08 de janeiro de 2025
6ª Delegacia Regional realiza a primeira reunião virtual com professores da Araraquarense
No encontro foram discutidos procedimentos para a reabertura dos dojôs e temas como o calendário e a situação do judô nos municípios frente à pandemia
Judô Paulista
20 de maio de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
Fernandópolis– SP
A diretoria da 6ª Delegacia Regional Araraquarense realizou neste sábado (16 de maio) sua primeira reunião virtual, seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô). Para conectar dez professores de dez agremiações utilizou-se o aplicativo Zoom. No encontro virtual foram repassadas todas as diretrizes para a retomada das atividades nos dojôs, assim como as avaliações do momento atual feitas na reunião virtual dos delegados regionais do dia 1º de maio.
Durante 120 minutos, além das regras para reabertura das escolas e dojôs de judô do Estado, foram transmitidas informações sobre datas e prazos para realização dos eventos do calendário anual da FPJudô, como cursos, competições e exames de faixa.
O encontro foi mediado pelo professor Leo Mansor, para quem as diretrizes traçadas previamente foram cumpridas. “A reunião foi muito produtiva e os professores apresentaram várias ideias no sentido de retomarmos nossas atividades e replanejarmos o crescimento do judô em nossa região”, disse o professor de São José do Rio Preto.
Fábio de Almeida Feltrim, delegado da 6ª DRJ Araraquarense, lamentou o fato de muitos professores ainda não dominarem a tecnologia empregada na realização do encontro.
“Sentimos falta de muitos professores, que acabaram ficando fora do nosso primeiro encontro virtual porque não conseguiram acessar o aplicativo Zoom via celular ou computador. Vamos ter de rever alguns pontos, pois vivemos uma situação inédita e muito delicada, na qual a participação e a opinião de todos os professores é de suma importância”, detalhou o dirigente.
Segundo Feltrim, alguns professores fizeram questionamentos sobre a agenda de cursos e exames de graduação, mas o delegado regional explicou que não é possível ainda definir uma programação de retomada das atividades, em face do impasse criado pelo governo do Estado. Contudo, o delegado regional acredita que o calendário será retomado após o fim da quarentena.
“Avalio que o ponto mais importante deste primeiro encontro foi a sugestão feita por um dos professores. Em vez de nos preocuparmos com a retomada das competições, deveríamos focar primeiro a retomada de treinos regionais. Temos de fazer muitos randoris para evitar lesões nos atletas que estão há quase 100 dias parados”, expôs Feltrim
O dirigente enfatizou que o judô escolar também foi amplamente discutido na reunião. “Entendo que a abordagem do tema neste momento crítico que estamos vivendo tenha sido muito positiva. Acho até que foi um alento para nossos professores. Todos estão muito esperançosos de que a Federação Paulista de Judô consiga estabelecer um padrão que resulte em nova dinâmica na relação dos professores com as instituições de ensino e com as secretarias municipais de educação”, disse o delegado da Araraquarense.
Feedback positivo
Bastante otimista, Fábio Feltrim avaliou a primeira reunião virtual da 6ª Delegacia Regional positivamente.
“Pelo que pude observar, os professores avaliaram muito bem nosso primeiro encontro virtual. Sugeri, e já foi aprovada, a realização de reuniões virtuais a cada duas semanas. Agora vamos desenvolver esforços no sentido de adequar melhor os procedimentos para podermos trazer todos os professores federados da Araraquarense para nossos próximos encontros. É consenso geral que o uso dessas ferramentas fará parte do dia a dia da gestão esportiva”, concluiu o dirigente.
A reunião da 6ª DRJ Araraquarense foi prestigiada pelos professores Fábio de Almeida Feltrim, Associação de Judô de Fernandópolis; Leo Mansor, Associação Desportiva Atendeu Mansor, de São José do Rio Preto; Guilherme Suman, Clube Monte Líbano, de São José de Rio Preto; Leonardo Eduardo, Centro de Treinamento de Lutas Dojô, de Votuporanga; Wagner Brunini Ribeiro, Associação Matsumi de Judô, de São José do Rio Preto; Mauro Lacerda, Automóvel Clube Rio Preto, de São José do Rio Preto; Leonardo Arashiro, Associação de Judô Arashiro, de Altair; Masaharu Ishizawa, Palestra Esporte Clube, de São José do Rio Preto; Tiago Agostinho Leal Leite, Instituto Professor Chiba, de Barretos; e Lincoln Xavier de Oliveira, Associação Catanduvense de Esportes (Aces), de Catanduva.