Assembleia define as ações e o calendário 2020 do karatê tradicional do Paraná

Alessandro Tizony Ramos, presidente da FKTPr

Representantes de 27 associações, clubes, polos e projetos sociais participaram da assembleia geral ordinária realizada em Guarapuava neste fim de semana

AGO FKTPr 2020
28 de janeiro de 2020
Por ISABELA LEMOS I Fotos BUDOPRESS
Curitiba – PR

Abrindo oficialmente a temporada 2020, no sábado (25 de janeiro) a Federação Paranaense de Karatê-dô Tradicional (FKTPr) realizou assembleia que reuniu dirigentes e representantes de 27 entidades filiadas no campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em Guarapuava. A assembleia geral ordinária contemplou assuntos relacionados à prestação de contas de 2019, o calendário de 2020, revisão de mudanças estatutárias e o acolhimento dos novos filiados.

Dirigentes e colaboradores da FKTPr

Entre as autoridades esportivas presentes estavam Alessandro Tizony Ramos, presidente da FKTPr; Jean Laure Edoardo, vice-presidente da FKTPr; Antônio Carlos Walger, diretor de graduação da FKTPr e presidente da Federação Pan-Americana de Karatê Tradicional; Sadiomar Santos, diretor geral da ITKF; Roney Alberti, coordenador técnico da FKTPr; Rui Marçal, tesoureiro da ITKF; Luiz Carlos Souza, tesoureiro da FKTPr; Rafael Gaertner, conselheiro da ITKF; e Jéssica Ishida, secretária da FKTPr.

José Gilmar de Matos, Luiz Carlos Souza e Alessandro Tizony

Já no início do encontro, Sadiomar Santos, diretor geral da International Traditional Karate Federation (ITKF) trouxe à tona a organização do campeonato mundial, agradecendo a parceria e o apoio prestado pela FKTPr na realização deste grandioso evento. O dirigente colocou-se à disposição no sentido de formalizar futuras parcerias entre a ITKF e a entidade estadual. Na sequência, Sadi Santos entregou um troféu a Alessandro Tizony Ramos, presidente da FKTPr, simbolizando o agradecimento da federação internacional pelo apoio oferecido durante o campeonato mundial.

“Em nome de toda a diretoria da FKTPr e dos nossos filiados, agradeço a homenagem que estendo a todos os karatecas paranaenses que participaram desta importante iniciativa”, disse Tizony.

Representantes das associações e dirigentes que marcaram presença na AGO de 2020

Após os procedimentos formais e a aprovação das contas de 2019, foram reveladas parcerias com novas empresas, como a Kimonos Yama, que fornecerá equipamentos e kimonos para os atletas da seleção paranaense. O escritório contábil RK será responsável pela contabilidade da FKTPr.

Os representantes das associações filiadas foram avisados de que está definitivamente vedada a participação de atletas inadimplentes nos eventos da entidade.

“Daqui por diante a federação fará um controle mais rigoroso em relação a isso. As associações serão notificadas sobre as inadimplências para que se manifestem sobre a regularização; caso não obtenhamos respostas condizentes e a dívida for superior a dois anos, as associações serão automaticamente desligadas da FKTPr”, pontuou o presidente da FKTPr.

Rui Marçal homenageia Alessandro Tizony

Em relação aos exames de graduação, será obrigatório que o karateca possua pontuação suficiente para fazer o exame. O cumprimento deste quesito deverá ser comprovado até a data da realização do exame. Isto significa que não serão mais permitidas pendências em exames de faixa. Outras novidades são as carteirinhas dos federados, além de agasalhos, camisetas e camisas polo que serão colocados à venda, sendo o valor da arrecadação revertido para auxiliar a seleção paranaense.

Alessandro Tizony Ramos ficou surpreso com o número expressivo de representantes das associações presentes na assembleia geral desta temporada.

