01 de janeiro de 2025
Lançamento do novo portal da ITKF reúne mais de 50 dirigentes de quatro continentes
Evento inédito da International Traditional Karate Federation reuniu os principais nomes da modalidade na Ásia, Europa, África e Américas
Gestão Esportiva
13 de julho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
Curitiba – PR
O Comitê Executivo da International Traditional Karate Federation (ITKF) lançou oficialmente neste sábado (11) o seu novo portal, num encontro inédito de oficiais e membros do comitê executivo, shihan-kai, comitê técnico, comissão de atletas e comissão de comunicação e marketing da entidade.
O professor doutor Gilberto Gaertner, presidente da ITKF, revelou detalhes do primeiro encontro global virtual do karatê-dô tradicional, que se realizou pelo aplicativo Zoom e reuniu mais de 50 dirigentes da Ásia, Europa, África e Américas.
“A ideia foi reunirmos todos os países-membros da organização para apresentar os próximos projetos da International Traditional Karate Federation e lançar ao vivo o novo portal da entidade”, disse o dirigente mundial do karatê-dô tradicional. “Ter um site próprio e atualizado era ponto de honra para podermos avançar institucionalmente. O portal, planejado por nossa equipe, será uma ferramenta valiosa de comunicação oficial para a ITKF e resulta de importante trabalho de grupo. Nossa equipe mostrou disposição e competência, e parabenizo a todos pelo árduo esforço na concretização desse projeto”, disse o dirigente.
Atingindo a expressiva marca de 859 acessos no portal e alcançando 1.064 internautas pelo Facebook, na avaliação de Luiz Alberto Küster, secretário geral da ITKF, a transmissão do lançamento oficial do novo portal via web teve êxito total e superou as expectativas.
“Ao partir, sensei Hidetaka Nishiyama, deixou uma importante missão para todos nós: a responsabilidade de repassar o verdadeiro espírito do karatê para as futuras gerações. O website ITKF será a casa virtual da memória do professor Nishiyama e a mais importante ferramenta de disseminação dos seus ensinamentos, cumprindo a missão dada por ele a todos nós.”
Velocidade da informação
Ao destacar os desafios e enfatizar que a velocidade da informação é determinante hoje, Joarez Evangelista Franco Júnior, assessor de tecnologia da informação da ITKF, revelou os motivos que guiaram a criação no novo portal da entidade.
“Atualmente a comunicação digital é imprescindível e a velocidade faz toda a diferença. Todos buscam informações sobre as instituições na internet e quanto mais estiverem disponíveis maior será a credibilidade da instituição. O que nos guiou nessa jornada foi a necessidade da trazer informações atualizadas de forma rápida, num modelo centralizado e alinhado com os padrões visuais atuais. Os maiores desafios são a consolidação e a manutenção dos dados, mas o lançamento do portal institucional é o primeiro estágio de muitos. Agora temos um canal para comunicar as inovações e divulgar os eventos do karatê tradicional.”
O secretário geral da ITKF destacou as inovações tecnológicas que resultaram numa importante quebra de obstáculos que dificultavam e encareciam a gestão.
“Além do lançamento do nosso novo portal, com inovadoras ferramentas de gestão, tivemos uma reunião virtual global que estabeleceu novo paradigma. Antes, encontros como este – com participantes do Japão, Uzbequistão, Indonésia, Macedônia, Índia, Portugal, Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e México, por exemplo – só ocorriam a cada dois anos, em paralelo aos campeonatos mundiais, devido às dificuldades de agenda e ao custo elevado. O professor Gilberto Gaertner já anunciou a assembleia geral da ITKF para daqui a 90 dias, que também será virtual, para dar andamento a uma pauta que antes se acumulava muito.
Solução digital completa
Joarez Franco pontuou que o planejamento para os próximos estágios inclui plataforma de e-commerce e ensino a distância, além de um sistema completo de cadastramento e acesso de federações e faixas-pretas associados. A ideia é caminhar em direção uma solução digital completa.
O presidente da ITKF lembrou que este foi apenas o primeiro passo. “Temos a pretensão de transformar nosso site numa plataforma que atenderá todas as demandas da Tradicional Karate University e uma série de cursos online por via remota. O site será ampliado na sequência, mas este foi um passo muito importante, até porque a federação internacional estava há muitos anos sem ter um site que pudesse mostrar exatamente o que a instituição pretende e tem para dizer a seus filiados. Hoje temos essa ferramenta que progressivamente será readequada para comportar futuros projetos.”
Inovação histórica na gestão
Gaertner lembrou de outro fato marcante no encontro deste sábado. “Esta foi a primeira reunião virtual da história da ITKF, um encontro no qual congregamos um número muito grande de associados, e isso abre novas perspectivas para que possamos realizar eventos online. Já marcamos inclusive uma assembleia geral que será o primeiro general meeting via remota. Este fato é marcante quando pensamos que contamos com representantes em todos os continentes. A partir disso teremos uma periodicidade maior de encontros, o que ajudará todos os filiados a se atualizarem e nos permitirá tomar decisões mais rápidas e ouvindo todos os envolvidos. Acho que abrimos uma janela muito importante e passaremos a ter mais atividades online. Tivemos uma adesão significativa com mais de 70 dirigentes no nosso link do Zoom. Tivemos pouco mais de 50 países representados, e este é um dado muito interessante. Assim que finalizamos a transmissão recebemos mensagens de apoio à nossa ação inédita, e mais três países já fizeram pedidos de filiação.”
