20 de janeiro de 2025
Governo japonês confirma convênio para fornecer equipamento para a FPJudô
Entre o material esportivo disponibilizado estão os tatamis para o novo centro de excelência do judô paulista e para o dojô do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT)
Gestão Esportiva
16 de fevereiro de 2021
Por PAULO PINTO
São Paulo–SP
Reafirmando os laços que unem o judô paulista ao governo do Japão, a diretoria da Federação Paulista de Judô (FPJudô) inicia a temporada comemorando a concretização de um projeto iniciado em outubro de 2019, quando Alessandro Puglia, vice-presidente da entidade, foi ao Japão em busca de novas parcerias acompanhado do professor kodansha Takanori Sekine, então presidente do Instituto Kodokan do Brasil.
“Durante estes 16 meses tivemos de providenciar a farta documentação que o governo do Japão exige em ações dessa natureza. Em novembro, representantes do Consulado Geral do Japão em São Paulo visitaram o Centro de Aperfeiçoamento Técnico da Federação Paulista de Judô (CAT), no bairro da Água Branca, e eles conheceram o dojô Mário Katsumi Matsuda”, detalhou o dirigente.
Participaram do encontro Watanabe Sota, vice-cônsul, e Regina Erika Shiino, assessora consular, além de Alessandro Panitz Puglia, vice-presidente da FPJudô; Roberto Joji Kimura, coordenador técnico da FPJudô; e Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da entidade. Em janeiro o Consulado Geral do Japão informou que o convênio havia sido aprovado.
“Ficamos muito felizes com o resultado prático dessa iniciativa, pois beneficiará milhares de judocas que passarão pelo novo centro de excelência do judô do Estado de São Paulo, bem como todos os judocas que diariamente realizam treinos de aperfeiçoamento técnico no CAT.”
Outro ponto extremamente importante, para Puglia, é que a concretização desse convênio ratifica a confiança do governo japonês na FPJudô e expõe o entrosamento que o judô paulista mantém as origens da modalidade. “Parcerias como esta e com a Ajinomoto, a gigante mundial de alimentos, consolidam a seriedade do nosso trabalho e o profissionalismo de toda a equipe da federação paulista”, disse. Em seguida, manifestou seu agradecimento ao cônsul-geral do Japão de São Paulo e ao governo japonês.
“Em nome da diretoria da Federação Paulista de Judô e de todos os praticantes da modalidade, fazemos um agradecimento especial ao governo japonês e a Kuwana Ryosuke, cônsul-geral do Japão em São Paulo, que mobilizou grande parte de sua equipe para concretizar esse convênio tão importante para o judô do Estado de São Paulo.”