Prefeitura anuncia reabertura de academias e a ampliação para funcionamento de bares em BH

As academias poderão reabrir sem restrição de horário ou dias da semana

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou na manhã desta quinta-feira (27) a reabertura das academias e a ampliação do funcionamento de bares e restaurantes da cidade

Cotidiano
27 de agosto de 2020
Por ITATIAIA I Fotos ARQUIVO JOHN ARANO e MR. LEE / UNSPLASH
Belo Horizonte – MG

As academias de Belo Horizonte poderão voltar às atividades a partir da próxima segunda-feira (31), sem restrição de horário e de dias de semana, mas com agendamento prévio e respeitando o limite de uma pessoa a cada 7 metros.

Os bares e restaurantes continuarão abrindo para almoço de segunda a quinta-feira, das 11h às 15h. Na sexta, os estabelecimentos poderão funcionar das 17h às 22h, com venda de bebidas alcoólicas. No fim de semana, estão autorizados a manter as atividades das 11h às 22h.

Os estabelecimentos terão que adotar algumas medidas de prevenção, assim como os outros setores que já foram contemplados nas fases anteriores de flexibilização

A ampliação para bares e restaurantes ocorre após audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nessa quarta-feira, da qual participaram representantes da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da PBH.

Veja como as academias poderão funcionar em BH a partir de segunda-feira

Para a volta, os estabelecimentos terão que adotar algumas medidas de prevenção à covid-19, assim como os outros setores que já foram contemplados nas fases anteriores de flexibilização. O protocolo é válido para academias, centros de treinamentos físico e/ou esportivo e para os profissionais autônomos de educação física.

Diferentemente dos outros estabelecimentos que já foram autorizados a reabrir, as academias não terão restrição de horário. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, André Reis, a restrição não será feita porque cada local terá que adaptar o número de alunos aos protocolos criados.

“Não vamos tratar de restrição de horários e dias da semana, porque diferente de outras atividades comerciais, eles têm contratado um lote de clientes e ele tem que encaixar esse lote. Ele vai ter que fazer uma distribuição das pessoas dentro desses horários durante o dia”, explicou.

Protocolo

■ Capacidade máxima de 1 pessoa a cada 7 m² em ambientes fechados, incluindo os funcionários.

■ Realizar controle de entrada e saída para assegurar a lotação máxima.

■ Impedir a entrada de pessoas sem máscara ou que não estejam utilizando a máscara de forma adequada.

■ Impedir a entrada de pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,8ºC ou apresentem

sintomas de gripe ou resfriado.

■ Realizar os atendimentos apenas com agendamento prévio de horário.

■ Os frequentadores deverão portar garrafa para hidratação própria, utilizar toalhas pessoais e prender cabelos.

■ Não deverá haver contato físico entre alunos e instrutores, mesmo nas atividades ao ar livre.

■ Disponibilizar solução desinfetante para realizar assepsia dos calçados nas áreas em que os treinos são realizados na superfície do chão e/ou designar área para que os frequentadores possam realizar atividades   que tenham contato com o chão (como flexão, alongamento e abdominal).

■ Interrupção do uso de identificadores digitais, ou assepsia antes e após o uso destes.

■ Restringir o uso de vestiários à sua capacidade de uso de chuveiros e sanitários.

■ Vedado o uso de ventiladores com alta potência.