2ª Delegacia Regional realiza a primeira reunião virtual com professores do Vale do Paraíba

Cláudio Calasans Camargo, delegado regional da 2ª DRJ Vale do Paraíba

Encontro reuniu 34 professores e dirigentes da 2ª DRJ e aprovou utilização do aplicativo Zoom no pós-pandemia na realização de cursos, workshops e reuniões administrativas

Judô Paulista
2 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO 2ª DRJ
São José dos Campos – SP

A diretoria da 2ª DRJ Vale do Paraíba realizou no dia 27 de maio a sua primeira reunião virtual, de acordo com o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô), utilizando o aplicativo Zoom para conectar 34 professores responsáveis por 18 associações.

No encontro virtual foram repassadas todas as diretrizes para a retomada das atividades nos dojôs, assim como as avaliações do momento atual feitas na reunião virtual dos delegados regionais do dia 1º de maio.

Além das regras e normas para reabertura das escolas e dojôs de judô do Estado, durante 60 minutos foram transmitidas informações sobre datas e prazos para realização dos eventos do calendário anual da FPJudô, como cursos, competições e exames de faixa.

Parte dos professores que participaram do encontro virtual da 2ª DRJ Vale do Paraíba

O encontro foi mediado pelos professores Márcio André Filho e Isabela de Castro Muniz, delegado adjunto e secretária da 2ª DRJ Vale do Paraíba, respectivamente.

O professor kodansha e delegado regional da 2ª DRJ, Cláudio Calasans Camargo, que também é vereador de São José dos Campos pelo PSDB, fez um resumo bastante positivo do primeiro encontro virtual do Vale do Paraíba.

“Em nossa primeira reunião online passamos as principais informações das duas reuniões dos delegados regionais e da diretoria da FPJudô e ouvimos os kodanshas participantes, mestres Michiharu Sogabe, Amadeu Antônio Lopes Esteves, Antônio Roberto Coimbra, Nélson Claudino e Everson Campante, além de vários professores, os quais expuseram a situação nas suas cidades. Decidimos fazer capacitações online envolvendo judô escolar e formação de professores e pedimos que todos mantenham contato permanente com seus alunos por meio de reuniões virtuais e videoaulas”, resumiu o dirigente, que falou ainda sobre a volta aos tatamis.

“Creio que faremos uma retomada progressiva e, no curto prazo, as autoridades manterão as principais medidas preventivas e o isolamento horizontal. Contudo, nossa comunidade deve estar preparada para ser protagonista do seu destino, agindo sempre com muita responsabilidade, coerência e cautela”, recomendou Calasans Camargo.

Otimista, o delegado regional entende que os professores estão fazendo a lição de casa. “Por tudo que os representantes das associações filiadas expuseram na reunião, todos estão fazendo – cada um a seu modo – a sua parte e enfrentando este momento difícil com bastante criatividade e usando todas as ferramentas tecnológicas disponíveis.”

“Temos de nos reinventar e as ferramentas digitais deverão ser nossas aliadas futuras. Elas vieram para ficar. Nossa solicitação foi para que os professores assumam seu importante papel na sociedade, como líderes que são, com extrema confiabilidade pública, com grande credibilidade, levando aos lares dos seus alunos aconselhamento, esperança e solidariedade. E que se proponham a desenvolver aulas e atividades que envolvam a família como um todo, e não apenas os alunos judocas, pois desta forma estaremos contribuindo com a saúde física e mental do núcleo familiar, neste momento de grande necessidade de enfrentamento da pandemia”, disse o dirigente.

O delegado regional do Vale do Paraíba concluiu destacando a importância de todos os professores se reencontrarem periodicamente para discutir o momento inusitado que vivemos e traçar metas referentes ao processo de retomada da modalidade.

A ausência mais presente na reunião virtual, foi a de Jarbas Dias Ferreira, que há 51 anos é tesoureiro voluntário da 2ª DRJ. Além de grande inspirador, aos 98 anos ele é um dos maiores exemplos de comprometimento, abnegação e dedicação do judô paulista

Escolas, clubes e dojôs no encontro

Participaram do encontro virtual os representantes de 18 agremiações da 2ª DRJ: Academia Calasans Camargo, Associação Hirakawa de Judô, Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, Secretaria de Esportes de São José dos Campos, Tênis Clube de São José dos Campos, Sesi de Cruzeiro, Secretaria de Esporte e Recreação de Jacareí, Bushidô – Escola de Judô e Jiu-Jitsu de Cruzeiro, Associação Desportiva e Cultural Embraer, Instituto Kidokkyo, Projeto Olhar do Futuro, Associação Yamazaki de Judô, Cohab Bandeirantes de Guaratinguetá, Associação Kamakura de Judô, Kodokan de Taubaté, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba e Associação de Judô de Piquete.

Professores, técnicos, árbitros e dirigentes

Ao todo, 34 professores participaram da primeira reunião virtual da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba: Cláudio Calasans Camargo, Márcio André Filho, Michiharu Sogabe, Amadeu Antônio Lopes Esteves, Antônio Roberto Coimbra, Nélson Antônio Claudino, Everson de Freitas Campante, Jair Nunes de Siqueira, Edie Braga, Airam Rodrigues da Cunha, Sidney Massayuki Fukayama, Mariá Azevedo Pereira, Carlos Eduardo de Miranda Guedes, Jefferson Luiz dos Santos, Rogival Lopes de Mattos Filho, Alex Silva Cruz, Cláudio César de Oliveira Pereira, Alexandre dos Santos Souza, Bruno Alves de Araújo, André Luiz da Silva, Nélson Sishimu Yamazaki, Gisele Adriana Pereira, Fernanda Fontes, Antônio Marcos Rosa Monteiro, Jason Paulina dos Santos, João Paulo Coelho, Anderson Augusto Pereira, Bruno Alves de Oliveira, Karina Missono e Wilton Alvarenga Alves.

Entre os membros da diretoria da 2ª DRJ Vale do Paraíba que participaram do encontro virtual estavam os professores Cláudio Calasans Camargo, delegado regional; Márcio André Filho, delegado regional adjunto; Maurício Bruno Bento, coordenador adjunto de arbitragem; Antônio Roberto Coimbra, coordenador de cursos técnicos; Arthur de Mello Reis Zumbano, coordenador de oficiais técnicos; Karina Missono, coordenadora da pesagem feminina; Ana Paula Ribeiro Parpinelli, membro da comissão estadual de estudos do judô escolar; e Isabela de Castro Muniz, secretária.

Márcio André Filho, delegado regional adjunto da 2ª DRJ Vale do Paraíba