15 de novembro de 2024
7ª DR realiza hoje palestra com Antônio Honorato de Jesus, sensei, árbitro e pai de medalhista olímpico
Evento imperdível será transmitido hoje, às 16 horas, pelo canal do YouTube da 7ª Delegacia Regional Sudoeste
Por Paulo Pinto / Global Sports
20 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Com o apoio da Federação Paulista de Judô, a 7ª Delegacia Regional Sudoeste da FPJudô realiza hoje, 20 de novembro, às 16 horas, a palestra Experiência de vida de um kodansha, pai de judocas e medalhista olímpico. O palestrante será o ilustríssimo professor kodansha roku-dan (6º dan) Antônio Honorato de Jesus.
Sensei Antônio Honorato é árbitro FIJ B da International Judo Federation (IJF, na sigla em inglês). Tendo iniciado sua atividade na federação paulista em 1975, como mesário, tornou-se um dos professores mais conceituados do Estado de São Paulo.
Natural de Três Lagoas (MS), aos 73 anos sensei Honorato carrega uma bagagem bastante extensa não apenas no judô, mas também na vida relacionada aos esportes de combate.
“Toda a minha trajetória no judô, é muito gratificante e eu fico muito satisfeito em poder ter ajudado algumas pessoas na história do esporte. O judô me deu muitos amigos, e até hoje eu encontro alunos de 20 anos atrás que me agradecem pelo trabalho que exerci, não apenas nos tatamis, mas em suas vidas como cidadãos, como homens e mulheres que edificaram uma trajetória vencedora, honesta e respeitosa.
Professor Antônio começou no judô em 1963, no Pacaembu, que na época era da prefeitura; em seguida treinou com os professores Tadashi Kimura e Akira Yamamoto no bairro Butantã, em São Paulo. Apesar disso, aventurou-se na luta livre em 1964, já que o esporte estava em alta no Brasil naquela época.
Sua carreira na luta livre e no telecatch americano, porém, parou em 1969, quando ele passou a treinar boxe. Em 1972 Antônio foi campeão da Forja de Campeões da Gazeta Esportiva e, naquele mesmo ano, voltou para o judô. Além da trajetória brilhante, sensei Honorato foi um grande formador e o maior exemplo disso são seus filhos, Flávio e Carlos Honorato. O primeiro foi um judoca extremamente técnico; o segundo, vice-campeão olímpico em Sydney 2000. Muitos professores avaliam que Flávio Honorato foi um prodígio na modalidade.
Em sua palestra de hoje sensei Antônio Honorato contará detalhes de sua trajetória e relatará como é ser pai de um vice-campeão olímpico. Por si só, professor Antônio Honorato presta até hoje um grande serviço ao judô nacional e tanto a sua contribuição quanto seu caráter proporcionam enorme respaldo ético e técnico para o judô nacional.
Quem desejar participar poderá inscrever-se pela plataforma Sympla. Aqueles que assistirem à palestra e assinarem a lista de presença receberão certificado de participação em até 15 dias. O certificado tem a validade de dois pontos para o exame de graduação da FPJudô. A lista de presença estará disponível na descrição, abaixo do vídeo, e deverá ser preenchida até o domingo, 21 de novembro, às 12 horas.
A palestra pode ser conferida no canal do YouTube da 7ª DR Sudoeste.
7ª DRJ Sudoeste convida
Palestra: Experiência de vida de um kodansha, pai de judocas e medalhista olímpico
Convidado: Professor Antônio Honorato de Jesus
Realização: 7ª DRJ Sudoeste
Apoio: Federação Paulista de Judô (FPJudô)
Data: 20 de novembro de 2021
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Plataforma: YouTube
Acesso: https://bit.ly/3hp0PPh