Brasil participa com 35 paratletas do Campeonato Mundial Online da OTW neste fim de semana

Paratletas de karatê marcam presença em competição de arte marcial inclusiva que começa hoje e reúne disputas de karatê, kobudo, wushu, taekwondo e taijiquan

Parakaratê
Por Paulo Pinto
5 de junho de 2021 / São Paulo (SP)

A segunda edição do Campeonato Mundial Online de Artes Marciais (Online World Championships) realiza-se nos dias 5 e 6 de junho, reunindo paratletas de 42 países. O Brasil participará da disputa com a maior delegação, inscrevendo 35 competidores.

Parte da equipe que disputará o OTW World Championships 2021 © Priscila Garcia

O coordenador geral do Departamento da Pessoa com Deficiência (PCD) da Federação Paulista de Karatê (FPK), Oscar Garcia Braga Neto, responsável pela equipe que representa o Brasil na competição, avalia a importância de o País estar presente neste relevante certame inclusivo do calendário mundial.

“O convite para participar deste evento veio de Malta e desde o primeiro momento nos empenhamos em inscrever uma grande equipe. Avalio que contarmos com a presença de vários praticantes do parakaratê numa competição com tamanho alcance seja de extrema importância. Conseguimos reunir 35 paratletas de diversos Estados e estamos muito felizes por isso. Queremos representar o Brasil, da melhor forma possível e fazer história também no paradesporto. Outro marco nesta disputa é constatar o crescimento vertiginoso da quantidade de praticantes de parakaratê que hoje desfrutam numerosos benefícios oferecidos pela atividade”, destacou Oscar Garcia.

Chistopher Galea, idealizador do OTW World Championships © Priscila Garcia

Ao todo, a organização do evento que será transmitido ao vivo neste domingo reuniu 534 participantes de 42 países. Chistopher Galea, idealizador do evento, falou sobre a importância da participação brasileira na competição.

“Por causa do parakaratê Brasil, este ano o OTW World Championships 2021atingirá novo patamar de performance”, disse Galea, que agradeceu aos dirigentes brasileiros.

Atletas do parakaratê fazem o za-rei © Priscila Garcia

“Faço um agradecimento especial ao professor Oscar Garcia Braga Neto pelo poio prestado na realização do Campeonato Mundial Online da OTW. A participação de 35 paratletas brasileiros certamente elevará o nível técnico e competitivo da disputa. Para todos nós, é uma honra enorme receber o time brasileiro em nosso certame. A MKA visa a mobilizar o mundo removendo barreiras para torná-lo um lugar melhor para se estar”, concluiu Galea.

Em março, o Parakarate Brazil fortaleceu País no universo esportivo ao participar do Congresso Internacional de Inclusão. O evento reuniu representantes do Brasil, Argentina, Arábia Saudita, Chile, Cuba, Eslováquia, Equador, Espanha, índia, Itália, México, Moçambique, Panamá, Portugal, Romênia, Suécia e Venezuela.

Oscar Garcia Braga Neto, coordenador geral do Departamento da Pessoa com Deficiência da FPK © Priscila Garcia

A equipe multidisciplinar de parakaratê da Federação Paulista de Karatê (FPK) é composta por coordenadores técnicos, educadores físicos, fisioterapeutas e auxiliares técnicos: Sheila Daiane Souza, Marcelo Lemos Wojciuk, Priscila Sequeira Garcia Braga, Oscar Garcia Braga Neto, Regis Ito Bezerra, Jefferson Costa, Alex Amaral, Flávio Vicente de Souza, Eduardo Shimura, Tiago Violatto Forte e Michela da Luz Estrela.

A competição será transmitida ao vivo neste domingo (6 de junho) a partir das 3 horas, no horário de Brasília pela plataforma www.mka-karate.org.

Parakaratecas fazem treinamento de kata © Priscila Garcia