando da sensei ni- dan Daniele Kaori, já conseguiu participar da competição.

“É muito gratificante rever todos amigos e colegas do shiai-jô neste pós-pandemia. É muito confortante ver também ver a garra e a determinação dos novos atletas. Estamos com uma safra totalmente iniciante, literalmente ressurgindo das cinzas, como a fênix”, enfatizou a jovem sensei. Daniele reafirmou o compromisso de levar adiante o legado do professor Mauro Sakai, um dos principais fomentadores do judô no Vale do Ribeira.

Muitos atletas fizeram sua estreia nos tatamis em Itariri © Prefeitura Itariri

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, entre as quais Akira Hanawa, delegado regional da 14ª DR Vale do Ribeira; Dinamerico Gonçalves Peroni, prefeito de Itariri; Fábio Júnior Pereira, vereador pela Democracia Cristã que representou a Câmara Municipal de Itariri; VEREADOR Rafael Gustavo Peroni (PSDB); Artur Alexandre Escaleira, diretor de Esporte de Itariri; Edna Pioker, coordenadora de arbitragem da 14ª DR Vale do Ribeira; e os professores kodanshas Rubens Nakazawa e Edson Silva Barbosa.

Parte dos árbitros que atuaram na competição © Prefeitura Itariri

Um destaque da competição foi a premiação com troféu para a Associação Registrense de Judô (ARJU), como a entidade que inscreveu maior número de atletas na fase regional, seguida pela Escola Municipal de Judô Mauro Sakai, de Registro, e da Associação Sete Barrense de Judô, de Sete Barras.

A competição abrangeu as classes sub 9 e sub 11 © Prefeitura Itariri

A Escola Municipal de Judô Mauro Sakai recebeu Troféu Solidariedade, conquistado pela maior arrecadação (92 quilos) de alimentos não perecíveis que foram entregues às entidades filantrópicas de Itariri.

A alegria de lutar também está de volta na 14ª DR Vale do Ribeira © Prefeitura Itariri

Após a competição a anfitriã Cho-do-Kan Itariri, apoiada pela 14ª DR Vale do Ribeira, realizou o Festival Kids para Iniciantes, com participação de cerca de 160 atletas com até 13 anos de várias entidades da 14ª DR e da Associação de Judô Kodokan de Peruíbe, filiada à 11ª DR Litoral, com distribuição de medalhas de incentivo aos participantes.

Excepcionalmente houve algumas disputas com lutas combinadas para crianças com necessidades especiais, e, segundo os dirigentes da 14ª DR Vale do Ribeira, foi emocionante. “Ver uma criança de Jacupiranga com TDH fazer sua primeira competição com seu pai, com a felicidade estampada no rosto, foi realmente lindo”, disse o delegado Hanawa. “Em futuros eventos temos planos de promover cada vez mais a inclusão dessas crianças.”

Pai ajuda o filho de Jacupiranga com TDH a fazer a sua estreia nos tatamis © Prefeitura Itariri

Após o matte e o árbitro dar a vitória para o pequeno judoca, o pai foi muito aplaudido © Prefeitura Itariri

Nas considerações finais, o delegado da FPJudô no Vale do Ribeira  agradeceu o esforço empreendido pelos gestores de todas as associações filiadas à federação paulista, que não mediram esforços para estar presentes no primeiro evento pós-pandemia.

“Espero que em breve estejamos todos juntos fazendo com que o judô do Vale do Ribeira volte a pulsar forte, fomentando o trabalho socioeducativo e oferecendo a contribuição social que precisa ser feita”, disse Hanawa, que concluiu:

“Faço um agradecimento especial ao prefeito Dinamerico Gonçalves Peroni e ao Artur Alexandre Escaleira, diretor de Esporte de Itariri. A cidade passa agora a fazer parte do calendário esportivo da 14ª DR Vale do Ribeira, e esperamos que, num futuro próximo, este município seja um grande polo do judô do nosso Estado.”

banner