13 de janeiro de 2025
6ª DR Araraquarense realiza festival, paulista inter-regional e módulo de fundamentos técnicos em Olímpia
A competição recebeu atletas de 36 associações de cinco delegacias regionais: Centro-Sul, Alta Paulista, Noroeste, Araraquarense e Sorocabana
Por Paulo Pinto / FPJCOM
27 de setembro de 2022 / São Paulo (SP)
A Estância Turística de Olímpia foi palco neste fim de semana do Campeonato Paulista Inter-regional, do módulo de fundamentos técnicos e do festival infantil. Cerca de 350 judocas participaram dos eventos, que tiveram o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Olímpia
Realizado no Ginásio de Esportes Olintho Zambon pela 6ª Delegacia Regional Araraquarense da Federação Paulista de Judô (FPJudô), a disputa inter-regional recebeu atletas de 36 clubes e associações de cinco delegacias regionais: Centro-Sul, Alta Paulista, Noroeste, Araraquarense e Sorocabana.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas e esportivas, e a mesa de honra foi composta pelo prefeito Fernando Cunha, o presidente da Câmara Municipal vereador José Roberto Pimenta (Zé Kokão), o secretário de Esporte, Lazer e Juventude Fernandinho Silva, e os delegados regionais Argeu Maurício Oliveira (3ª DR Centro-Sul), Raul de Mello Senra Bisneto (4ª DR Alta Paulista), Wilmar Terumiti Shiraga (5ª DR Noroeste), André Gustavo Costa Gonçalves (13ª DR Sorocabana) e Fábio de Almeida Feltrin (6ª DR Araraquarense), anfitrião do evento.
Também participaram da cerimônia os vereadores Márcio Iquegami (União Brasil) e Sargento Barrera (Solidariedade), o secretário de Governo doutor Edilson de Nadai e o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana Fabrício Raimondo.
O professor Fábio de Almeida Feltrin destacou que, além de ser um evento do calendário esportivo da FPJudô, o certame tem como objetivo de promover o fomento da prática esportiva e difundir o judô na comunidade.
“Existe a premissa de estarmos formando sempre novos campeões, mas a nossa prioridade é fomentar a prática esportiva entre as novas gerações. Além de ser uma modalidade olímpica, o judô educa e forma excelentes cidadãos para a sociedade”, argumentou o delegado da 6ª DR Araraquarense.
Após dar boas-vindas a todos judocas que lotaram o Ginásio de Esportes Olintho Zambon, o prefeito Fernando Augusto Cunha discorreu sobre a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.
“Para nós é uma alegria receber em Olímpia uma etapa do Campeonato Paulista de Judô, modalidade que desde 1950 goza de um prestígio enorme em nossa cidade, com a fundação da Escola Takahashi. São mais de 70 anos formando novas gerações de atletas e excelentes cidadãos. Eu treinei judô com o sensei Sankiti e sei da importância desse esporte não só para a prática esportiva, mas como filosofia de vida”, disse o prefeito de Olímpia.
As disputas nos tatamis começaram com o festival para crianças de até 12 anos e contou com a presença de mais de 150 judocas. Participaram alunos da Escola Municipal de Judô Sankiti Takahashi, treinados pelo sensei Márcio André Pimenta; da Academia Lê Ferrante, treinados pelo sensei Leandro Ferrante; e atletas do Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto e da Associação Kobu-Kan de Mirassol. Todos os judocas receberam medalha de participação como incentivo à prática esportiva.
Os 24 árbitros que atuaram na competição participaram do rei inicial comandado pelo árbitro Leonardo Arashiro, da Associação de Judô Arashiro, de Altair, coordenador de arbitragem da 6ª Delegacia Araraquarense.
Atuaram em Olímpia os árbitros Larissa Miquinioty, Paulo Humberto Pereira Marinho e João Victor Silva de Lima, da Associação de Judô Arashiro, de Altair; João Marques Pereira, Drielen Neves, Samuel Novais e Carlos Henrique Roque, da Associação de Judô Para Todos, de São José do Rio Preto; Wagner Bruni e Ricardo Mascaro Paiva, da Associação de Judô e Karatê Matsumi, de São José do Rio Preto; Márcio Dutra, da Associação Fernandópolis de Judô, de Fernandópolis; e Bruno Tiago Pereira, da Associação Takahashi, de Olímpia.
Escola de Judô Giberti é campeã geral
Ao todo, 36 equipes disputaram medalhas e as cinco primeiras colocadas foram a Escola de Judô Giberti, de Assis; Associação de Judô Yama Arashi, de Avaré; Associação Atlética e Acadêmica Euryclides Zerbini, de São José do Rio Preto; Associação Cultural e Esportiva Paraguaçu Paulista; e Derem/Martinópolis, de Martinópolis.
Para obter a primeira colocação na contagem geral a Escola de Judô Giberti, dirigida pelo conceituado sensei Guilherme Correa Giberti, conquistou seis medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze, somando 43 pontos.
Presidida pelo sensei Alexandre Faustino, a Associação de Judô Yama Arashi de Avaré totalizou 28 pontos ao conquistar três medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.
A Associação Atlética e Acadêmica Euryclides Zerbini assegurou a terceira colocação totalizando 27 pontos e conquistando quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
A Associação Cultural e Esportiva de Paraguaçu Paulista ficou na quarta colocação geral totalizando 24 pontos ao conquistar quatro medalhas de ouro e quatro de bronze.
Comandada pelo sensei Adriano Alves Coego, a Derem/Martinópolis assegurou a quinta colocação com 22 pontos, obtendo três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Veja os resultados individuais e por associação no portal da Federação Paulista de Judô clicando AQUI.
Fundada em 17 de abril de 1958, a Federação Paulista de Judô tem apoio da Ajinomoto do Brasil, Original Tatamis, Shihan Kimonos, MKS/Adidas e Budokan Kimonos. Por meio das suas 16 delegacias regionais a entidade congrega mais de 10 mil praticantes federados e está presente em 242 municípios do Estado de São Paulo. Anualmente a FPJudô credencia cerca de 1.500 técnicos e 950 árbitros, que atuam em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Bernardo do Campo são apoiadores másteres da entidade.