10 de janeiro de 2025
Presidente do Tóquio 2020 rejeita rumores irresponsáveis sobre o cancelamento dos Jogos Olímpicos
Yoshiro Mori rotulou como rumores irresponsáveis as sugestões para cancelar as olimpíadas e paraolimpíadas, em função do surto de coronavírus e reafirma que os Jogos seguem em frente e conforme o planejado
Jogos de Tóquio 2020
14 de fevereiro de 2020
Por LIAM MORGAN I Fotos GETTY IMAGES
Curitiba – PR
Durante a mais recente revisão do projeto de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, diretor executivo do comitê organizador dos Jogos, reafirmou para o Comitê Olímpico Internacional (COI) que os organizadores não consideram a possibilidade de adiar ou cancelar os Jogos.
As preocupações com o impacto do vírus, dado o nome oficial de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre os Jogos na capital japonesa cresceram nas últimas semanas.
Mas as autoridades de Tóquio 2020 enfatizaram repetidamente que as Olimpíadas – que devem começar com a Cerimônia de Abertura em 24 de julho – e as Paraolimpíadas, acontecerão conforme o que foi programado.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prometeu no início deste mês que o país responderia adequadamente e trabalharia em estreita colaboração com a OMS para garantir que os preparativos para Tóquio 2020 não sejam afetados pelo vírus.
O diretor executivo do Tóquio 2020, Toshiro Muto, admitiu na semana passada que estava “seriamente preocupado que a propagação da doença infecciosa pudesse jogar água fria na realização dos Jogos”.
Mais de 1.350 pessoas na China foram mortas pelo vírus, que se originou em Wuhan, enquanto acredita-se que haja quase 60.000 infecções no total. Nesta quarta-feira (13), o Japão confirmou sua primeira morte pelo vírus, enquanto 247 casos já foram registrados no país.
O surto forçou o adiamento de inúmeros eventos esportivos, incluindo o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Xangai e o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor em Nanjing.
Eventos de várias modalidades esportivas, incluindo alguns classificatórios para os Jogos Olímpicos, foram cancelados, adiados ou removidos da China por causa do vírus.
Atletas chineses também foram impedidos de viajar para eventos fora do país, o que pode reduzir sua presença em Tóquio 2020.
O prefeito da Vila Olímpica de Tóquio 2020, Saburo Kawabuchi, admitiu durante a reunião de revisão do projeto que os organizadores não têm ideia de quando e como este problema será resolvido. “A maior preocupação é o coronavírus e a infecção”, disse ele.
“Com base em várias informações que recebemos, parece que esse vírus não é tão forte quanto o influenza. O vírus é suscetível à umidade e calor. No Japão, temos a estação das chuvas que pode derrotar o vírus”, projeta Kawabuchi.
A reunião contou com a presença do membro sênior do COI, do presidente da Comissão de Coordenação, John Coates e do diretor médico e científico do COI Richard Budgett.
O COI espera atualizações periódicas dos organizadores e do governo metropolitano de Tóquio sobre o vírus para projetar “as precauções necessárias que deverão ser tomadas”, disse Coates.