19 de novembro de 2024
Hirotaka Okada leva mais de 300 professores à Arena Olímpica do Ibirapuera
Em São Paulo, o bicampeão mundial e mestre especialista em treinamento de judô expôs um trabalho pedagógico que enfatiza aspectos motivacionais e prioriza a integridade física e psicológica dos jovens praticantes
Intercâmbio Brasil X Japão
12/03/2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS/FPJUDÔ
São Paulo – SP
Com apoio do governo do Japão, Sport For Tomorrow e Instituto Kodokan do Brasil, a Federação Paulista de Judô realizou workshop para professores sobre o judô nas escolas. O palestrante foi Hirotaka Okada, mestre especialista em treinamento de judô, professor associado e técnico da equipe principal da Faculdade de Educação Física da Universidade de Tsukuba (Japão), e professor da equipe infantil da cidade de Tsukuba.
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), bicampeão mundial em 1987 e 1991, e árbitro FIJ A, o professor Okada veio ao Brasil para falar sobre a importância da introdução do judô nas escolas públicas e expor um sistema pedagógico que enfatiza aspectos motivacionais e prioriza a integridade física e psicológica dos jovens iniciantes.
A cerimônia de abertura foi acompanhada por autoridades políticas e esportivas como Alessandro Puglia, presidente da FPJudô; Satoshi Watanabe, secretário de gestão operacional do Sport For Tomorrow; Takanori Sekine, presidente do Instituto Kodokan do Brasil (IKB); Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô; Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô; e Junpei Igarashi, estudante da Universidade de Tsukuba que foi o uke de Okada no workshop e em toda a turnê realizada no Estado de São Paulo.
Em seu pronunciamento inicial Alessandro Puglia destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo visitante japonês.
“O judô do Estado de São Paulo vive um momento especial com a vinda do mestre japonês Hirotaka Okada. Ele nos traz informações importantes sobre o trabalho de transformação de crianças e jovens, por meio da educação e da prática do judô. A FPJudô é fomentada e transformada pelas ações de cada um de vocês, e sabemos a importância da formação que cada um de vocês recebeu de seus professores. A competição é uma parte muito pequena em relação ao universo que o judô vive hoje. Se queremos um País melhor e um mundo melhor, nós, professores de judô, temos a missão de assumir protagonismo nesta proposta que visa a estabelecer mudanças por meio da filosofia do judô. Desejo que aproveitem ao máximo e voltem para seus dojôs e transmitam todo conhecimento que está sendo disponibilizado pelo mestre Okada”, disse o dirigente paulista.
Com sotaque japonês bastante carregado, Takanori Sekine falou sobre a iniciativa governamental bilateral que pretende introduzir o judô nas escolas.
“Por meio da iniciativa dos governos do Japão e Brasil, estamos desenvolvendo iniciativas que resultem na introdução do judô nas escolas da rede pública de ensino fundamental do Brasil. Graças ao importante trabalho realizado por todos vocês professores, o Brasil possui 2 milhões de judocas e buscamos agora atingir uma nova etapa disponibilizando a transmissão dos nossos princípios filosóficos para o maior número possível de crianças do Brasil. Para atingir este objetivo contamos com a colaboração de todos vocês”, disse o presidente do Instituto Kodokan do Brasil.
“Temos conhecimento de que a população de judocas do Brasil é dez vezes maior que a do Japão. Soube que grandes professores e importantes técnicos do Brasil estão aqui e quero externar minha alegria e a grande honra por estar diante de um público tão especializado e, principalmente, em poder dividir com vocês parte daquilo que fazemos no Japão, em nosso dia a dia. A finalidade desta viagem era apresentar nosso projeto a vocês, mas em nossa passagem por algumas cidades ficamos surpresos ao saber que o judô já está sendo ensinado em várias escolas públicas, o que nos deixou extremamente felizes. Nossa proposta visa a agregar valores simples como o respeito ao próximo e oferecer melhor qualidade de vida às futuras gerações, por meio dos ensinamentos deixados pelo professor Jigoro Kano, e acredito que este também seja o propósito de todos vocês”, disse o bicampeão mundial.
Satoshi Watanabe explicou que é membro da Secretaria Nacional de Esporte do Japão e em nome do governo japonês esclareceu a razão da vinda da comitiva ao Brasil.
“Desde o ano passado os governos do Brasil e do Japão desenvolvem parceria no sentido de introduzir o judô na grade escolar. O primeiro estágio dessa iniciativa foi enviar sete professores brasileiros ao Japão para conhecer como esta ação ocorre em nosso país. A segunda fase foi trazer os professores Junpei Igarashi e Hirotaka Okada a São Paulo. Estas iniciativas fazem parte do projeto Sports For Tomorrow desenvolvido pelo governo japonês, que, por meio desta iniciativa, pretende dar a sua contribuição ao desenvolvimento social de vários países, através da prática esportiva. Agradecemos a presença de vocês e contamos com a participação de todos para concretizarmos este ambicioso projeto”, disse Watanabe.
