16 de maio de 2025

Encontro na Alta Paulista, um dos principais berços do judô brasileiro, reuniu 24 professores e representantes de entidades filiadas
4ª DRJ – Alta Paulista
15 de fevereiro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
TUPÃ – SP
No dia 1º de fevereiro a diretoria da 4ª DRJ da Alta Paulista realizou a tradicional reunião que definiu o calendário do judô naquela delegacia regional.
O encontro reuniu 25 professores e representantes de associações, clubes e academias filiados à Federação Paulista de Judô (FPJudô) no auditório do Escritório Contábil Milenium.
Entre os integrantes da equipe que comanda o judô na 4ª DRJ Alta Paulista estavam Raul de Mello Senra Bisneto, delegado; Marina Hanada, tesoureira; Marina Hanada, Heitor Kamada, assessor; Guilherme Meira Trocoli, secretário; Gabriel Macedo Ferreira Bassoli, secretário; Kanefumi Ura, coordenador de arbitragem; Rodrigo Luís Quinhoneiro, coordenador-adjunto de arbitragem; e Francis Minoru Endo Ura, coordenador de oficiais técnicos.
Raul de Mello Senra Bisneto iniciou os trabalhos agradecendo a presença de todos os representantes das filiadas e o empenho e excelente trabalho realizado na temporada 2019.
“Peço a todos que mantenham o foco e a unidade de nossa entidade, o que certamente fortalecerá ainda mais a parceria e a qualidade do trabalho que mantivemos até aqui. Lamentamos imensamente as perdas irreparáveis que sofremos em 2019 com o passamento do professor kodansha 7º dan Joaquim Teruo Nakamura, da Acert, e já no início deste ano com a morte do professor Lauro Yassuo Teshima, das associações de Lucélia e Adamantina, além do nosso eterno parceiro, delegado da 6ª DRJ Araraquarense, professor kodansha Osmar Aparecido Feltrin, nosso querido Mazinho”, lamentou Senra.
Professores da Acert Tupã e secretários da 4ª DRJ, Gabriel Macedo Ferreira Bassoli e Guilherme Meira Trocoli, com Heitor Kamada Júnior, assessor da 4ª DRJ Alta Paulista
Na sequência foram apresentadas as tabelas de custas e de peso do ano de 2020 e discutiram-se as mudanças para esta temporada nas classe sub 13 aspirante, sub 15, 18, 21 e sênior, que irão diretamente para a fase inter-regional do paulista, não existindo mais a fase regional. Também se discutiu o ranking paulista sub 15, sub 18, sub 21 e sênior. Todas as associações foram orientadas sobre a importância da utilização da Plataforma Zempo, a fim de cumprirem a carência exigida para futuras promoções.
O delegado regional enalteceu os resultados da Alta Paulista nos campeonatos paulistas e brasileiros em 2019, já que a 4ª DRJ obteve melhor desempenho que delegacias com porte muito maior. “O excelente resultado que obtivemos, tanto na esfera estadual quanto na nacional, reflete a qualidade do trabalho realizado por cada um dos senhores que aqui estão hoje”, comemorou o dirigente.
Na sequência foi apresentado o calendário de eventos, como cursos, seminários, competições oficiais regionais, inter-regionais e extraoficiais. Ficou definido que a 4ª DRJ delegacia realizará os módulos de arbitragem e para oficiais técnicos no dojô da Acep, em Pompeia. Os módulos de fundamentos técnicos, história, ética e filosofia do judô e de nage-no-kata serão realizados no dojô da Acert em Tupã.
No fim do encontro Raul Senra avaliou positivamente a reunião que deu o hajime na temporada 2020, mas lamentou a acentuada perda de qualidade.
“A reunião correu dentro do esperado, mas lamentei muito o distanciamento do professor kodansha Goro Kosaihira das atividades da nossa DRJ. Lamentavelmente o tempo passou muito depressa, não fizemos a devida transmissão de conhecimento e aquilo que tínhamos de conhecimento e qualidade está no fim. Na minha avaliação, a reposição será muito difícil. Só que o rio continua correndo e vamos continuar mantendo o barco no rumo certo. O pior de tudo foi o pouco caso do professor Umakakeba com tudo e com todos, o que é uma pena”, lamentou o delegado, que elogiou o trabalho realizado em Tupã.
“Estou apostando muito no trabalho realizado pela Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (Acert), e acredito que mais uma vez teremos um ano muito bom nas competições nas categorias de base”, previu o dirigente
Professores presentes no encontro
Kanefumi Ura, Associação Cultural Esportiva de Pompeia; José Antônio do Nascimento, Associação de Judô de Adamantina; Áureo Satoro Nishimura, Acert de Tupã; Uishiro Umakakeba, Associação Judô de Bastos; Raul de Mello Senra Bisneto, Acert de Tupã; Marcos Kassada, Associação Kassada de Marília; Eduardo Hideo Tomiyoshi, Associação Drascenense de Esporte e Cultura; Aparecido Figueiredo, Associação Junqueiropolense de Judô; Francis Minoru Endo Ura, Associação Cultural Esportiva de Pompeia; Eduardo Domingues Marandola, Acert Tupã; Paulo Seitaro Saito, Associação Cultural Esportiva de Pompeia; Guilherme Meira Trocoli, Acert Tupã; Jeferson Zandonadi, Associação de Judô Kassada de Marília; Yasmim Moryama Colucci, Associação Raça de Judô de Quintana; Fernando Colucci, Associação Raça de Judô de Quintana; Antônio Afonso Kazuo, Associação de Judô de Adamantina; Heitor Kamada Júnior, Associação de Judô Kassada de Marília; Gabriel Macedo Ferreira Bassoli, Acert Tupã; Eduardo de Carvalho, Associação de Judô de Garça; Romeu Nishimoto, Associação Nikkey de Marília; Fablini Silva, Associação Judô de Bastos; Moisés Augusto Rodrigues, Associação Sol Nascente de Quintana; e Natália da Silveira Torres, Associação Cultural Esportiva de Pompeia.
Associações da 4ª DRJ – Alta Paulista
Associação Cultural Esportiva Nikkey de Marília
Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã
Associação Dracenense de Esporte e Cultura
Associação Judô de Bastos
Associação de Judô Lucélia
Associação de Judô de Rinópolis
Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Pompeia
Associação de Judô de Garça
Associação Raça de Judô de Quintana
Associação Cultural Esportiva e Educacional Sol Nascente de Quintana
Associação de Judô de Adamantina
Associação Junqueiropolense de Judô
Associação de Judô Kassada de Marília
16 de maio de 2025
14 de maio de 2025
14 de maio de 2025