15 de novembro de 2024
15ª DRJ Grande Campinas realiza a primeira reunião de árbitros virtual
Primeiro encontro virtual para a arbitragem da Grande Campinas e região conectou 24 árbitros e dirigentes utilizando o aplicativo Zoom
Judô Paulista
5 de junho de 2020
Por ISABELA LEMOS I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO 15ª DRJ
Campinas – SP
A 15ª Delegacia Regional Grande Campinas realizou no último sábado (30 de maio) mais uma reunião virtual por meio da plataforma Zoom, seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô). Desta vez, porém, a conferência contou com a participação de componentes do departamento de arbitragem, seus coordenadores e os árbitros de graduação nacional ou superior.
O encontro da 15ª DRJ com 24 participantes foi mediado por Celso de Almeida Leite, delegado regional, o professor kodansha Tomio Takayama, coordenador de arbitragem, e Marcos Luiz Fernandes, coordenador de arbitragem adjunto.
Segundo o delegado regional Celso de Almeida Leite, a experiência foi um sucesso. “Além do ineditismo, a reunião surpreendeu pelo número de árbitros inscritos e mostrou um novo caminho na realização de palestras e cursos online para as nossas coordenadorias”, detalhou Leite.
Depois de abrir a reunião o delegado regional passou o comando para os coordenadores Tomio Takayama, Marcos Fernandes e Eder Felício dos Reis. Após suas explanações, todos os participantes puderam fazer comentários e expor possíveis dúvidas, que prontamente foram esclarecidas.
Houve o relato de um dos participantes que, infelizmente, foi acometido pela covid-19. No entanto, recuperou-se completamente, para alívio e bem-estar de todos.
Os coordenadores de arbitragem lembraram que um dos fatores relevantes durante a epidemia é a troca de informações via internet, inclusive incentivando os árbitros a participarem de eventos, como realizado recentemente pela Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ). O palestrante foi o professor kodansha argentino, Ovídio Garnero, diretor de arbitragem continental e uma das maiores autoridades da arbitragem mundial na atualidade.
Os coordenadores de arbitragem da Grande Campinas também enfatizaram que constantemente têm colocado diversos vídeos no grupo de WhatsApp, para que os integrantes possam participar e opinar. O propósito dessa iniciativa é fazer que, de alguma forma, todos se mantenham ativos.
Na avaliação do professor kodansha Tomio Takayama, o encontro foi excelente, principalmente após quase três meses sem atividade.
“Essa é uma forma de reviver o nosso espírito. Como um dos nossos colegas lembrou, quem não é visto, não é lembrado. Agora, temos a tecnologia a nosso favor para passar por tudo isso com um cronograma de encontros. Até alguns colegas mais tímidos sentiram-se mais confortáveis para falar mais do que pessoalmente”, afirmou Takayama.
O professor kodansha ainda avaliou a reunião como muito produtiva por abordar matérias sobre arbitragem disponibilizadas também no grupo de árbitros estaduais, nacionais e FIJ para que houvesse um minidebate. “Estamos tentando manter vivo o espírito do judô, o famoso jita-kyoei. Procuramos conviver e trocar experiências de forma que muita gente que se encontra isolada atualmente deixe de ficar sem atividade e fique mais feliz. Fazendo a reunião, buscamos brincar para descontrair as pessoas. Apenas ao serem lembradas, já despertavam”, revelou Takayama.
Após todos se manifestarem, a reunião foi encerrada, mantendo-se a disposição de programar novo encontro em breve, se possível com mais árbitros.
Árbitros e dirigentes no encontro
Participaram da primeira reunião de arbitragem virtual da 15ª DRJ Grande Campinas Celso de Almeida Leite, delegado regional; professor kodansha Tomio Takayama, coordenador de arbitragem; Marcos Luiz Fernandes, coordenador de arbitragem adjunto; e os árbitros Eder Felício dos Reis, Fernando Nakazato, Roberto Sette, Luiz Paulo Rouanet, Carlos José da Silva, Eric de Gusmão Thompson, Lilian Dias, Maurício Gomes da Silva, Rosilene Dourado, João Luiz Silvani, Ângela Cerqueira, Jairo de Godoy, Renato Mattos, Aparício Couto da Silva, Marcelo Antônio Correia da Silva, Fernando Infante, Marco Antônio Domingues, Katsuhico Komura, Edmilson Aparecido da Silva, Evandro Luiz Simões e William Araújo.