15ª DR Grande Campinas realiza paulista inter-regional aspirante em Santo Antônio de Posse

Judocas perfilados no shiai-jo © Mauro Sérgio Cazetto

A competição recebeu 265 atletas das classes sub15, sub 18 e adulto de 46 associações de três delegacias regionais: 8ª Oeste, 12ª Mogiana e 15ª Grande Campinas

Por Paulo Pinto / FPJCOM
30 de setembro de 2022 / São Paulo (SP)

Município integrante da Região Metropolitana de Campinas, Santo Antônio de Posse (SP) foi palco neste fim de semana do Campeonato Paulista Inter-regional 2022. Cerca de 265 judocas participaram do evento, que teve o apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Academia Júnior Teixeira.

Autoridades durante a execução do Hino Nacional © Mauro Sérgio Cazetto

Realizado no sábado (24) no ginásio de esportes do CIEF pela 15ª DR Grande Campinas da Federação Paulista de Judô (FPJudô), a disputa inter-regional da classe aspirante recebeu atletas de 46 clubes e associações de três delegacias regionais: 8ª DR Oeste, 12ª DR Mogiana e 15ª DR Grande Campinas.

Árbitros que atuaram na competição © Mauro Sérgio Cazetto

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, e a mesa de honra foi composta por Eduardo Suzigan de Campos, supervisor de gestão da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo Antônio de Posse; delegados regionais Sidnei Paris (8ª Oeste), Lucas do Carmo, representando Cléber do Carmo (12ª Mogiana) e Celso de Almeida Leite (15ª DR Grande Campinas).

Celso de Almeida Leite, delegado da 15ª DR Grande Campinas © Mauro Sérgio Cazetto

Também participaram da cerimônia os professores kodanshas Marcos Francisco da Silva (8ª DR), Gerardo Oscar Birbier (8ª DR), Edson Alcarde Everaldo (8ª DR), Admir Nora (15ª DR) e Tomio Takayama (15 DR), além dos professores Acácio Rodrigo da Silva e Júnior Teixeira, o anfitrião do evento.

Árbitros se preparam para o rei inicial © Mauro Sérgio Cazetto

Para o delegado Celso de Almeida Leite, o evento correu bem, a competição foi excelente e não houve nenhuma ocorrência negativa. “Nossa coordenação técnica entrou focada no sucesso do certame e felizmente atingiu seus objetivos.”

Os 27 árbitros que atuaram na competição foram comandados pelo sensei Tomio Takayama, da Academia Takayama, de Jundiaí, e coordenador de arbitragem da 15 DR Grande Campinas. O rei inicial foi liderado pelo árbitro Evandro Luiz Simões, da Associação Mercival de Judô, de Paulínia.

Associação de Judô de Divinolândia, a grande campeã © Arquivo

Atuaram em Santo Antônio de Posse os árbitros da 15ª DR Tomio Takayama, Marcos Fernandes, Fernando Nakazato, Lilian dos Santos, Marinaldo Andrade de Sousa, Evandro Simões, Maurício da Silva Gomes, Eder Felício dos Reis, Jairo Carvalho de Godoy, Aparício Couto, Wiliam Araújo Santos e Renato Martins.

https://www.tatameyamamura.com.br/

Da 8ª DR Oeste vieram os árbitros Vera Menon Gonçalves, Ivanildo Gonçalves, Alex Yamasihita, Guilherme Daud Ronchi, Marcelo Gustavo Almeida, Maria Maia, Eugênio Cavalcanti, Layane Falqui, Taylor Gomes e Angelika Borsari.

Completaram o quadro de arbitragem os representantes da 12ª DR Mogiana Paulo Fontana, Janaína Diniz, Rodrigo Marcolino da Silva, Glauco Louzada e Décio Gonçalves.

Divinolândia, a campeã

Ao todo, 46 equipes disputaram medalhas e as cinco primeiras colocadas foram Associação de Judô de Divinolândia, de Divinolândia; Associação Bushido de Judô Kodokan, de Vargem Grande do Sul; C. T. Meninos de Ouro, de Guaíra; Associação Hortolandense de Judô; e Falcões do Judô, de Campinas.

Comandada pelos experientes professores Danilo Pietrucci e Diego Busson e os auxiliares técnicos Luiz Thales Pageu e Mauro Bueno, a Associação de Judô de Divinolândia totalizou 60 pontos ao conquistar cinco medalhas de ouro, dez de prata e cinco de bronze.

Os judocas da Associação Bushidô de Judô Kodokan, de Vargem Grande do Sul, liderados pelo sensei Daniel Garcia, despontaram na segunda colocação com oito medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Os alunos do sensei Stefanio Stafuzza, de Guaíra, asseguraram a terceira colocação após conquistar sete medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze, que resultaram em 25 pontos para o Centro de Treinamento Meninos de Ouro.

Liderados pelo excelente grupo de professores Reinado Naia Cavazani, Sérgio Matos e Roberta Gecyaza, do Centro de Especialidades em Artes Marciais Eliel Gomes, de Hortolândia, os judocas da Associação Hortolandense de Judô totalizaram 24 pontos com as quatro medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze.

Os judocas da escola Falcões do Judô do Ginásio do Taquaral, de Campinas, orientados pelo sensei Francisco Basílio Júnior, somaram 21 pontos ao conquistar sete medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e três de bronze, ficando na quinta colocação geral.