Prefeito Jorge Costa prestigia a fase final do Campeonato Paulista Aspirante

Judocas perfilados no shiai-jô

Competição realizada em Itapecerica da Serra para as classes pré-juvenil, juvenil e sênior reuniu 924 judocas de 208 agremiações

Campeonato Paulista Aspirante
7 de outubro de 2019
Por PAULO PINTOI Fotos BUDOPRESS
São Paulo – SP

Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a fase final do Campeonato Paulista Aspirante 2019 no dia 5 de outubro.

A competição voltada para as classes sub 15, sub 18 e sênior reuniu 924 judocas de 208 agremiações no ginásio Antônio Baldusco, em Itapecerica da Serra.

A divisão aspirante é disputada por judocas até a faixa verde. Criado para proporcionar o desenvolvimento técnico dos iniciantes em competições, o Campeonato Paulista Aspirante permite que os atletas disputem medalhas e troquem experiência com adversários do mesmo nível técnico.

Dirigentes e autoridades durante a execução do Hino Nacional

Participaram da cerimônia de abertura autoridades políticas e esportivas, entre as quais Jorge José da Costa, prefeito de Itapecerica da Serra; Francisco de Carvalho, presidente de honra da FPJudô e vereador de Mauá pelo Patriota; Valdomiro de Freitas Dias, o Miro Dias, secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra; José Jantália, vice-presidente da FPJudô; Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô; Silvano Lacerda, assessor do pastor Márcio, presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra; Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem da FPJudô; Allan Dias, vereador de Itapecerica da Serra pelo PSC; Adib Bittar Júnior, coordenador Financeiro da FPJudô; José Carlos Calado, secretário de Governo, Ciência e Tecnologia de Itapecerica da Serra; Júlio César Jacopi, coordenador de eventos da FPJudô; Antônio Carlos Mesquita, presidente da comissão disciplinar da FPJudô; Calasans Camargo, vereador de São José dos Campos pelo PRP; Marco Aurélio Uchida, coordenador de oficiais técnicos da FPJudô; Marilaine Ferranti, coordenadora adjunta de arbitragem da FPJudô; e Eduardo Lourencetto, presidente da Associação Desportiva União da Comarca (ADUC), entidade anfitriã de Itapecerica da Serra.

Completaram a mesa de honra os delegados regionais Osmar Aparecido Feltrim, Sidnei Paris, Hissato Yamamoto, Leandro Tomé Correa, Cláudio Camargo, André Costa Gonçalves, Akira Hanawa e Argeu Maurício Oliveira, além dos 35 professores kodanshas que prestigiaram e engradeceram a competição.

Cinquenta e cinco oficiais técnicos e sete coordenadores atuaram sob o comando de Marco Aurélio Uchida, enquanto 73 árbitros trabalharam sob o comando dos árbitros FIJ A Takeshi Yokoti e Marilaine Ferranti. Entre eles estavam 37 candidatos a árbitro estadual, que foram avaliados pelos árbitros mais experientes também com supervisão de Marilaine Ferranti.

Jorge José da Costa, prefeito de Itapecerica da Serra

Ao dar boas-vindas a todos, o prefeito Jorge Costa reafirmou os laços que unem a Secretaria de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra aos eventos da FPJudô.

“Mas uma vez sediamos um grande vento do calendário esportivo da Federação Paulista de Judô, numa parceria que nos motiva e enche de orgulho. É muito gratificante poder participar do desenvolvimento de uma modalidade esportiva que fomenta o desenvolvimento social e humano, pois esta é também uma das prioridades de nossa gestão”, disse o prefeito de Itapecerica da Serra.

Após cumprimentar as autoridades, atletas e professores, Francisco de Carvalho Filho justificou a ausência do presidente Alessandro Puglia, que não pôde participar da cerimônia por estar em missão com as seleções paulistas sub 18 masculina e feminina no Japão.

