Soraia André fala sobre a primeira participação feminina nos Jogos Olímpicos em live da 7ª DRJ Sudoeste

A professora kodansha roku-dan Soraia André © Arquivo

A professora kodansha roku-dan participou da primeira edição dos Jogos Olímpicos aberta às mulheres praticantes do judô e coleciona várias conquistas internacionais

Palestras & Lives
19 de março de 2020
Por PAULO PINTO
Curitiba (PR)

Neste sábado (20), a 7ª Delegacia Regional Sudoeste da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizará uma transmissão ao vivo com a professora kodansha roku-dan (6º dan) Soraia André, uma das pioneiras do judô feminino no Brasil. Em parceria com a dra. Gabriela Conceição de Souza, no bate-papo virtual ela abordará sua participação nos primeiros Jogos Olímpicos aberto às judocas.

A palestra será transmitida pelo canal do YouTube da 7ªDRJ Sudoeste às 16 horas e será apresentada por Cristina Amorim, coordenadora técnica e de comunicação da delegacia regional, e mediada por Ana Cláudia Gomes, integrante da equipe de comunicação. Os participantes que se inscreverem pelo Sympla, assistirem à palestra e assinarem a lista de presença receberão certificado. As inscrições ficarão abertas até o início da transmissão.

A professora kodansha Soraia André foi uma das pioneiras do judô feminino no Brasil, ainda nos anos 1970, quando a prática da modalidade ainda era proibida para as mulheres. Sua trajetória no judô foi marcada por participações vitoriosas em importantes eventos nacionais e internacionais. Uma de suas conquistas foi ter participado dos primeiros Jogos Olímpicos em que as mulheres foram admitidas no judô, em 1988, junto com Mônica Angelucci.

Soraia integrou a seleção brasileira de judô por 12 anos entre 1980 e 1992 e conquistou os títulos de campeã sul-americana e pan-americana, hexacampeã brasileira e paulista e vice-campeã mundial universitária. Participou de três edições dos Jogos Pan-Americanos, conquistando dois bronzes e um ouro na competição. Em sua vasta e vitoriosa trajetória nos tatamis representou as cidades de Guarulhos, Santos, São José do Rio Preto, Santa Cruz do Rio Pardo e Santo André em Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, sagrando-se campeã nas categorias meio-pesado e absoluto.

Ativismo social

Ao longo de sua carreira como atleta, a professora kodansha enfrentou muitas adversidades e, depois de afastar-se das competições, continua dedicando-se ao judô, tendo como exemplo a emblemática passagem pela República de Angola, país da África Central, no qual pôde disseminar seu conhecimento judoístico em comunidades carentes. Atualmente, Soraia é uma das poucas mulheres kodanshas do Brasil em atividade e está estreitamente ligada a estudos da psicologia humana e questões étnico-raciais.

Soraia é campeã sul-americana e pan-americana, hexacampeã brasileira e paulista e vice-campeã mundial universitária, campeã dos Jogos Pan-Americanos e possui dois bronzes na competição © Arquivo

7ªDRJ Sudoeste Convida
Palestra: Soraia André e a primeira participação feminina nos Jogos Olímpicos
Realização: 7ªDRJ Sudoeste e dra. Gabriela Conceição de Souza
Convidada: Soraia André
Data: 20 de março de 2021
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Plataforma: YouTube
Acesso: https://bit.ly/3szirx3