Torneio Agostinho Maciel abre a temporada do judô no Pará

A competição realizada no ginásio do SESI abriu a temporada do judô no Pará

A primeira etapa do circuito paraense de judô definiu a equipe que representará o Estado no Campeonato Brasileiro da Região I

Judô Paraense
13/03/2018
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO/ FPAJU
Belém – PA

A Federação Paraense de Judô (FPAJU) realizou o Torneio Agostinho Maciel, primeira etapa do circuito estadual desta temporada, neste sábado (10 de março), no ginásio do SESI em Belém (PA). Participaram 346 atletas, além de 60 crianças que atuaram no festival para judocas entre 7 e 10 anos.

Ao todo 20 clubes competiram, dos quais quatro do interior: Associação Rio Caetê, Escola Mascote, AMAM e Associação Pinheiro. O destaque foi a Associação Veleiro, que inscreveu 36 atletas.

Cerimônia de abertura

O evento promovido pela Federação Paraense de Judô teve apoio do Colégio Santo Antônio, Biscoitos Trigolinos, FAMAC/UNOPAR, SESI-PA, Devry FACI, Universidade da Amazônia (UNAMA) e Acesso Pará.

Classificatório para o Campeonato Brasileiro da Região I, que se realiza de 20 a 22 de abril em Manaus (AM), o torneio foi coordenado pela comissão técnica formada pelos professores Adaelson Santos, Mário Célio, Rodrigo Rodrigues e Glailson Luz. A comissão integrada pelos professores Mauro Ribeiro, João Santos e Getúlio Botelho coordenou a arbitragem.

Alcindo Campos, Antônio Loro e Eduardo Pinho

A cerimônia de abertura contou a presença de dois ex-presidentes da FPAJU, Eduardo Pinho e Antônio Loro, presidente de honra da Federação Paraense de Judô e presidente da Comissão de Graduação da entidade. Há 57 anos inserido no cenário dos esportes de combate, mestre Antônio Loro é a maior autoridade do mundo das lutas no Pará.

Em uma avaliação rápida sobre a atual gestão da FPAJU, Antônio Loro enfatizou a visão do atual presidente na escolha da equipe que o assessora.

“Seja no mundo empresarial ou no esportivo, ninguém obtém sucesso sozinho. O professor Alcindo Campos é uma pessoa simples, abnegada e dedicada. Uma de suas principais virtudes tem sido a capacidade de aglutinar pessoas comprometidas com o judô e com a gestão da modalidade em nosso Estado. Ele está fazendo uma excelente administração e conta com o apoio dos judocas paraenses”, disse o professor Antônio Loro.

Equipes perfiladas

Com 14 ouros IFPA é a campeã geral

A competição abrangeu disputas nas classes sub 13, sub 15, sub 18, sub 21, sênior, veteranos e judô para todos.

A grande campeã do certame foi a IFPA, que conquistou 14 medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. A vice-campeã geral, Associação Veleiro, totalizou três medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. A Associação Sensei Coelho ficou em terceiro lugar com nove ouros, oito pratas e dois bronzes. A Escola Mascote ficou em quarto lugar, totalizando sete ouros, cinco pratas e três bronzes. Em quinto lugar, a ASFAM obteve sete medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze.

Nova geração de árbitros e mesário do Pará

Lembrando que todas as comissões de gestão que compõem a FPAJU trabalham visando ao aprimoramento técnico da equipe e a excelência na realização de eventos, Alcindo Campos agradeceu a todos os judocas que participaram do primeiro evento oficial desta temporada no Pará.

“Agradecemos aos dirigentes dos clubes e associações, técnicos, árbitros e professores que prestigiaram nosso evento. Fazemos um agradecimento especial aos atletas que, com grande esforço, participam deste evento e garantiram vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Região I, indo a Manaus em busca de maiores objetivos. Nossa gestão é fundada na cidadania e na disciplina, e ficamos imensamente honrados e cheios de orgulho por mais uma missão cumprida”, disse o presidente da Federação Paraense de Judô.

Alcindo Campos fez a entrega da premiação aos medalhistas do festival