7ª DR Sudoeste promove ciclo de palestras voltadas exclusivamente ao público feminino

Paulo Balikjian é médico ginecologista e professor de judô san-dan na Associação Pessoa de Judô © Arquivo pessoal

A palestra Alterações hormonais e menstruais nas judocas será ministrada neste sábado (9), às 16 horas, pelo médico ginecologista Paulo Balikjian

Por Helena Sbrissia / Global Sports
7 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

A vice-presidente da FPJudô, sensei Solange Almeida Pessoa Vinck (7º dan), iniciou ação voltada para a educação e propagação de informações sobre o judô praticado por mulheres. A agenda de palestras foi montada a partir de diversas pesquisas abrangendo a modalidade, as quais levaram a um levantamento dos temas mais relevantes.

Segundo Solange, haverá uma palestra em cada primeiro sábado do mês, num canal no YouTube destinado exclusivamente a assuntos do judô feminino. “O principal objetivo dessa iniciativa é propagar melhor as informações sobre a prática do esporte por mulheres para o público de maneira geral”, disse. O projeto é uma parceria entre a 7ª Delegacia Regional Sudoeste da FPJudô e o judô feminino paulista.

No dia 9 de outubro, às 16 horas, será realizada a palestra Alterações hormonais e menstruais nas judocas, ministrada pelo médico ginecologista, sexólogo e acupunturista Paulo Balikjian, pós-graduado em atividade física e fisiologia do exercício e professor de judô na Associação Pessoa de Judô, além de colaborador médico na 1ª Delegacia Regional Capital da FPJudô.

Paulo Balikjian irá demonstrar, de maneira simplificada, quais são as modificações hormonais e menstruais que as atletas de judô sofrem, além de explicar quais são as repercussões físicas desse processo e como combater as adversidades que possam surgir de maneira ampla.

Como é de conhecimento geral, as equipes técnicas dos judocas possuem presença variada de homens e mulheres, portanto, é importante que esse tema seja difundido, tanto para conhecimento do que acontece com o corpo das judocas quanto para entender como isso pode afetar os combates e procurar soluções que possam minimizar possíveis efeitos negativos em competições.

Os participantes podem inscrever-se até o dia 9 de outubro clicando aqui.

Uma avaliação será realizada após a finalização do evento. Aqueles que tiverem acerto superior a 60% da prova receberão certificado de participação em até 15 dias. Essa certificação tem validade de dois pontos para o exame de graduação da Federação Paulista de Judô.