Tóquio 2020 entra no modo de entrega operacional

Faltam 63 dias para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 © COI

A última reunião da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos concluiu e tornou mais claro do que nunca, que os Jogos Olímpicos serão seguros para os atletas e os japoneses

Jogos de Tóquio 2020
23 de maio de 2021
Fonte COI
Curitiba (PR)

A 11 ª e última reunião (19-21 de maio) da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) ‘s para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 concluiu hoje, e tornou-se mais claro do que nunca que estes Jogos serão seguros para todos participantes e os japoneses.

A sessão de abertura das reuniões contou com a presença de Thomas Bach, presidente do COI, que aproveitou a oportunidade para concentrar esforços neste período crucial para os Jogos. Ele disse: “Faltando apenas 65 dias para a cerimônia de abertura, agora estamos muito focados nas entregas. Os atletas de todo o mundo são gratos ao Japão por seus preparativos diligentes e estão ansiosos para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, onde poderão finalmente brilhar ”.

Seiko Hashimoto, presidente da Tokyo 2020 © Japan Today

Com Tóquio 2020 totalmente na fase de entrega operacional, o presidente do COI confirmou que até 75% dos residentes da Vila Olímpica já estão vacinados ou têm a vacinação garantida; e que há boas razões para acreditar que esse número será bem superior a 80% na época dos Jogos.

Isso também foi possível pela iniciativa mais recente do COI com a doação de vacinas da Pfizer/BioNtech aos participantes. Outro impulso foi o anúncio de que a Panam Sports ofereceu vacinas a todos os atletas qualificados e oficiais credenciados da região que ainda não foram vacinados contra a covid-19. Essas notícias positivas representam o verdadeiro espírito de solidariedade em todo o Movimento Olímpico.

Falando após a conclusão das reuniões, John Coates, presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos de Tóquio, disse: “Ficou mais claro do que nunca que esses Jogos serão seguros para todos os participantes e para o povo japonês. Faltando apenas dois meses para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, estamos totalmente em modo de entrega operacional. Depois de quase oito anos de trabalho árduo e planejamento, a linha de chegada está a uma curta distância. É uma prova do trabalho árduo dos organizadores de Tóquio 2020, incluindo o Governo Japonês, o Governo Metropolitano de Tóquio e o povo japonês, que podemos olhar para a cerimônia de abertura em 23 de julho com tanta confiança.”

“Continuaremos a trabalhar lado a lado com nossos parceiros japoneses para fazer todo o possível para oferecer Jogos seguros e protegidos para todos. Sei por meus próprios atletas da Austrália, o quanto eles valorizam o esforço do povo japonês para dar-lhes a oportunidade de viver seus sonhos”, disse Coates.

Na sequência, a presidente do Tokyo 2020, Seiko Hashimoto, disse: “Já se passaram três meses desde minha nomeação como presidente, e apenas dois meses faltam para a cerimônia de abertura. Os preparativos para Jogos seguros e protegidos estão ocorrendo de forma constante, mas estou ciente de que devemos trabalhar ainda mais para garantir que as pessoas de Tóquio e do Japão também tenham essa sensação de segurança e proteção”, disse.

“Em resposta a quaisquer preocupações, estamos avançando para restringir nosso planejamento em três campos. Primeiro, limitações rígidas quanto ao número de participantes que entram no Japão. Em segundo lugar, a aplicação estrita do código de conduta e do monitoramento da saúde. E terceiro, uma revisão rigorosa e reconsideração do sistema médico durante os Jogos.

“Faltam 63 dias para os Jogos. Nesse tempo, trabalharemos incansavelmente para implementar esses planos e oferecer Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que sejam verdadeiramente para todos ”.

Além dos avanços feitos em vacinações e compreensão da situação atual no Japão, foi anunciado durante a reunião da Comissão de Coordenação que o COI já está trabalhando ativamente com seus parceiros japoneses no Comitê Organizador de Tóquio 2020 em um programa de COI para trazer pessoal médico do exterior para apoiar a entrega segura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

John Coates na reunião geral anual do Comitê Olímpico Australiano © Matt King / Getty Images

Elementos das medidas que estão sendo implementadas para os Jogos de Tóquio 2020 foram demonstrados em eventos-teste recentes realizados no Japão. Por exemplo, quatro competições internacionais – de vôlei, mergulho, maratona e atletismo – tiveram a participação de mais de 700 atletas e mais de 6.000 funcionários do Japão e de todo o mundo. Em todos os eventos, foram seguidas rigorosas contramedidas covid-19, garantindo sua operação segura.

