Em nota oficial a FIJ define a participação russa nas competições com base no Jita-kyoei

Atletas de origem russa têm permissão para competir nos eventos da FIJ © Mayorova Marina / IJF

Apesar da Rússia estar terminantemente proibida de participar do Word Tour de Judô, os atletas russos poderão competir sob a bandeira, o logo e o hino da Federação Internacional de Judô

Fonte FIJ
3 de março de 2022 / Curitiba (PR)

Na última semana, a Federação Internacional de Judô (FIJ) efetuou o cancelamento do Kazan Grand Slam 2022, organizado pela Federação Russa de Judô, que seria realizado entre os dias 20 e 22 de maio de 2022. Além disso, a partir desta declaração nenhuma competição de judô será realizada em território russo, até que o governo russo reveja seu posicionamento sobre a Ucrânia.

Enquanto os eventos esportivos e o esporte em si promovem a paz e a solidariedade ao redor do mundo, a FIJ considera que os atletas que participam dessas competições estão, invariavelmente, são os personagens central desses mesmos valores. Com base nisso, a decisão global de punir todos os atletas russos, independentemente das diferentes opiniões que muitos expressaram, não é considerada justa ou a mais adequada.

Qualquer decisão radical de obstruir a participação de atletas em competições esportivas irá escalonar ainda mais a violência e o sentimento de injustiça pelos esportistas que, no fim das contas, não participaram de nenhuma decisão relacionada ao início do conflito. “Nós não podemos condenar os atletas pelo que está acontecendo”, é o que diz a FIJ no comunicado oficial emitido nesta quarta-feira (2).

Portanto, de acordo com a Carta Olímpica e seus princípios fundamentais, assim como já foi feito pela FIJ no passado, diante de outros conflitos mundiais entre diferentes nações, será permitido aos atletas russos participar dos eventos, contanto que o façam sob a bandeira, a logo e o hino da FIJ. A federação internacional irá continuar a guiar os judocas russos na direção mais apropriada, mantendo seus caminhos alinhados com princípios morais, levando em consideração o perfil de combate do judô.

“Incentivamos os atletas russos a buscar um diálogo com seus amigos judocas em todo o mundo, viajar e promover, em casa e fora dela, os valores olímpicos e os princípios do judô de ajuda mútua e prosperidade (jita-kyoei)”, reitera a FIJ em seu comunicado.