Centro Universitário UniFatecie lança pós-graduação em judô

Curso Bases Científicas no Treinamento do Judô será ministrado em nível lato sensu e terá duração de 360 horas

Palestras & Cursos
4 de novembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO
São Paulo – SP

A partir de novembro os profissionais de judô e áreas relacionadas com formação universitária poderão buscar qualificação adicional no curso Bases Científicas no Treinamento do Judô, em nível lato sensu, com ênfase no treinamento científico e duração de 360 horas.

A UniFatecie, responsável pela iniciativa, já visualiza futuros cursos de mestrado e doutorado em nível stricto sensu.

Professor Luiz Francisco Camilo Júnior

A instituição decidiu pela realização do curso na modalidade Ensino a Distância (EAD), em função das restrições a que a sociedade está submetida devido à pandemia do coronavírus.

Os alunos serão contemplados com conceitos relacionados às ciências do esporte, com viés atrelado à formação profissional e científica dos profissionais de judô e esportes de combate.

Coordenador do curso, o professor doutor Sérgio Luiz Carlos dos Santos explicou um dos principais diferenciais do programa: “Buscamos selecionar profissionais que tiveram a parte prática atrelada ao conhecimento científico durante o curso de educação física e em programas de pós-graduação. Nosso corpo docente tem experiência tanto no campo prático quanto no teórico”.  Além de 5º dan em judô, o professor Sérgio é formado pela USP, possui especialização em treinamento desportivo pela Universidade de Tsukuba (Japão) e mestrado, doutorado e PhD pela Universidade de Barcelona (Espanha).

Dr. Sérgio Luiz Carlos dos Santos

Campeão dos Jogos Pan-Americanos em 2003, integrante da seleção olímpica em 2004 e mestrando em ciências da motricidade (Unesp – Campus Rio Claro/SP), Luiz Francisco Camilo Júnior, o Chicão, é um dos professores do curso e aponta a necessidade de diálogo e de um posicionamento mais crítico acerca da formação de novos instrutores e técnicos de judô. “As demandas do esporte moderno que vêm acompanhando as constantes transformações da sociedade carecem de um olhar com maior profundidade acerca do fenômeno esportivo; além das questões técnicas, devem ser abordados os conceitos científicos”.

Relacionado ao corpo docente, Francisco Camilo destaca que o curso terá professores que atuam nas seleções da CBJ e um dos mais importantes pesquisadores de judô no Brasil e no mundo, o professor doutor Alexandre Janotta Drigo.

Para mais informações sobre o curso os interessados devem acessar www.unifatecie.edu.br

Confira a lista de docentes do curso
Dr. Sérgio Luiz Carlos dos Santos (doutor em ciências do esporte e pedagogia)
Dr. Sérgio Gregório da Silva (doutor em fisiologia)
Nicodemos Filgueiras Jr. (mestre em educação física)
Roberta Albuquerque Lima (especialista em bases nutricionais)
Luiz Francisco Camilo Júnior (mestrando pela Unesp)
Dr. Alexandre Janotta Drigo (doutor em educação física)
Antônio Carlos Tavares Jr. (doutorando pela Unesp)
Marcus Fabio Agostinho (mestrado em educação física)
Roberta Oliveira Souza (doutorada pela Universidade de Barcelona)
José Olívio (doutorando pela Unesp)
Oswaldo Cupertino Simões (mestre em educação física)
Sérgio Lex (especialista em formação pedagógica)