“Faz muitos anos que não vemos tantos representantes de entidades numa assembleia da FKTPr. Esta reunião foi diferente e discutimos muitos temas. Contudo, transcorreu em tempo recorde. Prevíamos acabar às 17h e encerramos os trabalhos às 16h20, o que comprova que tudo fluiu muito bem e sem muita discussão. Entendo que este é um sinal de que a administração está cumprindo muito bem o seu papel”, disse Ramos.

Assembleia definiu as principais ações da nova gestão

Para o dirigente, o ponto alto da assembleia foi o fato de não haver nenhuma rejeição às inovações que serão implementadas. Segundo ele, isso acontece porque sua equipe age de forma correta, objetiva e transparente.

“Há anos a federação paranaense vinha enfrentando alguns problemas, que finalmente agora serão resolvidos. Tudo foi exposto na AGO e ficou decidido em ata que eles serão eliminados nos próximos dias”, explicou.

Sadiomar Santos, Alessandro Tizony, Jean Laure Edoardo e Rafael Gaertner

No limiar da assembleia também foi proposta a volta da união entre os karatecas paranaenses. O presidente reiterou que, neste primeiro ano da sua gestão e no início desta nova década, esse é o principal objetivo da entidade.

“Temos de estar constantemente à frente dos fatos, transmitir segurança aos nossos filiados e fazer com que todos se sintam assistidos por uma instituição sólida e que lhes ofereça respaldo”, concluiu Alessandro Tizony.

Dirigentes expõem novo material da FKTPr

Marcaram presença na assembleia os seguintes professores: Jean Laure Edoardo (Associação Ichiban); Joel Bini (Associação Mamoru); Antônio Carlos Walger (Dentô Dojô); Marcelo Alessandro Pereira (Associação Shin Hagakure de Karatê); Janete Kutzuruba (Associação Centro-Oeste de Karatê-dô Tradicional); Wagner Prudêncio (Associação de Karatê Jardim Alegre); Edson Silva (Associação de Karatê Jardim Alegre); Guilherme Carollo (Carollo Kan); Márcio Caetano (Associação Barbosa Ferraz); Geraldo dos Santos (Academia Punho Livre); Hilton César Nunes (Academia Kaizen); José Gilmar (Academia Sport Life); Rosana Lima (Academia Kiai Art’s); Valnei Pereira, (Associação ACKT de Cianorte); Leandro Gaia (Associação Kiai); Lucas Salomão (Associação Bushido); Giordana de Souza (Santa Mônica Clube de Campo); Ricardo Luís Buzzi (Academia Bodhidharma); e Lourdes Krieger (Associação Kin).

Confira abaixo os eventos previstos para o karatê tradicional paranaense nesta temporada. A coordenação de eventos da FKTPr lembra que alguns deles ainda estão sujeitos a alterações nas datas e locais.

Roney Alberti, coordenador técnico da FKTPr

Calendário 2020 da FKTPr

7 de março – Curso de arbitragem, ministrado pelo sensei Adeir Gomes, em paralelo ao treinamento da seleção na cidade de Jardim Alegre
13 a 15 de março – Goshin-do 2020 – Setiba (ES)
28 de março – Etapa do Campeonato Paranaense – Pitanga (PR)
18 de abril – Campeonato Norte-Noroeste – Goioerê (PR)
25 de abril – Treinamento da seleção paranaense – Curitiba (PR)
23 de maio – Copa dos Campeões – Curitiba (PR)
13 e 14 de junho – Copa Sul-Sudeste – São José dos Pinhais (PR)
11 de julho – Curso de atualização técnica e exame de faixa preta em Goioerê (PR)
25 de julho – Treinamento da seleção paranaense em Curitiba (PR)
15 de agosto – Treinamento da seleção paranaense em Maringá (PR)
18 a 20 de setembro – Campeonato Brasileiro em Fortaleza (CE)
Gashuku FKTPr 2020 – Sem data definida ainda

Professora Giordana de Souza

Professor Ricardo Luís Buzzi

Dirigentes da ITKF homenageiam o presidente da FKTPr