08 de janeiro de 2025
Lenda do karatê mundial prega união de todos os países e prevê grandes realizações para a ITKF
O romeno Cornel Musat avalia que o atual comando da Federação International de Karatê Traditional oferece oportunidade única para as federações nacionais se reagruparem, restabelecendo a importância da modalidade no cenário mundial
ITKF News
7 de maio de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ISABELA LEMOS/BUDOPRESS
Curitiba – PR
Em sua segunda visita à América do Sul, Cornel Musat, o lendário octacampeão mundial de shiai kumitê, ministrou clínica no ITKF Legends Workshop e foi uma das principais estrelas do extenso programa do XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional e da V Copa Mundial Interclubes, realizados de 2 a 8 de dezembro de 2019, no ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba.
Entre os grandes campeões da ITKF que atuaram no Workshop ITKF Legends 2019 estavam Justo Gómez, o icônico professor argentino heptacampeão mundial de kumitê, kata e fukugô, e o curitibano Ricardo Buzzi, campeão mundial de kumitê individual em Belgrado (Sérvia 2002) e tricampeão mundial por equipe em Davos (Suíça 2004), Saskatoon (Canadá 2006) e Curitiba (Brasil 2010).
Faixa-preta roku-dan (6ª dan), Musat já representou a Romênia em 86 competições oficiais e arrebatou 38 títulos europeus. Verdadeira máquina de conquistar títulos e medalhas, o ex-atleta falou sobre seu momento nos tatamis.
“Competi em todos os níveis durante longos 35 anos e essa fase passou. Atualmente sou treinador da equipe nacional e também tenho atuado na arbitragem”, explicou. O multimedalhista romeno também avaliou o momento atual da International Traditional Karate Federation (ITKF).
“Entendo que a atual gestão nos oferece uma oportunidade única para reagruparmos todas as federações nacionais que integravam a entidade para retomarmos nosso lugar no cenário mundial. Vivemos um momento único e muito favorável para o karatê tradicional mundial”, reiterou Musat.
“Mesmo a certa distância, vemos que a atual diretoria busca inovar e propõe alternativas para a gestão. Desejo que com o tempo as coisas fiquem melhores ainda e que todos os objetivos sejam alcançados. Admiro a forma como o Sensei Gilberto Gaertner conduz a entidade e confio nas projeções feitas por ele até aqui”, afirmou o octacampeão mundial.
Falando especificamente sobre as prioridades para modalidade, Cornel apontou a união como o principal ingrediente para a retomada do crescimento no karatê tradicional.
“Se todas as federações nacionais de karatê tradicional se unirem novamente, certamente seremos muito maiores do que qualquer outra organização de karatê do mundo. Fora isso, e sem querer desmerecer nenhuma entidade, nós reunimos um número de modalidades infinitamente maior, o que torna a nossa prática mais versátil e abrangente quando o tema é fundamento e efetividade”, frisou o karateca romeno.
Musat também elogiou o nível técnico da competição e parabenizou os promotores do XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional. “O evento foi muito bem elaborado e mais uma vez o comitê organizador do Brasil realizou uma grande competição, reunindo os melhores karatecas do mundo. Estrategicamente falando, penso que a realização do XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional no Brasil consolidou a retomada de crescimento da ITKF”, enfatizou o octacampeão mundial.
Cornel Musat concluiu agradecendo o convite feito pela diretoria da ITKF e revelou sua expectativa sobre o futuro da modalidade.
“Competimos por algumas décadas com o Ricardo Buzzi e hoje somos grandes amigos, assim como o Gilberto Gaertner hoje é um grande amigo. Penso que ele é a pessoa certa para comandar a nossa entidade mundialmente e espero que todos nós tenhamos bom-senso suficiente para aproveitar este novo momento e que façamos as escolhas certas. Juntos seremos maiores e infinitamente mais fortes. Sou karateca tradicional e eu amo o karatê tradicional. Após toda a batalha que travamos, espero que o karatê tradicional vença. É difícil, mas tudo que não tem um certo grau de dificuldade não é bom!”, finalizou Cornel Musat.