43º Torneio da Independência e Festival da Pátria mobilizam o “Ninho do Tucano”

“Ninho do Tucano” recebeu 800 judocas © Anderson Neves

Segunda etapa do Circuito Regional Kimonos Shihan reúne 800 judocas e reforça valores cívicos no Vale do Paraíba.

Por Paulo Pinto / Global Sports
Curitiba, 25 de setembro de 2025

O ginásio da Associação Desportiva e Classista (ADC) Embraer — em São José dos Campos, berço da maior fabricante de aeronaves da América Latina e uma das maiores do mundo — recebeu no domingo, 21 de setembro, o 43º Torneio da Independência de Judô e o Festival da Pátria. Conhecido como “Ninho do Tucano”, o espaço voltou a sediar um dos eventos regionais mais tradicionais do calendário do Vale do Paraíba e interior paulista.

Crianças lotam o shiai-jô na cerimônia de abertura © Anderson Neves

Cerimonial

A cerimônia de abertura contou com mesa de honra formada pelo professor kodansha kyū-dan (9º dan) Michiharu Sogabe; Carlos Nei, diretor do Clube Poliesportivo da ADC Embraer; os professores kodanshas roku-dan (6º dan) Jair Siqueira, Antônio Guedes, Murani Gomes, Marcelo Queiróz e os irmãos Fernando e Makoto Hirakawa; Edie Braga (coord. de Judô Inclusivo para PCDs); José Antônio Marques(coord. de arbitragem) e Arthur Zumbano (coord. de oficiais técnicos); Domingos Fasanela, presidente do Lions Clube Augustin Soliva, e sensei Cláudio Calasans, delegado regional e anfitrião.

Árbitro FIJ C Antônio Carlos Lucas Bustamante, da Esporte Dez/Calasans Camargo, comandou o rei inicial © Anderson Neves

A etapa — realizada pela equipe técnica da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba, sob coordenação do professor kodansha shichi-dan (7º dan) Cláudio Calasans Camargo — reuniu cerca de 30 equipes e 800 judocas de todas as faixas etárias, do pré-mirim ao adulto, com graduação máxima até a faixa laranja. Em formato de festival, todos os inscritos foram premiados com medalhas.

“Além da iniciação esportiva, trabalhamos o sentido cívico do 7 de Setembro e o respeito aos símbolos nacionais. É fundamental difundir valores para a garotada desde cedo — disciplina, respeito, solidariedade — para que o judô forme cidadãos, não apenas competidores”, destaca o delegado regional Cláudio Calasans Camargo.

Delegado regional Cláudio Calasans Camargo e o kodansha 9º dan Michiharu Sogabe na abertura © Anderson Neves

Festival pedagógico e introdução à competição

O Festival da Pátria serviu como porta de entrada às rotinas de competição da Delegacia Regional. Durante os combates, árbitros e professores atuaram de forma orientativa, reforçando regras de arbitragem, postura e fundamentos técnicos.

“O objetivo é ensinar competindo. A gente corrige, explica e volta a lutar; o foco é o aprendizado seguro, o prazer de estar no tatame e a formação correta das bases”, completa Calasans.

http://www.shihan.com.br

Circuito Kimonos Shihan

Em paralelo ao festival, ocorreu a 2ª etapa do Circuito Regional 2025 – Kimonos Shihan, competição tradicional há mais de duas décadas na região, com disputas por classes, categorias e divisões oficiais.

A programação incluiu disputas e atividades de judô inclusivo para PCDs, realizadas pela Associação Esporte Dez com apoio organizacional da Delegacia Regional.

Judô e civismo no mesmo tatami © Anderson Neves

Troféu Solidariedade

Durante o evento, o Lions Clube Augustin Soliva promoveu campanha de arrecadação de alimentos. O Projeto Esporte Educativo – núcleo Pinheirinho dos Palmares (Dojô San), de São José dos Campos, recebeu o Troféu Campeã da Solidariedade pela maior contribuição em itens não perecíveis.

