08 de janeiro de 2025
Judô escolar domina as atenções na reunião online da 10ª Delegacia Regional Central
Segundo encontro virtual da 10ª DRJ reuniu 38 professores de nove agremiações e discutiu as possibilidades e a amplitude do judô nas escolas
Judô Paulista
6 de junhode 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO 10ª DRJ
Mogi das Cruzes – SP
Seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô), a diretoria da 10ª Delegacia Regional Central realizou na segunda-feira (1º de junho) sua segunda reunião virtual, utilizando o aplicativo Zoom.
Nela foram discutidos procedimentos e normas para reabertura das escolas e dojôs de judô do Estado e a retomada dos eventos do calendário anual da FPJudô, como cursos, competições e exames de faixa.
O encontro foi mediado pelo delegado regional, professor Leandro Tomé Correa, que além dos avanços da comissão de judô escolar abordou assuntos relacionados ao impacto gerado pela pandemia.
“Os principais assuntos comentados nesta segunda reunião virtual relacionavam-se às possibilidades e à previsão de retorno aos treinos nos dojôs, de forma que os professores possam orientar-se para desenvolver atividades online. Receberam também instruções sobre o preenchimento do formulário enviado pela federação paulista referente ao judô escolar, suas possibilidades e a real abrangência desta prática.”
“Abrimos o canal para que os representantes das associações filiadas à 10ª DRJ Central possam obter as informações referentes ao judô escolar”, prosseguiu o dirigente. “Pedimos ao professor Rafael Amaro que explanasse detalhes sobre o tema e acreditamos que muitas dúvidas foram esclarecidas. Com a abordagem mais ampla, pediram que fizéssemos nova reunião, exclusiva para o judô escolar, mas a data ainda será marcada. Ficou definido que somente os professores que atuam neste segmento participarão desse novo encontro.” Tomé Correa também destacou a importância de serem fornecidas informações mais amplas e embasadas à comissão escolar da FPJudô.
“Outro ponto importante foi a abertura de um canal direto com o nosso representante, proporcionando a troca de ideias, sugestões e críticas quanto à pesquisa enviada pela federação paulista. Precisamos fornecer dados que permitam uma avaliação atual e realista do judô nas escolas, visando à expansão e ao fortalecimento de nossa atuação no segmento socioeducativo.”
O encontro teve a duração de 75 minutos e, na avaliação da diretoria da 10ª DRJ Central, funcionou bem e foi muito produtivo. “A reunião transcorreu de forma tranquila e interativa, e várias sugestões sobre o momento incomum que todos nós vivemos foram feitas pelos professores.”
Professores e dirigentes no encontro
Ao todo, 38 pessoas participaram da segunda reunião virtual da 10ª DRJ Central, entre as quais os membros da diretoria Leandro Tomé Correa, delegado regional; Renato Yoshio Kimura, coordenador técnico; Glauber Aragão, coordenador técnico adjunto; Ana Paula Aquino, coordenadora de oficiais técnicos; Luís Cláudio Assis, tesoureiro; Frederico Kemmerich, coordenador de oficiais técnicos adjunto; Leandro Said, coordenador de arbitragem; e Rafael Amaro, coordenador de eventos e do judô escolar; além dos professores Marco Aurélio Uchida e Mário Assis, membros da área técnica da FPJudô.
Escolas, clubes e dojôs no encontro
Participaram do encontro virtual os representantes de nove agremiações: Academia Chiao de Judô, de Suzano; Associação de Judô Infinity, de Mogi das Cruzes; Judô Clube de Mogi das Cruzes; Academia de Judô Morada do Sol, de Poá; Associação Namie de Judô, de Mogi das Cruzes; Academia de Judô Nove de Julho, de Guarulhos; SESP Poá e Academia de Judô Santa Isabel, de Santa Isabel.