20 de janeiro de 2025
Justo Gomez transmite no Paraná os fundamentos de Hidetaka Nishiyama
O professor argentino, heptacampeão mundial e faixa preta 7º dan, deu prosseguimento ao seu objetivo de transmitir e disseminar os princípios do karatê tradicional
FKTPr Paraná
13 de janeiro de 2021
Por ISABELA LEMOS I Fotos DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR
Em dezembro de 2020, como parte do tour da International Traditional Karate School (ITKS), o Paraná recebeu os workshops ministrados pelo professor shichi-dan (7º dan) Justo Gomez, que tiveram como foco principal a revisão e a disseminação dos princípios e fundamentos técnicos criados pelo mestre Hidetaka Nishiyama. Uma das maiores referências técnicas do karatê tradicional em nível global na atualidade, sensei Gomes passou por sete cidades e falou para pouco mais de 1.500 karatecas.
Seguindo rigorosamente os protocolos de prevenção e distanciamento social propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os eventos promovidos pela Federação de Karatê Tradicional do Paraná (FKTPr) tiveram apoio de Kimonos Yamaha e Kimonos Shiroi, sob a chancela da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT).
Organizado por Alessandro Ramos, presidente da FKTPr e diretor da ITKS Brasil, o tour durou uma semana e percorreu diferentes cidades e dojôs paranaenses, entre os quais Mamoru Karatê-Do, de Palmital; Academia Makoto de Karatê-do Tradicional, de Laranjeiras do Sul; Carollo Kan, de Curitiba; Academia Bodhidharma, de Curitiba; Academia Todome, de Cruzeiro do Oeste; Academia Nintai, de Goioerê; Dojô Caetano, de Barbosa Ferraz; e Dojô Takai Karatê-do, de Mauá da Serra.
Apoio incondicional do corpo de professores
O secretário-geral da ITKF, Luiz Alberto Küster, afirmou que a FKTPr, sob a liderança de seu presidente, sensei Alessandro Tizony Ramos, demonstra perfeita sincronia com os preceitos e propósitos estabelecidos pelo mestre Nishiyama para a ITKF: popularizar e desenvolver o karatê tradicional na direção correta por meio do fortalecimento de relações amigáveis entre seus membros. Para ele, o karatê paranaense teve um grande ganho em qualidade, técnica e desenvolvimento. Por isso, cumprimentou a diretoria da FKTPr pela iniciativa.
“O Estado do Paraná tem sido uma verdadeira forja de campeões nacionais, continentais e mundiais. O nível de nossos mestres transcendeu a imaginação original de Takuo Arai, o pioneiro fundador do karatê tradicional por aqui. Adquiriu projeção mundial. Ainda assim, o intercâmbio de ideias e princípios de treinamento com professores de outros países promove melhorias e desenvolvimento sem paralelo. O apoio incondicional de nosso corpo de mestres à vinda do sensei Justo Gomez foi uma demonstração cabal deste entendimento”.
Küster teve a oportunidade de acompanhar os professores Gomez e Tizony na Academia Bodhidharma, em Curitiba, onde se encontraram com o presidente da ITKF, Gilberto Gaertner, o diretor financeiro da ITKF, Rui Marçal, e o professor Benedito Barboza, entre outros. “Foram duas horas excepcionais. De karategi, executamos os exercícios de pulsação, respiração, contração e explosão. A exaustão ao final, registrada com síntese pelo mais novo faixa-preta do grupo, sensei Raphael Gaertner, era a confirmação dos fluxos de energia que transitaram durante o estudo”, enfatizou o secretário-geral da ITKF.
Momento único
O diretor financeiro da ITKF, Rui Marçal, avalia que a FKTPr proporcionou aos karatecas paranaenses o aprimoramento de seus conhecimentos e, o mais importante, motivação para continuarem treinando.
“O sensei Justo Gomez é um ícone no karatê tradicional. Além de seu valor como atleta, teve a oportunidade de aprender diretamente com o mestre Nishiyama, cujos ensinamentos tem compartilhado. Ele demonstra conhecimento técnico e usa uma didática própria, o que facilita a compreensão. Foi um momento especial para aqueles que puderam estar no curso”, afirmou Marçal.
Legado de Nishiyama
O presidente da FKTPr, Alessandro Tizony, considera uma grande alegria ter realizado esta parceria com o embaixador da ITKF. A vinda de Justo Gomez exigiu avaliação prévia da possibilidade de incluir diversos municípios, principalmente diante da necessidade de cumprir todos os protocolos de distanciamento social. Para o dirigente, o karatê tradicional no Estado é muito ativo e os praticantes demonstram grande inclinação para adquirir novos conhecimentos.
