08 de janeiro de 2025
1ª Delegacia Regional realizará gincana para as agremiações de judô da capital
Coordenadores da 1ª DRJ mostram criatividade e apresentam muitas novidades no encontro virtual da capital que reuniu 36 professores e dirigentes
Judô Paulista
11 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO 1ª DRJ
São Paulo – SP
Reunindo 36 dirigentes e professores responsáveis por 32 agremiações, a diretoria da 1ª DRJ Capital realizou no dia 30 de maio a sua terceira reunião virtual, seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô).
O encontro utilizou a plataforma Zoom e foi mediado pelos professores Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico e de oficiais técnicos da FPJudô, e Fernando Ikeda que, além de secretário geral do TJD e da comissão de ética da FPJudô, coordena o departamento de oficiais técnicos da 1ª DRJ.
Marco Aurélio Uchida expôs os principais temas abordados e mostrou as novidades que já estão sendo colocadas em prática.
“Conversamos com os representantes das agremiações filiadas e o grande destaque foi a apresentação da gincana virtual. Explicamos as regras e os prazos estabelecidos para o certame e anunciamos as palestras que serão realizadas no curto prazo com profissionais de todas as áreas que envolvem a gestão e a competição. Informamos que todas as palestras serão conduzidas pela equipe técnica da 1ª DRJ e finalizamos com um feedback detalhado sobre as lives que estão sendo realizadas na capital”, explicou o coordenador de oficiais técnicos da federação.
Gincana inédita
Fernando Ikeda falou dos detalhes da gincana das equipes de judô da capital. “Considerando o atual panorama de isolamento, entendemos que o contato e o acolhimento entre professores e alunos são essenciais e de fundamental importância. A gincana é uma alternativa às aulas virtuais, para que as associações possam manter este contato”, disse Ikeda, que explicou o formato da disputa.
“Trata-se de uma competição que envolve uma série de tarefas cuidadosamente estabelecidas pela comissão da gincana. Cada tarefa gerará uma pontuação de acordo com a sua complexidade. As tarefas buscam envolver as três disciplinas preconizadas pelo professor Jigoro Kano: física, mental e moral.”
Ikeda finalizou lembrando que, além de certificados de participação para os judocas, as associações vencedoras serão premiadas. “Todos alunos inscritos na disputa receberão certificados de participação e as três associações que acumularem mais pontos receberão premiação alusiva à gincana, no bonenkai da capital ou em data oportuna”, concluiu o secretário geral do TJD da FPJudô.
Projeto Memórias
A coordenação da 1ª DRJ também apresentou o Projeto Memórias, que compreende bate-papos online com todas as entidades da capital, pautados em temas como a história da Delegacia Regional da Capital e suas filiadas e o desenvolvimento do judô na capital.
Marco Uchida reafirmou a preocupação dos professores com os judocas afetados pela crise em andamento, em função das medidas restritivas e da quarentena, que nunca terminam. “Reforçamos o projeto Jita-Kyoei, cujo principal objetivo é assistir as entidades e professores da 1ª DR que estejam enfrentando maiores dificuldades neste momento”, expôs Uchida.
Este foi o terceiro encontro virtual da 1ª DRJ Capital, e assim como ocorreu nos anteriores, o feedback foi bastante favorável. “Obtivemos respostas positivas de vários professores. Já realizamos outras reuniões virtuais e em todas a resposta foi muita satisfatória. Os professores gostaram muito do uso dessa ferramenta que, em nossa avaliação, veio para ficar”, concluiu Marco Aurélio Uchida.
Escolas, clubes e dojôs no encontro
Participaram do encontro virtual os representantes de 34 associações: Pirituba Futebol Clube, Associação de Judô e Karatê Asahi, Associação de Judô Colossus, Associação de Judô Kanayama, Hombu Budokan, Clube Atlético Monte Líbano, Academia de Judô Monte Sinai, Acre Clube, Unibes Cultural e Associação Unijudô, Associação de Judô Maciel, Academia de Judô Pissarra, Social Bom Jesus, Associação de Judô Vila Santa Isabel, Academia Shoorikan, Clube Paineiras do Morumby, Judô Alto da Lapa, Sport Clube Corinthians Paulista, AABB-SP, Associação de Judô Kata Team, Unibes, Associação Kimura de Judô, Associação Pessoa de Judô, Esporte Clube Pinheiros, Associação João do Grito de Judô, Associação Moacyr de Judô, Associação Judocas de Cristo MI, Judô Messias/Imecam, Associação de Judô Previato,
Sociedade Esportiva Palmeiras, Ipê Clube, CAT Judô Shinohara e São Paulo Futebol Clube.
Professores e técnicos
Ao todo, 30 professores participaram da segunda reunião virtual da1ª DRJ Capital: Solange de Almeida Pessoa Vincki, Nilson de Jesus Souza, Horácio Rodrigo Pissarra da Silva, Rubiane Guarino Pereira, Sérgio Yukio Matsumura, Wagner Uchida, Ricardo Perez Rodrigues, Márcio Toshio Suzuki, Laryssa Thabyda Magalhães, Maurício de Jesus Borges Neve, Carlos Previato, Leonardo Luís Vendrame, Ricardo Forte Katchborian, Raphael Luís Moura (Jukita), Danilo Aoike, Raphael Magalhães, Caio Kanayama, Dilso Coelho, Christiano Rocha da Silva, Josué Gomes Bragança Júnior, Marco Antônio Inácio, Deise Ribas, Paulo Sérgio Merino, Cléber Soares de Souza, Wiliam Arruda Araújo, Cristiano Maciel, Jairo Andrade, Carlos Honorato, Lauro Hiroshi Miyake e João Carlos Alves de Souza.
Entre os membros da diretoria da 1ª DRJ Capital que participaram do encontro virtual estavam os professores kodanshas Hissato Yamamoto, delegado regional, e Antônio Carlos Silva de Mesquita, presidente da comissão disciplinar e do TJD da FPJudô, e os professores Marco Aurélio Uchida, coordenador de oficiais técnicos da FPJudô e coordenador técnico da 1ª DRJ; Kendi Yamamoto, coordenador do departamento de arbitragem; Idson Lima, tesoureiro; e Fernando Ikeda, coordenador do departamento de oficiais técnicos da 1ª DRJ Capital.
Clique aqui e confira o regulamento da Gincana Virtual da FPJudô.