O assessor de tecnologia da informação concluiu mostrando grande otimismo na avaliação do evento. “Fiquei realmente feliz e honrado por estar fazendo parte dessa iniciativa, que acredito ser um marco histórico para a organização. Fiquei impressionado com a quantidade de participantes e países. Todos os membros da diretoria e dos comitês estão bastante comprometidos em manter a tradição, e o nível de seriedade e competência de todos os envolvidos é realmente impressionante. Sem dúvida alguma, o excelente trabalho em equipe e parceria com o comitê de comunicação na criação de conteúdo visual e divulgação do trabalho foram fatores determinantes no sucesso desta iniciativa”, disse Joarez Franco.
Ajuste institucional
Gilberto Gaertner avalia que foi um passo muito importante na direção da modernidade e do futuro da ITKF e acredita que chegou o momento de reorganizar as federações continentais.
“Agora temos acesso a todas as informações e no segundo semestre faremos as eleições nas federações continentais com a participação de todos países que estiverem devidamente habilitados e em dia com a entidade. Na sequência vamos iniciar o processo de cadastramento dos faixas-pretas registrados na ITKF. No espaço em que temos os membros filiados, também teremos um setor específico para inserir os faixas-pretas de cada país que estiverem formalmente registrados na ITKF. Isso oferecerá mais segurança para os praticantes de karatê tradicional no mundo todo. A partir de então, todo praticante poderá identificar quais professores estão efetivamente registrados na ITKF para ministrar aulas de karate tradicional. A partir desse momento faremos um importante ajuste institucional”, disse o dirigente, que finalizou destacando os objetivos da entidade.
“Temos metas que já estão em andamento para o aumento de filiados; uma específica para cada federação continental cumprir até o fim deste ano, e outra mais ousada para ser atingida até o fim de 2021. A proposta institucional é fecharmos 2021 com 70 países filiados, e isso vai dar muito trabalho para a nossa comissão técnica, porque teremos a entrada de muita gente nova e todos estes praticantes precisarão ser capacitados com a base técnica do karate tradicional. Já estamos nos preparando para isso” prevê o professor Gaertner.
Membros da ITKF no encontro
Entre os dirigentes da ITKF que participaram do encontro estavam Gilberto Gaertner, presidente; Antônio Walger, presidente da Federação Pan-Americana; Vladimir Jorga, presidente da Federação Europeia; Ibrahim Al-Bakr, presidente da Federação Africana; Richard Jorgensen, conselho executivo; Dejan Nedev, conselho executivo; Luiz Alberto Küster, secretário geral; Rui Francisco Martins Marçal, tesoureiro; Sadiomar Santos, diretor geral; Fernando Silva, controller; e Jorge Alexandro Crosa Pérez, controller.
Entre os membros do comitê técnico da ITKF no encontro estavam Richard Jorgensen (Canadá), Tasuke Watanabe (Brasil), Gilberto Gaertner (Brasil), Vladimir Jorga (Sérvia), Vencislav Nedev (Macedônia), Eligio Contarelli (Itália) e Justo Gómez (Argentina).
Os representantes do shihan-kai que estavam no encontro eram Tasuke Watanabe (Brasil), Vladimir Jorga (Sérvia), Richard Jorgensen (Canadá), Bernardo Contarelli (Itália), Gilberto Gaertner (Brasil) e Vencislav Nedev (Macedônia).
Membros da comissão de atletas no encontro virtual: Dejan Nedev (Macedônia), Cornel Musat (Romênia), Ricardo Luiz Buzzi (Brasil), Manona Danciu (Romênia) e Martina Rey (Brasil).
Membros das áreas de comunicação, tecnologia da informação e assistentes no encontro: Eyal Nir (Israel), Leonardo Neves Berg do Prado (Brasil), Ibrahim Albakr (Egito), Roman Pavlovic (Eslovênia), Vinícius Sant’Anna Pinto (Brasil), Joarez Evangelista Franco Júnior (Brasil), Rafael Gustavo Gaertner (Brasil), Francisco Alexandre Martins (Brasil), Antônio Sérgio Palu Filho (Brasil) e Alessandro Tizony Ramos, presidente da Federação Paranaense de Karatê Tradicional.
Dirigentes dos países-membros
Entre os dirigentes dos países-membros da ITKF no encontro estavam Juan Diego Montezuma (Costa Rica), Enrique Sufront (República Dominicana), Hector Maroli (Argentina), Sérgio Luís Bastos (Brasil), Alessandro Tizony Ramos (FKTPr), Wei Wilson Borges (Equador), Jorge Alejandro Crosa (Uruguai), Cristopher Marcelo Norambuena (Chile), Wilfredo Briceño Zamudio (Peru), Alfredo Arguello Hermida (Venezuela), Kadir Bouguettaya (Algéria), Viviana Elena Moreyra (Paraguai), Moussa Djuma Moise (Congo), Muhamed Sarr (Egito), Lotfi Ouertani (Tunísia), Said Mohamed (Comoros), Redzep Gradan (Bósnia e Herzegovina), Olga Raptev (Bulgária), Rachmy Soebajo (República Tcheca), Hugo Omar Adamoli (Espanha), El Marhomy Sandrine (França), Manfred Schmoigl (Alemanha), Bernardo (Dino) Contarelli (Itália), Vencislav Nedev (Macedônia), Kjersti Leiren Boag (Noruega), Fernando Manuel da Silva (Portugal), Nicolae Marandici (Romênia), Vladimir Jorga (Sérvia), Marko Mitrovic (Eslovênia), Kucherenko Vera (Ucrânia), Rajnish Kumar (Índia), Muhamad Muchlas Rowi (Indonésia), Eyal Nirr (Israel), Ahmed Hassan Alkhlefe (Kuwait), Jalal-Ud-Din (Paquistão), Ibahem Abukaf (Palestina), Shukhatjon Kushmuradov (Uzbequistão), John Price Kataoka (Japão), W. J. B. Dedunupitiya (Siri Lanka), Suren Matevosyan (República da Armênia) e Roman Generalov (Rússia).