01 de janeiro de 2025
FPJudô chancela aplicativo voltado para o ensino da modalidade
O aplicativo Meu Educativo foi elaborado para auxiliar os professores de judô a resolverem questões pedagógicas e acompanharem o desenvolvimento técnico dos alunos
Por Paulo Pinto / FPJCOM
14 de setembro de 2022 / São Paulo (SP)
Como monitorar o progresso no desempenho dos jovens judocas? Como estimular pais e alunos a conhecerem mais os benefícios da prática do judô e os diversos aspectos históricos e filosóficos inerentes à modalidade? Para ajudar os professores a resolverem essas questões foi criado o aplicativo Meu Educativo.
Trata-se de um projeto de doutorado elaborado na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal) que permite aos professores de judô monitorarem o aprendizado de forma simples e fidedigna. São avaliados diversos aspectos do desempenho físico (resistência, agilidade, crescimento), da capacidade motora (técnicas do judô) e do comportamento (assiduidade, respeito ao próximo) dos alunos ao longo do tempo.
O aplicativo dispõe de uma biblioteca digital de conteúdos como aspectos históricos e filosóficos do judô (significado do sensei, por exemplo), novidades da modalidade (melhores técnicas para formar um campeão), benefícios do judô para a saúde (prática do judô e concentração) e eventos relacionados ao esporte.
Segundo o professor doutor Fernando Garbeloto, criador do aplicativo, a biblioteca foi criada para que os professores possam ampliar seus conhecimentos sobre o judô para além do domínio competitivo.
Existe ainda uma versão do aplicativo destinada aos pais, criada para suprir a crescente preocupação deles quanto à qualidade dos locais em que matriculam seus filhos. Nesta versão, os pais podem acompanhar o desenvolvimento dos jovens e consultar a biblioteca digital para se informarem sobre os benefícios do judô.
Pesquisas acadêmicas pautaram todas as propostas do aplicativo, que também incorpora feedbacks sobre o conteúdo fornecidos por senseis de renome nacional. Esse processo resulta de uma parceria entre a empresa Educativo Tecnologia de Apoio à Educação e a Federação Paulista de Judô. Segundo Garbeloto, a chancela da FPJudô foi crucial para a criação da ferramenta.
Alessandro Panitz Puglia, o presidente da FPJudô defende que as gerações mudaram e hoje há uma grande tendência tecnológica em todo e qualquer ramo de atividade. Segundo ele, é notório que cada vez mais os celulares e outros aparelhos estarão inseridos e presentes em nosso dia a dia.
“Neste sentido, a Federação Paulista de Judô teve a sensibilidade de chancelar um aplicativo que atende a esta premissa. É fundamental que o professor avalie seus alunos em vários aspectos para, de posse dos resultados, poder alinhar seu planejamento de aula. Colocamos a disposição do professor Garbeloto os vídeos do módulo de fundamentos técnicos, para servirem de modelo, bem como todo o corpo técnicos da nossa entidade, para ajudar a construir o referencial filosófico, histórico e outros temas relevantes para o conhecimento dos nossos filiados e todos aqueles que desejarem fazer uma incursão mais profunda no judô”, expôs Puglia.
Atualmente, o aplicativo Meu Educativo vem sendo utilizado por centenas de escolas no Brasil e em Portugal e por dezenas de academias de judô. Quer conhecer um pouco mais? Clique AQUI e acesse.