Algumas federações internacionais realizaram com sucesso seus eventos de qualificação no Japão nas últimas semanas, como a Regata de Qualificação Olímpica FISA Ásia e Oceania no local Olímpico de Tóquio 2020, o Sea Forest Waterway e o World Triathlon Championship Series em Yokohama, ambos trabalhando em estreita colaboração com as federações locais e as agências governamentais.

Todos esses eventos receberam feedback positivo dos IFs e dos atletas. Isso incluiu Jennifer Abel, uma mergulhadora canadense e atleta olímpica. Durante a Copa do Mundo de Mergulho FINA 2021, realizada em Tóquio, ela disse: “Precisamos nos adaptar, todos precisam lidar com essas condições. O principal objetivo para todos é estar e se sentir seguros, e estamos muito seguros aqui. Não podemos pedir melhores condições com esta situação covid. ”

A companheira olímpica Jelle Geens, uma triatleta belga que competiu no Campeonato Mundial de Triatlo, disse: “Pouco antes de deixarmos Yokohama, estávamos dizendo que era muito louco como tudo estava bem organizado e como estava perfeitamente organizado. Eles (organizadores japoneses) pensaram em cada pequeno detalhe, e sim, era mais restrito do que o normal, mas é assim que deve ser agora, e não houve reclamações. Acho que isso pode mostrar a outros esportes o que é possível competir de forma segura com os protocolos certos em vigor.”

A Comissão de Coordenação foi ainda incentivada pelos inúmeros eventos esportivos realizados com sucesso em todo o mundo, observando que mais de 54.000 atletas competiram em mais de 430 grandes eventos desde setembro de 2020, todos realizados com total segurança. Muitos deles contribuíram para a qualificação olímpica. Nesta fase, 72% dos atletas, ou pouco mais de 8.000, já se classificaram para os Jogos deste verão. Isso inclui 11 modalidades para as quais a qualificação foi concluída. O restante virá do ranking mundial (20%) e dos eventos classificatórios finais (8%).

A recente publicação da segunda edição dos Playbooks foi destacada pela Comissão de Coordenação como mais um importante passo para a operação durante os Jogos, reforçada ainda mais pela confiança da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas medidas de mitigação de riscos que estão sendo planejadas para a época dos Jogos.

Com as edições finais dos Playbooks previstas para serem publicadas em junho, Tóquio 2020 detalhou  que suas equipes já estão treinando para a implementação de todas essas políticas e procedimentos enquanto se preparam para receber os participantes dos Jogos no Japão, nas próximas semanas para pessoas como instalação técnica e campos de treinamento pré-Jogos do NOC. Ao mesmo tempo, a Comissão de Coordenação enfatizou que todas as partes interessadas mostraram total comprometimento em seguir as regras delineadas nos Playbooks de maneira muito estrita durante seu tempo no Japão.

Jennifer Abel, saltadora canadense © Twitter

Também foram fornecidas atualizações sobre os planos em desenvolvimento por patrocinadores globais e locais. Eles continuam a trabalhar em estreita colaboração com a Tokyo 2020 para fornecer produtos e serviços essenciais para o palco dos Jogos – de tecnologia a infraestrutura e produtos que dão suporte direto aos atletas. Da mesma forma, as emissoras estão ocupadas ajustando seus staffs para os Jogos. Muitos já lançaram campanhas promocionais globais com o objetivo de promover as conquistas dos atletas e os valores olímpicos à medida em que eles começam a criar entusiasmo antes dos Jogos.

Com a reunião final da Comissão de Coordenação encerrada, o foco total dos organizadores se volta para a entrega e a perspectiva de sediar Jogos Olímpicos e Paraolímpicos inesquecíveis neste verão.