11 de novembro de 2024
Eleição para Comissão de Atletas do COB bate recorde de votantes logo no primeiro dia do pleito
No primeiro dia da votação, que vai até quarta-feira, 177 atletas dos 562 aptos escolheram os representantes para o ciclo que vai até as Olimpíadas de Paris 2024. Número supera o total de 2016
Gestão Esportiva
9 de novembro de 2020
Por MARCEL MERGUIZO / GLOBO ESPORTE
Fotos BUDOPRESS e Divulgação/COB
São Paulo – SP
A convocação de eleitores para aderirem à votação em massa aparentemente não ficará restrita às eleições americanas. Em uma eleição bem menor, mas também importante e com a participação ativa de atletas, os votos já foram recordes já no primeiro dia de pleito.
A escolha da nova Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o ciclo que vai até às Olimpíadas de Paris 2024 alcançou um recorde logo no primeiro dia. Nesta segunda-feira, foram 177 votos em um colégio eleitoral que conta com 562 atletas. A participação é de 31% dos eleitores aptos para o voto. E a eleição vai até quarta-feira. O número de 2020 supera o de 2016, quando 170 atletas participaram. A escolha é feita de forma online. Cada eleitor recebeu um e-mail com instruções para votação eletrônica, com login e senha únicos para garantir a segurança no processo.
Para votar, um atleta precisa ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014 e 2018) ou de Verão (2012 e 2016). Eles escolherão os 25 novos integrantes da Comissão de Atletas do COB. São 62 candidatos, sendo 32 mulheres e 30 homens, na disputa pelas 25 vagas. Segundo as regras do COB, serão eleitos 21 atletas que tenham participado dos últimos Jogos Olímpicos e outros quatro que tenham participado exclusivamente de Olimpíadas anteriores a Londres 2012. A votação vai até quarta-feira, às 17h (horário de Brasília).
Neste ano, a Comissão de Atletas passa de 19 representantes, 12 com direito à voto na eleição para presidente do COB, para 25 no total, 19 deles votantes no próximo pleito presidencial do comitê, em 2024, depois dos Jogos de Paris. Na eleição de 2020, os atletas tiveram papel fundamental na definição do ganhador, o atual presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.
E o número de votantes neste ano podia ser ainda maior. Isso porque atletas de esportes que vão estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para o ano que vem, não poderão votar. O pleito foi, inclusive adiado porque houve judicialização do processo por reivindicação da Confederação Brasileira de Skate. A decisão de suspender o pleito havia sido tomada pela 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro, pelo fato de que apenas atletas que já participaram de alguma edição olímpica poderem votar e serem eleitos para a comissão, renovada nos anos olímpicos. Mas como os Jogos de Tóquio foram adiados para 2021, esportes como skate, surfe e escalada esportiva, que estrearão no programa, não serão representadas no próximo ciclo de quatro anos. Hoje, porém, não há mais determinação da Justiça para a suspensão da eleição da Comissão de Atletas do COB.