08 de janeiro de 2025
12ª Delegacia Regional Mogiana faz reunião virtual fundamentada no jita-kyoei
No encontro foram discutidos procedimentos para a reabertura dos dojôs e temas como o calendário e exames de graduação, além de apoio ao filiados
Judô Paulista
14 de maio de 2020
Por PAULO PINTO IFotos DRJ MOGIANA
Ribeirão Preto– SP
Seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô), a diretoria da 12ª Delegacia Regional Mogiana realizou nesta quarta-feira (13 de maio) sua primeira reunião virtual.
Para conectar 48 professores, técnicos, árbitros, gestores e convidados de 23 agremiações, os dirigentes da 12ª DRJ utilizaram o aplicativo Zoom. No encontro virtual foram repassadas todas as diretrizes para a retomada das atividades nos dojôs, assim como as avaliações do momento atual feitas na reunião virtual dos delegados regionais do dia 1º de maio.
Durante uma hora, além das regras para reabertura das escolas e dojôs de judô do Estado, foram repassadas informações sobre datas e prazos para realização dos eventos do calendário anual da FPJudô, como cursos, competições e exames de faixa.
O encontro foi mediado pelo delegado regional e professor kodansha Cléber do Carmo, que contou detalhes do encontro.
“Embora a reunião tenha sido pautada para discussão dos procedimentos para reabertura das escolas e dojôs de judô, aproveitamos a oportunidade para discutir diversos temas relacionados à gestão: datas, calendário, exame de graduação e, principalmente, o momento que vivemos quanto à pandemia. Houve grande interatividade e felizmente percebi um clima de otimismo e uma vontade enorme de retomar os eventos”, disse o delegado regional, que considerou o encontro positivo.
“Os professores estavam aguardando um posicionamento da Federação Paulista de Judô e todos se mostraram satisfeitos com os procedimentos adotados nas últimas semanas. Apesar de certo receio, a maioria absoluta de professores quer executar o calendário inicial da FPJudô, porém seguindo todos os protocolos e, principalmente, obedecendo aos procedimentos recomendados pela comissão científica da entidade. A motivação de todos é enorme”, disse.
Feedback positivo e jita-kyoei
Na avaliação do delegado da 12ª DRJ Mogiana, os participantes da reunião estavam muito contentes pelo retorno e a preocupação que a FPJudô está demonstrando com os praticantes e filiados. Toda a diretoria da Mogiana colocou-se à disposição daqueles que possam estar passando por uma situação mais delicada.
“Se houver alguma entidade ou algum professor que esteja passando por um momento muito difícil, pedimos que procurem a delegacia, pois todos que estão numa condição melhor se propuseram a ajudá-los. Entendemos que este momento é de mostrarmos que somos judocas e temos o dever de apoiar nossos colegas. Quase todos os professores da DRJ estavam presentes e os que não estiveram justificaram a ausência, mas o clima estava muito bom e pude sentir que todos os participantes estavam vibrando muito positivamente”, detalhou Cléber do Carmo.
Futuro virtual
Avaliando a utilização da plataforma Zoom como ferramenta de gestão, o delegado da Mogiana entende que este formato de encontros veio para ficar e futuramente deverá ser utilizado em vários formatos.
‘Um tema bastante comentado no encontro foi a utilização de plataformas virtuais em outras situações. Alguns professores já sugeriram este formato para discutir assuntos administrativos e realizar cursos e congressos envolvendo todos os temas administrativos”, disse o dirigente.
Escolas, clubes e dojôs no encontro
Participaram do encontro virtual os representantes de 23 associações: Associação de Judô Corpore Sano, Ipanema Clube, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Sertãozinho, Associação Kazoku de Judô, Associação Francana de Judô, Departamento de Cultura e Esporte de Serra Azul, SOTEIJU Ituverava, Associação de Judô Enso de Ribeirão Preto, Centro de Treinamento Esportivo e Educacional Takeshi Uemura, Associação Branco Zanol de São Joaquim da Barra, Escola de Judô Gilberti, Projeto de Judô de Morro Agudo, Judô São Francisco, Educa Judô de Orlândia, Associação Kiai-kan de Judô, Associação de Judô Ro-Kan Villela, Fundesport/Araraquara, Sesi Ribeirão Preto, Associação de Judô Divinolândia, Associação Masters de Judô, Associação Batataense de Judô, Xavante Clube de Altinópolis e Associação Kiai Kaha.
Professores, técnicos, árbitros e gestores
Ao todo, 48 professores participaram da primeira reunião virtual da 12ª DRJ Mogiana: Cléber do Carmo, Tadeu Santa Vica, Thiago Santa Vica, Marcos Fonte Boa, Janaina Diniz, Matheus Girardi, Paula Sales Xavier, Hugo Trevizani, José Madeira Júnior, Felipe Zanetti, Carlos Alberto Sato, Taiane Noda, Diego Liberato, Christopher Rodrigues, Gabriel Furlan, Stefanio Stafuzza, Edson Sakomura, Guilherme Gilberti, Pedro Boer, Francisco Aguiar Garcia, Caio Toledo, Guilherme de Felício Chagas, Gilson de Vito, Terêncio Barberio Neto, Carlos Zacarias de Oliveira, Luzia Lourenço Oliveira, Otávio H. Monteiro Silva, Rodrigo Villela, Luciano Rogério António, Kátia Guilhermino, André Ricardo M. Minoda, Lucas do Carmo, Emerson Baldocchi, Danilo Pietrucci, José Raimundo Júnior, Diego Souza, Guilherme Valentini, João Batista de Freitas, Péricles Mendonça, Luís César Merli, Paulo Fontana, Mitsuo Mitsugui Júnior, Tiago Liberato, Paulo Rogério Padovan, André Araújo Garcia, Glauco Louzada e Victor de Souza Rocha.
Entre os membros da diretoria da 12ª DRJ Mogiana que participaram do encontro virtual estavam os professores Cléber do Carmo, delegado regional; Lucas do Carmo, delegado adjunto; Gilson de Vito, diretor de arbitragem; Terêncio Neto, diretor técnico; Danilo Pietrucci, diretor técnico; Emerson Baldocchi, diretor de pesagem; Guilherme Valentin, diretor de pesagem; Katia Guilhermino, diretora de pesagem; Tadeu Vica, tesoureiro; Thiago Vica, diretor de oficiais técnicos; Hugo Trevizani, diretor de marketing; Luiz Antônio, diretor de patrimônio; Pedro Boer, diretor do judô para todos; e Carlos Evangelista, diretor de eventos.