19 de dezembro de 2024
Academia Guto Rodrigues de Karatê realiza curso de capacitação técnica para instrutores
Técnicas básicas de kata competitivo transmitidas sob o ponto de vista da arbitragem constituíram o segundo módulo do programa inédito apresentado em São Bernardo do Campo
Por Paulo Pinto / Budopress
14 de agosto de 2022 / São Bernardo (SP)
Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo e da Federação Paulista de Karatê (FPK), a Academia Guto Rodrigues de Karatê (AGRK) realizou no dia 8 de agosto o módulo 2 do Programa de Capacitação Técnica para Instrutores de Karatê.
Aberto a todos os praticantes, da faixa branca à preta, independentemente do estilo de karatê, o curso contou com a participação do professor Sérgio Minoru Mizioka, como coordenador de arbitragem, a atuação especial dos atletas Dyun Kimura, Brendo Almeida e a coordenação-geral de Pedro Rodrigues
Realizado no ginásio de esportes do Crec Baetinha, o módulo 2 teve a presença de 80 karatecas da São Bernardo do Campo e região do ABC, além da participação brilhante dos oito árbitros pertencentes aos quadros da FPK, convocados pelo presidente José Carlos Gomes de Oliveira e sua diretoria. Atuaram sob a supervisão do sensei Mizioka os árbitros Paulo Daniel Vidal, Robson de Quadros, Roseli Fernandes Pires, Ítalo Giovane Teixeira, Adriano Azevedo, Mauro Patente Avelar e Emyli Tamires.
Desenvolvido pela Academia Guto Rodrigues de Karatê e apresentado pelo sensei Guto Rodrigues, o curso inédito compreende Técnicas Básicas de Kata Competitivo conforme as regras da World Karate Federation (WKF), tendo a particularidade de ser abordado do ponto de vista da arbitragem, ou seja, da forma como os árbitros interpretam as execuções de kata em competições. Na primeira parte, os participantes fizeram aquecimento específico e receberam ensinamentos sobre fundamentos técnicos de kata praticados por atletas de alto rendimento, com a participação especial de Dyun Kimura, Brendo Almeida e Pedro Rodrigues.
Autoridades políticas e esportivas participaram da cerimônia de entrega de certificados, entre os quais Alex Mognon, secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo; Roque Cortes Pereira, presidente da Funclob (Fundação Clóvis Beviláqua); Edmundo Silva, presidente da Associação Ken In Kan; e do professor Pedro Oshiro; vice-presidente da Federação Paulista de Karatê; e Sílvio Augusto Rodrigues Júnior, titular da segunda delegacia regional do Grande ABC e Zona Sul de São Paulo da FPK e responsável técnico e coordenador do projeto de karatê da Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, o anfitrião do evento.
Avaliações positivas
Sensei Sílvio Augusto Rodrigues Júnior, faixa preta roku-dan (6º dan) do estilo Gojuryu, avalia que por meio deste programa a Academia Guto Rodrigues de Karatê e seus instrutores contribuem para o crescimento e fortalecimento da modalidade, graças à capacitação coordenada de futuros instrutores de karatê.
“Após todas estas décadas no kotô aprendi que a arbitragem é parte decisiva na luta. Os atletas têm de ter uma visão mais ampla e compreender que precisam lutar cientes das regras, da mesma forma que um árbitro, para atuar bem, antes de mais nada precisa saber karatê. São coisas indivisíveis. Por isso criamos este curso, pensando em ampliar a compreensão dos atletas e futuros professores”, disse o sensei Guto.
E concluiu: “Precisamos romper barreiras que nos separam e aproximar cada vez mais árbitros, atletas e professores na troca de informação e conhecimento”.
Representando o prefeito Orlando Morando, o secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, Alex Mognon, comentou a expressividade do projeto que o governo municipal desenvolve com a Academia Guto Rodriguez de Karatê.
“Há vários anos conhecemos a qualidade do trabalho desenvolvido pelo sensei Guto em nosso município. Prova disso é o projeto realizado em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo que hoje atende mil praticantes aproximadamente. Temos planos ambiciosos em conjunto para o karatê, devido à seriedade e ao comprometimento social que toda a equipe da AGRK tem demonstrado ao longo desses anos.”
Mognon contou que, quando o sensei Guto apresentou o projeto do curso de capacitação técnica para instrutores de karatê, ficou claro que seria mais uma ação inovadora que, acima de tudo, formaria o maior número possível de professores para atuarem em todo o ABC e, em especial, em São Bernardo. “Aqui esta modalidade japonesa já construiu uma base enorme, devido à qualidade do trabalho realizado pelos professores que antecederam o sensei Guto e, principalmente, pelo comprometimento dele e sua equipe com a nossa comunidade.”