“Escolhemos Justo Gomez para ministrar cursos no Paraná devido à sua fama no País, na América e no mundo todo. E não é à toa, já que seu longo e rico histórico dentro do karatê inclui sete títulos de campeão mundial e treinamentos constantes ao lado de Nishiyama. O trabalho que ele executou no Paraná foi transmitido a ele pelo próprio mestre. O enriquecimento da nossa arte é muito grande por estarmos voltando à raiz da modalidade, iniciada no Japão”, explicou Tizony.
Todome Waza
O professor argentino Justo Gomez entende que a ITKS tem como referência e objetivo principal retransmitir e continuar a divulgar o valioso legado do mestre Nishiyama. Para ele, foi uma grande oportunidade estar mais próximo dos professores e alunos de diferentes dojôs das cidades visitadas, que normalmente têm dificuldade em chegar aos grandes centros onde geralmente se realizam os seminários internacionais.
“Esta viagem permitiu-me também partilhar momentos de conversas com velhos amigos e colegas de competições internacionais e mundiais. Naturalmente, surgiram memórias de grandes ocasiões e lutas memoráveis. Os organizadores de cada cidade foram muito hospitaleiros com o evento em si e comigo. Os diversos cursos contaram com a participação de atletas de alto nível da seleção brasileira e atuais campeões mundiais, além de professores renomados que prestigiaram o encerramento das atividades de 2020 do Estado do Paraná”, relatou Gomez.
O professor argentino fez um breve resumo de sua passagem pelo Paraná. “Na cidade de Mauá da Serra, visitamos meu amigo sensei José Salles, que organizou um curso particular para seus alunos devido ao distanciamento social. Já em Barbosa Ferraz, nos encontramos com o professor Márcio Caetano e compartilhamos bons momentos de memórias e conversas técnicas, além de visitarmos o sensei Wagner Prudêncio em Jardim Alegre.”
Na capital do Paraná, os professores Gilberto Gaertner e Luiz Küster, receberam Gomez na Academia Bodhidharma junto a um grupo de karatecas jovens e outros com grande experiência e muitos anos de prática. O curso técnico teve como tema Todome Waza, o principal alicerce do karatê tradicional.
Gomez fez um agradecimento especial a Vera Dias, de Laranjeira do Sul, pela excelente organização do curso, que na inauguração contou com a presença e o apoio do secretário estadual dos Esportes.
“Contamos com a presença do professor Cícero Santos, apoiando o desenvolvimento da atividade de nossa escola no Paraná”, destacou Gomez. “A colaboração do sensei Nilson Backes, de Guaraciaba, foi fundamental para a realização de toda esta atividade. Fomos acompanhados também pelo renomado professor Altamiro Rodrigues, de Cascavel, atual representante da ITKS Brasil em sua cidade”.
Justo Gomez conclui dizendo que o evento revelou-se excelente fechamento de ano para o karatê tradicional paranaense e seus praticantes que, ao longo do ano, ficaram sem a possibilidade de atividades presenciais e menos ainda em nível internacional.
“Meus agradecimentos às autoridades da CBKT e da FKTPr pelo apoio incondicional e pela excelente predisposição para o desenvolvimento das atividades do karatê tradicional que, sem dúvidas, traz uma grande contribuição a todos os seus seguidores. Com o firme propósito de continuar crescendo e trabalhando, apoiamos o desenvolvimento da linha técnica que promove e divulga os princípios técnicos do karatê tradicional transmitidos pelo sensei Nishiyama”, finalizou o professor.
Democratizando informações técnicas diferenciadas
O presidente da ITKF, Gilberto Gaertner, considera a iniciativa extremamente importante neste momento de grande restrição e dificuldade, além de manter a tradição do Paraná de trazer eventos internacionais, iniciada em 1994. Gaertner acredita que o curso veio preencher uma lacuna da falta de atividades presenciais e cumpriu a função de democratizar informações técnicas diferenciadas ao atingir boa parte do interior do Estado.
“O sensei Gomez ministrou em Curitiba um curso de ótimo nível técnico, abordou os fundamentos de dinâmica corporal, visando a potencializar a eficácia das técnicas. Enfatizou também como utilizar a pressão sobre o solo e aproveitar a força de reação e enfatizou os princípios de contração e expansão integrados ao olhar e à intencionalidade. Cumprimento e destaco o trabalho do sensei Alessandro Ramos pela iniciativa extremamente benéfica para todos os envolvidos”, concluiu o dirigente global.