“Inicio parabenizando os professores e atletas que asseguraram vaga para participar da fase final do Campeonato Paulista Aspirante. Temos um grande número de atletas inscritos e desejo que todos deem o melhor de si e atinjam seus objetivos. Espero que não ocorra nenhum incidente, principalmente na parte disciplinar, que a meu ver é uma premissa de nossa modalidade. O professor Jigoro Kano criou o judô para ser, acima de tudo, um instrumento de educação. Desejo sucesso a todos, que tenhamos um dia memorável e que vençam aqueles que apresentarem melhor preparo e desempenho durante a competição”, projetou Chico do Judô.

Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô

Na sequência houve o juramento do atleta, comandado por José Jantália, mestre de cerimônias da FPJudô. Em seguida os árbitros se perfilaram para o tradicional rei inicial, conduzido pelo árbitro Kendy Yamamoto.

Antes, porém foi preservado um minuto de silêncio em homenagem aos três judocas falecidos na semana passada: professor Guilherme Nogueira Martinatti, de Vargem Grande, que com apenas 24 anos foi vítima de um grave acidente; sensei Olegário Parente de Oliveira, professor da Associação Ensô de Ribeirão Preto; e Rafael Xuxa. O professor Hissato Yamamoto comandou o mokutô.

Diversidade foi o ponto alto do certame

Prevendo crescimento e fortalecimento contínuos da classe aspirante, Joji Kimura mostrou a pluralidade e os detalhes de uma categoria criada recentemente pela área técnica da FPJudô. E destacou que a cada ano revela maior potencial, com a chegada de novos atletas, técnicos e até mesmo agremiações.

“Em primeiro lugar é importante destacar que fizemos uma competição para três classes apenas, e mesmo assim tivemos quase mil judocas. Apesar de ser um torneio aspirante, a nossa percepção é que o certame exibiu competitividade e nível técnico muito acima da média para este segmento”, avaliou Kimura.

“O que mais chamou a atenção da equipe técnica da FPJudô foi a diversidade de associações e clubes inscritos. Além de recebermos 208 agremiações, notamos que a multiplicidade de escolas foi espetacular. Tivemos clubes grandes e pequenos, academias e projetos sociais de todos os tipos e níveis, o que é de fundamental importância, proporcionando um intercâmbio enorme na base e com judocas de diferentes origens, de todas as regiões do Estado. Além de promovermos intercâmbio, nós conseguimos trazer quase mil novos atletas das classes pré-juvenil, juvenil e sênior para o ambiente competitivo. E pelo que vimos eles gostaram muito, pois, como já disse antes, a competitividade foi o ponto alto da fase final.”

Jorge Costa e Chico do Judô

“Em função desta resposta positiva, tivemos a ideia de, a partir do próximo ano, incluir a pesagem para os atletas das classes sub 18 e adulto, permitindo que a cada etapa possam subir de peso”, acrescentou Kimura. “Pretendemos criar um movimento educativo para que os atletas evoluam tecnicamente, aprendendo e se adequando às normas paulatinamente.”

As classes sub 15 e sub 18 se classificam para o meeting de Santa Catarina, lembrou o coordenador técnico da FPJudô, que considerou esta final bastante positiva devido à participação maciça de atletas e à presença de técnicos que não são vistos com tanta frequência. “Encerro afirmando que o Campeonato Paulista Aspirante definitivamente é um certame inclusivo, tanto para atletas e técnicos quanto para as agremiações.”

Confira aqui a classificação individual de todas as classes e pesos

 

 

Árbitros se preparam para o rei inicial

Parte dos árbitros que atuaram na competição

Allan Dias, Miro Dias, Francisco de Carvalho, Jorge Costa, Adib Bittar, José Jantália e Hatiro Ogawa

Parte dos árbitros que atuaram na competição

Francisco de Carvalho com o professor kodansha Paulo Graça, que há 20 anos mantém um projeto social em Jacareí (SP), no qual ensina o judô gratuitamente para mais de 250 crianças e jovens

Francisco de Carvalho com o professor kodansha José Sinésio Vanzella da Sociedade Esportiva Sanjoanense

Coordenadores e membros do staff da FPJudô