Mesa de autoridades do 43º Torneio da Independência © Anderson Neves

O professor Cláudio Calasans Camargo celebrou 50 anos de prática, homenageando professores, árbitros e autoridades com medalha comemorativa alusiva à 43ª edição.

Troféus para os finalistas da competição © Anderson Neves

Classificação final

No Festival da Pátria, o título ficou com o Projeto Esporte Educativo, seguido pelo Projeto Olhar Futuro como vice-campeão. O 3º lugar foi da Associação Esporte Dez – Calasans Camargo, o 4º, da Associação Hirakawa de Judô, e o 5º, do IEVP – Programa Escola Ativa (São José dos Campos).

https://www.originaltatamis.com.br/

No 43º Torneio da Independência, a campeã foi a Associação Yamazaki de Judô; a vice-campeã, a Associação Esporte Dez / Instituto Calasans Camargo; e, por empate técnico, o 3º lugar foi compartilhado por Prefeitura de Canas, Projeto Olhar Futuro e Associação de Judô Para Todos (Santa Branca).

Prof. Calasans entrega o Troféu Campeã da Solidariedade aos representantes do núcleo Pinheirinho dos Palmares do Projeto Esporte Educativo © Anderson Neves

Arbitragem

O professor José Antônio Marques, coordenador de arbitragem da 2ª Delegacia Regional do Vale do Paraíba, convocou 29 árbitros para atuar na competição, realizada em seis áreas.

Maurício Bruno Bento (A. Hirakawa de Judô); Antônio Carlos Lucas Bustamante (Esporte Dez/Calasans Camargo); Érica de Almeida Senhoretti (A.D. Bandeirantes de Sorocaba); Rogival Lopes de Mattos Filho (Kihon Kodokan Judô/Amopasf); Fernando Tavolaro de Castro(Secretaria de Esporte e Lazer – São José dos Campos); Carlos Augusto Quintino (Esporte Dez/Calasans Camargo); André de Almeida Cançado (Esporte Dez/Calasans Camargo); Edie Braga (Secretaria de Esporte e Lazer – São José dos Campos); Fábio de Camargo Santos(Associação Projudo); Gabriel Lucas Cardoso (Secretaria de Esporte e Lazer – São José dos Campos); Reginaldo Hirayama (Secretaria de Esporte e Recreação – Jacareí); Rogério Luiz Ribeiro (Esporte Dez/Calasans Camargo); Beatriz Helena dos Santos (Kihon Kodokan Judô/Amopasf); Anderson Augusto Pereira (Secretaria de Esporte e Recreação – Jacareí); Carlos Alberto de Oliveira (Divisão de Esporte e Lazer – Santa Branca); Cleide Aparecida dos Santos (Secretaria de Esporte e Lazer – São José dos Campos); João Vítor Teixeira Martins(Secretaria de Esporte e Recreação – Jacareí); Ricardo Maia Martins (Secretaria de Esporte Recreação – Jacareí); Walter Thiago Corrêa(Kihon Kodokan Judô/Amopasf); Arthur Pedreschi Alves (Associação Kamakura de Judô); Willian Rosa de Lima (Associação Namie de Judô); Sérgio Kazuo Noda (Judô Clube Mogi das Cruzes); Osmar Pereira Luz Filho (Associação Namie de Judô); Celso Ferreira Procópio(Judô Clube Mogi das Cruzes); Marcela de Barros Lisboa (Secretaria de Esporte – Jacareí).

Árbitros voluntários: Murani Gomes, Jair Nunes de Siqueira, Vicente de Paula Oliveira e Antônio Carlos Guedes.

Pódio do Festival da Pátria — Projeto Esporte Educativo campeão © Anderson Neves

Apoio institucional

A realização contou com apoio de Embraer, Shihan Artigos Esportivos, Lions Clube Augustin Soliva, Banco Sicredi, Mercadinho Elevene Nuty Açaí.

Pódio do 43º Torneio da Independência — Associação Yamazaki de Judô campeã © Anderson Neves

Festival da Pátria

http://www.shihan.com.br