Okada surpreende pela excelente didática
Buscando fomentar o desenvolvimento da base técnica do judô brasileiro, todos os anos o governo do Japão ou o Instituto Kodokan de Tóquio enviam comitivas de professores e técnicos especialistas a São Paulo. Contudo, o evento que reuniu neste sábado (10 de março) pouco mais de 300 professores na Arena Olímpica de Judô do Ibirapuera foi um marco no intercâmbio que existe entre o Japão e o Brasil.
Um dos maiores nomes do judô mundial nos anos 1990, Hirotaka Okada fez história como atleta, posteriormente se destacou como árbitro internacional e hoje é um dos judocas mais comprometidos com o projeto que visa a tornar o judô matéria extracurricular nas escolas públicas do ensino fundamental do Japão e em todos países em que o judô é praticado.
Ovacionado inúmeras vezes pelos professores que o acompanharam atentamente, na palestra apresentada em São Paulo mestre Okada discorreu de forma profunda sobre os fundamentos básicos da modalidade e abordou temas simples como posição correta dos pés, caminhar, sentar e reverenciar corretamente no shiai-jo. Falou sobre protocolos e códigos do judô, com a mesma confiança e desenvoltura que dissecou técnicas como os seus tokui-wazas: o-soto-gari e ko-uchi-gari maluco, criado por ele para surpreender o senpai que o venceu por muitos anos seguidos.
Externando enorme respeito e cuidado para com as crianças e jovens iniciantes, mestre Okada mostrou como cada técnica poderia ser ensinada para crianças de forma segura, e na sequência revelou como ele utiliza e aplica as mesmas técnicas com adultos, empregando todo o vigor e a contundência exigidos nos esportes de combate no alto rendimento.
Em segundos Okada transcendia da suavidade absoluta para o vigor total, sem esboçar a menor emoção ou expressão facial. Com grande serenidade exibia o que deve ser feito no sentido de garantir total segurança aos iniciantes e fazer com que sigam trilhando o caminho pavimentado pelo shihan Jigoro Kano, visando a um mundo melhor para todos por meio da prática de princípios como o jita-kyo-ei (se todos atuarem com o espírito de cooperação mútua, o trabalho de cada pessoa beneficia não só a si mesmo, mas também a outros) e o sei-ryoko-zen-yo (uso máximo e eficiente das energias espiritual e física de um indivíduo para realizar o propósito almejado).
Após sua palestra mestre Okada explicou que desde a juventude aspirava desenvolver um trabalho pedagógico que mostrasse a preocupação do professor Kano com a educação e o desenvolvimento humano.
“Desde a adolescência eu sabia que a competição seria algo transitório e naquela época eu já projetava ser um educador. Vários atletas renomados do Japão enveredaram por este caminho, pois a essência da pesquisa e do trabalho realizado pelo shihan Jigoro Kano é fundamentada na educação e no desenvolvimento humano”, disse Okada, que ainda detalhou por que focou o trabalho como crianças.
“Existem vários motivos que me fizeram olhar para este caminho, mas a razão principal é mostrar que por meio do judô as crianças podem desenvolver-se socialmente e com isso podemos projetar um mundo melhor no futuro. Neste caminho existirão aqueles que se tornarão grandes campeões, mas surgirão grandes cirurgiões, advogados, sociólogos, engenheiros, pois o judô tem de cumprir seu papel social, dando sua contribuição para a sociedade. Neste sentido, é muito importante desenvolver um trabalho pedagógico específico para cada grupo de praticantes”, concluiu o mestre especialista em treinamento de judô.
Renomados professores kodanshas participaram do workshop apresentado neste fim de semana. Grandes mestres paulistas acompanharam atentamente e aplaudiram a proposta apresentada por Hirotaka Okada. Entre os professores graduados estavam Sator Hirakawa, Osvaldo Hatiro Ogawa, Sadao Fleming Mulero, Luís Alberto dos Santos, Kiichi Watanabe, Henrique Guimarães, Márcio Nobuharu Iwafune, Alessandro Panitz Puglia, Hissato Yamamoto, Yoshiyuki Shimotsu, Dante Kanayama, Wagner Antônio Vettorazzi, Joji Kimura, Alcides Camargo, Rioiti Uchida, Uishiro Umakakeba, Leonel Yoshiki Matsumoto, Nélson Hirotoshi Onmura, Milton Correa, Soraia André, José Gildemar de Carvalho, Rubens Pereira, Luiz Yoshio Onmura, Wilmar Terumiti Shiraga, Mário Tsutsui, Iwan Kiko, Ademir Xavier, Roberto Forte Katchborian, Sérgio Barrocas Lex, Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, Takanori Sekine, Roberto Mityo Harada e Odair Antônio Borges.
O workshop realizado pela FPJudô, IKB e governo do Japão contou com tradução simultânea realizada pelo professor kodansha Yoshiyuki Shimotsu, de Mogi das Cruzes (SP), que mais uma vez deu sua importante contribuição no sentido de aproximar o judô brasileiro ao do Japão.
O Sport For Tomorrow é uma iniciativa capitaneada pelo governo do Japão que visa a utilizar o esporte como ferramenta no desenvolvimento social e humano. Por meio de uma iniciativa implementada conjuntamente pelo setor público e privado, o Sport For Tomorrow promoverá a prática esportiva para mais de 10 milhões de pessoas em mais de 100 países até 2020, ano em que Tóquio receberá os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de verão.