10 de janeiro de 2025
CBKT realiza assembleia geral em Curitiba e define o calendário de 2020
Encontro reuniu representantes de 12 Estados e definiu os eventos nacionais e internacionais da próxima temporada
Gestão Esportiva
23 de dezembro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
Curitiba – PR
Durante o XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, em Curitiba, a diretoria executiva da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional (CBKT) realizou no dia 7 de dezembro assembleia geral para discutir e definir as metas para a próxima temporada.
Dirigentes nacionais e representantes de 12 Estados participaram do encontro realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Compareceram Sérgio Bastos, presidente da CBKT; Arthur Rêgo, diretor Financeiro da CBKT; Kazuo Nagamine, vice-presidente da CBKT; Alessandro Ramos, presidente da Federação de Karatê-Dô do Estado do Paraná; Clóvis César Astrissi, presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado de Mato Grosso; Daniel Nedime, presidente da Federação Paulista de Karatê-Dô Tradicional; Simone Caldas, presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Rio de Janeiro; José Wellington Oliveira, presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Ceará; José Cirone dos Santos, presidente da Federação Piauiense de Karatê-Dô Tradicional; Márcio Jorge Bastos Costa, presidente da Federação Maranhense de Karatê-Dô Tradicional; Eckener Cardoso de Pereira Sobrinho, presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional da Bahia e diretor técnico da CBKT; Celso Ogassawara, presidente da Federação Catarinense de Karatê-Dô Tradicional; Alfredo Aires, representante da Federação Sul-Rio-Grandense de Karatê-Dô Tradicional; Jonathan Miranda Júnior, secretário geral da CBKT; Dernival Benício Jesus Araújo, presidente do Araújo Dojô de Minas Gerais; Ugo Arrigoni Neto, presidente de honra da FKTERJ; e Sérgio Maurício Alves, diretor executivo da fábrica de kimonos Shiroi.
No encontro Sérgio Bastos lembrou que, devido ao calendário extenso dos eventos realizados em torno do campeonato mundial, seria impossível discutir e definir todos os temas da pauta da assembleia geral, que tradicionalmente se realiza no início da temporada.
“Alguns filiados pediram para adiantarmos parte da assembleia que deverá ser concluída em Setiba (ES), e a pauta principal de hoje gira em torno do calendário de 2020. O primeiro tema a ser discutido é a realização do Campeonato Norte-Nordeste de 2020, evento de suma importância para o desenvolvimento técnico da modalidade nestas duas importantes regiões do País”, explicou o dirigente, após a entidade não ter recebido nenhuma proposta concreta, o Piauí teve aprovado o pedido de realização do certame entre 26 e 28 de junho.
Além da confirmação da realização da Copa Sul-Sudeste de 2020, Eckener Cardoso de Pereira Sobrinho, diretor técnico da CBKT, explicou que vários clubes de Goiás estão organizando-se para se filiarem à entidade, que atualmente está sem representantes naquele Estado.
Na sequência, Alessandro Tizony Ramos apresentou proposta para sediar a Copa Sul-Sudeste e um curso técnico paralelo ao evento.
“Em Cuiabá (MT), apresentamos a nossa proposta para sediar a Copa Sul-Sudeste de 2020, nos dias 13 e 14 de junho, em São José dos Pinhais (PR), onde contamos com grande apoio dos governos estadual e municipal. Além do excelente ginásio, São José dos Pinhais dispõe de alojamento para um número bastante expressivo de atletas e membros de comissões técnicas”, disse o dirigente paranaense.
“Queremos realizar e oferecer uma competição de altíssima qualidade e isso passa pela organização e o planejamento do certame. Negociamos com uma empresa que vai fornecer refeições para os atletas com um custo bastante reduzido, no local do evento, e a Federação de Karatê Tradicional do Paraná oferecerá alimentação para todos os envolvidos na realização do certame. Solicitamos duas datas porque pretendemos convidar o sensei Yoshizo Machida para realizar um curso técnico durante a competição. Estamos planejando o evento há vários meses, e contamos com a participação maciça de todos os Estados da nossa região, além de Mato Grosso”, concluiu Alessandro Tizony Ramos.
Na sequência Sérgio Bastos detalhou que existe a possibilidade de Mato Grosso participar da Copa Sul-Sudeste 2020.
“Antigamente nós tínhamos campeonatos em três regiões: Norte-Nordeste, Sul-Sudeste e Centro-Oeste. Após a saída de Goiás, Mato Grosso e Brasília ficaram sem o evento regional. Naquela época deixamos em aberto a possibilidade de participarem de torneios nas regiões que mais lhes conviessem, e neste ano provavelmente o Mato Grosso passará a disputar a Copa Sul-Sudeste, como convidado”, disse o presidente da CBKT.
A realização do Campeonato Pan-Americano ficou definida para novembro em Buenos Aires (Argentina), enquanto o Goshin-dô se realizará de 13 a 15 de março em Setiba (ES). O Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional será disputado de 18 a 20 de setembro em Fortaleza (CE).
O diretor técnico da CBKT finalizou o encontro apresentando a aprovação da normativa inédita para a padronização dos exames de faixas-pretas da CBKT.
“Por várias vezes as gestões anteriores tentaram alcançar este objetivo, mas não deu certo. Felizmente, na assembleia realizada em janeiro em Salvador (BA), nós apresentamos proposta que, após os ajustes realizados na própria assembleia, finalmente foi aprovada. A primeira normativa para exames de faixas-pretas da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional já está vigorando e todos os Estados devem segui-la quando da realização de seus exames de graduação”, detalhou o professor Eckener Cardoso.