O professor yon-dan (4º dan) Sérgio Minoru Mizioka, da Associação Mizioka Wado Kai, árbitro da FPK, CBK e CSK afirmou que os objetivos do curso foram alcançados.
“O curso sobre a visão da arbitragem em competição de katas foi bastante instrutivo. Os karatecas puderam conhecer e aprender os protocolos de participação de atletas durante a competição e informar-se sobre os principais critérios e regras frequentemente avaliados pelos árbitros.”
O coordenador de arbitragem acrescentou que a participação de atletas campeões de kata com nível internacional ofereceu um brilho ainda maior ao evento. “Eles puderam inspirar os novos karatecas, demonstrando técnicas adquiridas nas mais diversas competições, auxiliando os instrutores a mostrarem os detalhes das regras.”
“Sem dúvida alguma, a iniciativa do professor Guto Rodrigues com esse curso é um exemplo a ser seguido, já que, além de oferecer aos praticantes conhecimento sobre a arbitragem, ações como esta aproximam atletas, técnicos e treinadores da arbitragem”, finalizou Mizioka.
Pedro Augusto Rodrigues, professor san-dan (3° dan), engenheiro civil e diretor técnico e de graduação da Academia Guto Rodrigues de Karatê, destacou a qualidade do conteúdo programático dos cursos realizados pela AGRK.
“Nossos cursos visam a passar alto conhecimento técnico aos karatecas. Para que possam desfrutar de um grande aprendizado, procuramos estar sempre atualizados com as regras e normas estabelecidas pela CBK e WKF, pois entendemos que esta é uma forma de ajudarmos os atletas a melhorarem sua condição técnica”, explicou o sensei Pedro Augusto.
Qualquer curso ministrado pela Academia Guto Rodrigues de Karate irá agregar conhecimento de forma muito positiva aos atletas de alto rendimento. “Sempre escolhemos conteúdo de altíssimo nível técnico, contando também com a presença e a colaboração de atletas de alto nível e da seleção brasileira, para que eles possam passar sua experiência aos participantes. Tudo isso porque buscamos formar uma nova geração de professores e técnicos competentes e preparados para os desafios dos novos tempos.”
O diretor técnico e de graduação da AGRK finalizou enaltecendo o aproveitamento do conteúdo oferecido. “Pelo fato de o curso não ser somente teórico, considero excelente o aproveitamento, ou seja, os karatecas assimilaram muito bem tudo aquilo que lhes foi apresentado. Sempre enfatizamos que o melhor aprendizado é a prática. Teoria e prática são coisas que precisam andar sempre lado a lado, mas uma boa didática ajuda muito também.”
“O curso tem o papel de integrar as famílias e a comunidade por meio da prática e do ensino do karatê, que é um dos principais objetivos do projeto do sensei Guto.”
Roque Cortes Pereira, presidente da Fundação Clóvis Beviláqua, karateca e ex-técnico da seleção paranaense de karatê, elogiou a qualidade geral do encontro.
“Acho muito importante a interação que houve, rompendo a distância entre atletas, árbitros e autoridades, além da oportunidade de proporcionar uma interpretação melhor e mais clara do papel da arbitragem nas competições de kata. Indubitavelmente, esses detalhes foram muito importantes. Os praticantes puderam aproximar-se dos árbitros e comentar as técnicas, a movimentação e tudo aquilo que se exige de uma competição de kata.”
Pereira enfatizou que nos eventos realizados pelo professor Guto e sua equipe a organização sempre é impecável, o que permite melhor fluência do curso. “O local escolhido mostrou-se bastante adequado. Tudo foi planejado e feito com muito cuidado e atenção.”
Para o professor Pereira, o evento atingiu seus objetivos. “O curso também proporcionou a integração das famílias, que é um dos principais nortes do projeto do sensei Guto. Estão todos de parabéns!”
O programa contou com a cobertura e divulgação dos jornalistas Saulo T. Appes, da Rádio ABC, e Paulo Roberto Pinto, da Revista Budô.
A Academia Guto Rodrigues de Karatê foi fundada em 2 de julho de 1993. Entidade oficial de karatê, é filiada à Federação Paulista de Karatê sob № 741 e à Confederação Brasileira de Karatê, vinculada ao Comitê Olímpico do Brasil. Dojô: Rua Bauru, 20, 1º andar – Baeta Neves – SBC.
Contato: WhatsApp 11 97076-0955 – Facebook: GutoSaoBernardo – @SenseiGuto